Dó-ré-mi-fá-SOLA-si-dó - OVA 1


"Sola" é um animê bom, isso eu já falei na minha resenha da série. Hoje falarei de um OVA que a série possui.

Geralmente OVAs servem pra explicar alguma coisa na história, seja uma expansão, seja detalhamento, explicar algum acontecimento específico, ou simplesmente divertir o público sem muito compromisso.

Será que Sola terá um OVA à altura?
*suspiro* Em frente...


...ignorem o título, a propósito. Eu tenho o direito de brincar um pouco, oras.
Aliás, isso foi uma ideia que vi em uma resenha em inglês, então não briguem comigo, sim?





A história se passa (até onde pesquisei) entre os episódios 4 e 5, e começa em algum festival aleatório, onde Mana e sua irmã menor Koyori brincam numa espécie de bingo. Mana consegue lenços, e Koyori consegue uma penca de entradas pra um spa.
Digo uma penca, porque quem vai pro spa é Koyori, Mana, Yorito, e 3 amigas da Mana: Sae, Chisato e outra guria cujo nome não é mencionado, mas que curiosamente é a menos irritante das 3.





Aono não pode ir ao spa porque ainda está no hospital, mas Yorito vai ao spa principalmente pra comprar um boneco do mascote pra sua irmã.


Matsuri não vai ao spa, porque ela é uma Yaka e queima sob a luz do sol.
Guarde essa informação, irei usá-la mais à frente.


Graças à Lei da Conveniência Universal, Takeshi e Mayuko também ganham entradas para o mesmo spa através do mesmo jogo no mesmo festival aleatório.

Que coisa, não?


Enfim, é óbvio que os dois grupos acabam se encontrando, o que gera mal-entendidos por todos os lados.

Primeiro falarei dos aspectos técnicos, depois voltarei à história.


Não sei se foi alguma coisa da versão que peguei, mas a qualidade gráfica não está tão boa. Parece um pouco velha e desgastada, mas ao mesmo tempo parece recente. Não sei bem como definir, mas ficou estranho de qualquer modo. E olha que há momentos de flashback no meio da história que ficou com a qualidade normal.
A animação não há nenhum problema, fora que vez ou outra muda um pouco o estilo de desenho para mais cartunesco, mas não é nada que incomode muito, e até combina com o clima.

Porém... Não sei se isso é uma coisa boa...

O clima é mais leve, isso é certeza. Como falei, há OVAs que são só pro público se divertir sem compromisso, um pouco de fanservice, talvez. Mas aqui... Oh, garoto...


Há muito fanservice, mas não exatamente do nível irritante, mas o problema é que na série pra TV, não teve praticamente nenhum fanservice. E não é exatamente o fanservice que me irrita aqui, mas sim as personagens.

Já falei que odeio a Sae (personalidade irritante, voz irritante, enfim), e ela está aqui novamente. Stalkeando.
...tá, a gente sabe que ela tem uma queda pelo Takeshi, mas... Cara...

...cara. Sério. Isso já é demais, considerando que ela pediu à Mayuko para chamá-la de mãe momentos antes.

Outra personagem que irrita bastante é Chisato, que adora coisas fofinhas. O problema é que a reação dela mediante à Koyori e à Mayuko chega perto de pedofilia. A menos que ficar abraçando e apertando uma criança dizendo "AIN COMO ELA É FOFA EU QUERO LEVAR PRA CASA" seja algo extremamente normal.


O roteiro também tá bem forçado. Certas coisas nele não parecem muito naturais, até mesmo o que deveria ser uma piada, como Koyori e Mana fazendo propaganda do spa, parecem forçados demais.


Acontece que lá pro fim, Matsuri aparece no spa com Yorito. Momento fanservice total, feito para adolescentes com hormônios à flor da pele irem à loucura. (Ou não, né.) Mas o mais interessante é como Matsuri chega no spa.
Ela disse que tava passando na rua, daí um carinha disse que ela era bonita, e deu pra ela um detergente e uma entrada pro spa.
Não sei se foi um plot twist ou alguém ativou a carta "Lei da Conveniência Universal".
Eu aposto na preguiça aliada ao fanservice.


Ok, agora vejamos. Matsuri apareceu apenas à noite, certo? Certo. Porém, eu tenho uma dúvida.
Mayuko também sofre danos ao se expor ao sol. Podemos ver que entra muita luz do sol porque tem janelas maiores que... sei lá, alguma coisa muito grande. Então como raios Mayuko não se feriu?

Enfim, a série que era um romance/cotidiano/sobrenatural teve um OVA harém, e sem nenhuma qualidade. É um especial desinteressante, irritante, e que não acrescenta nada à série, sendo esse acréscimo produtivo ou não. Se quer uma dica, passe longe, você não vai perder nada.


















Sae está te stalkeando.
Não olhe pra trás agora.