As Novas Aventuras de Aladdin (2015)


Sim, vocês tão tendo um Déja Vu. Ano passado eu escrevi sobre Les 1001 Nuits, um filme francês de comédia nonsnse sobre as 1001 Noites. E esse ano eu lhes trago Les Nouvelles Aventures d'Aladin, um filme francês de comédia nonsense sobre as 1001 Noites.

Ou... sobre uma das histórias das 1001 Noites.

...ainda conta.


Enfim, não percamos mais tempo, pode vir e pular, noite árabe vai chegar.




...ARABIAN NAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAITS

LIKE ARABIAN DEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEIS


...

...

...perdão, eu me empolguei.



A história começa como todo grande épico fantástico começa: com um empregado mal pago em um shopping europeu.

...OKAY.


O maluco que foi obrigado a se vestir de Papai Noel e entreter crianças resolve então contar a história de Aladdin, mas uma versão... "remixada", em suas próprias palavras.

...sim, é um daqueles filmes.

A história mesmo começa com Aladdin e o amigo dele cujo nome eu não vou lembrar, então eu vou chamá-lo de Salim até o fim dessa resenha.

Tal qual Chicó e João Grilo, Aladdin e Salim são moradores de rua que vivem de enganar o povo, usando métodos que só seriam inventados séculos depois, como vender elixires milagrosos pro povo.

Durante uma dessas vezes, a princesa-de-bom-coração-que-vai-todos-os-dias-ver-o-movimento-da-plebe-na-rua encontra os tais, e os desmascaram na frente da multidão. Mas ela se apieda de Aladdin, porque quando sem querer tocou nele ambos sentiram uma descarga elétrica.


Mas nesse momento chega o malvado Vizir com os guardas reais, ocasionando na morte de Salim e no exílio de Aladdin pro deserto. Nesse mar de areia, ele encontra um ermitão em busca de um artefato mágico e blablabla, lâmpada mágica etc.

Mas não só isso, o sultão quer um esposo rico e bonito pra sua filha, e é tarefa do Vizir encontrar o tal. E se tu sabe alguma coisa da história, o Vizir quer na real dar um golpe no velho pra tomar o poder.

Assim como no filme da Disney, isso não faz o menor sentido, mas eu divago.

Após um PLOT TWIST o Vizir arranja um cara pra se passar por sobrinho dele e conseguir a mão da princesa, e Aladdin usa sua lâmpada mágica e seu gênio pra planejar sua vingança e casar com a princesa.

E a princesa parece a Gal Gadot,
achei relevante mencionar.

Como dá pra notar pelos trailers, é um filme de comédia que faz referências modernas, tal qual um Todo Mundo em Pânico, Meet the Spartans ou Epic Movie.
Só que ao contrário dessas abominações, Nouvelles Aventures não é intragável e não causam traumatimo craniano em seu público.

Se tu viu algum filme de Asterix, ou Les Dalton, ou RRRrrrr! Na Idade da Pedra, vai ser mais fácil acompanhar meu raciocínio.


As histórias de Asterix tem uma estrutura de aventura, mas ao mesmo tempo ele tem uma comédia self-aware. O melhor exemplo que me vem à mente é uma cena de O Desafio de César, onde César diz algo como "Eu não aguento traidores, ainda mais sendo da família. Brutus que o diga", o qual responde com "Tem razão, papai".

É o tipo de coisa que só quem conhece a história entenderia (o que não era meu caso quando eu tinha 8 anos, mas eu via o filme porque era um desenho animado em live action, então ok).

Na Idade da Pedra tem um pouco dessa comédia self-aware, mas ao contrário de Asterix, é mais um filme de situação. Tem um plot maior, mas o filme todo é como se fosse um monte se esquetes que reunidas, contam uma história. Mas não só isso, enquanto Asterix era puramente family-friendly, Na Idade da Pedra é voltado pra um público mais velho, com piadas de adultério e que citam aborto, por exemplo.

Nouvelles Aventures... Cai no meio termo.


Ele pega a estrutura de Asterix, uma história de aventura/fantasia com elementos cômicos self-aware, mas o tom e nível de nonsense é o de Idade da Pedra. O filme usa mais piadas e elementos adultos, ou ao menos pra um público mais velho.

...ok, provavelmente acaba caindo no público adolescente, a forma que as piadas desse tipo são desenvolvidas são claramente feitas pra um público que quer se achar mais velho, sei lá porque.

Cê sabe, aquele tipo de adolescente/pré-adolescente que assiste Deu a Louca em Hollywood e se caga de rir da "comédia edgy".

Aí assiste uns anos depois e tem uma trombose, porque se o filme do Zé Colméia me deu uma semana de febre, que dirá esse amontoado de fezes primatas.

Design de figurino feito por Dr. Seuss.

E as piadas que não tem esse tom continuam sendo boas. Comédia francesa é um negócio estranho, é mais sutil que comédia ocidental mas ao mesmo tempo é mais na cara.

Tem inclusive uma piada que eu vi pela primeira vez em Idade da Pedra, mas eu tou suspeitando que seja uma piada comum por lá.

E ao mesmo tempo, há piadas em que eles realmente pegam um clichê e transformam em algo cômico, como o Vizir falando o plano em voz alta pra si mesmo ou o número de pedidos do gênio.



E todos os atores conseguem fazer bem seus papéis, tem carisma, timming, e no geral conseguem tanto te cativar pra torcer por eles como te convencer que os momentos cômicos funcionem dentro do filme sem te fazer pensar muito.

E até o design de produção, os cenários, roupas, música, tudo colabora pra que se sinta que esse é um mundo real e plausível, que reforça a graça de piadas inesperadas.

Claro, tem piadas que realmente forçam a referência pop, como o ermitão dizendo "my precious" como o Smeagol por motivo nenhum, exceto que Senhor dos Anéis existe.
A motivação da piada é compreensível, mas... É tão preguiçosamente executada que dá uma agonia. Se tivesse sido cortada teria sido mais proveitoso.


O engraçado é que, pelo que eu notei, deu uma polêmica de leve porque a nota nesse filme no IMDB e no Rotten Tomatoes é baixíssima. Eu entendo, já que é um filme estrangeiro, o estilo de comédia é bem diferente do ocidental... Mas até em sites franceses a nota tava mais baixa do que deveria, e alguém suspeitava que tivessem usando bots.

Sei lá, realmente não é um filme espetacular, mas não é de se jogar fora.


Les Nouvelles Aventures d'Aladin não é um filme pra todo mundo, mas se tu quer ver um bom filme paródia de uma história já conhecida, esse é um dos bons. Não vai te fazer rolar de rir, mas é criativamente cômico o suficiente pra te fazer continuar assistindo.


Assista esse filme na Amazon Prime:


***
  Esse post foi feito com o apoio do padrim João Carlos. Caso queira contribuir com doações pro blog, dá um pulo lá no Padrim, que cê vai poder dar pitaco nos artigos futuros, ler artigos assim que forem terminados, e mimos aleatórios na medida do possível.
Ou dá uma olhada nas camisas da loja, tem camisa com o símbolo do blog, designs exclusivos de Disney e Archie, e também aceito sugestões de ilustrações, aliás.

Também dê uma olhada nos livros originais do grupo SRT, que podem ser lidos usando o Kindle Unlimited, que é basicamente uma Netflix de e-books. Tu paga uma mensalidade e pode ler QUANTOS LIVROS QUISER, no kindle, tablet, celular e computador.
Clica na imagem e faz um teste de graça por 30 dias, na moral.


Ou se tu preferir filmes e séries, dá uma chance pra Amazon Prime, que não só tem um catálogo diferente da Netflix, como tem uma pancada de outros benefícios, tipo frete grátis, assinatura de revistas, brinde na Twitch, etc.

Inclusive o Prime Gaming dá jogo de graça todo mês, pra ficar na tua biblioteca mesmo. Vez ou outra aparece umas pérola tipo arcade da SNK, point and click da LucasArts e sei lá, o jogo de Dark Crystal, além dos pacotes pra uma PANCADA de jogo online.

Sério, faz o teste gratuito aí clicando na imagem abaixo, talvez tu encontre algo que não tenha na Netflix, ou Disney+, ou wathever que te interesse. Tem filmes clássicos também, tipo os da Pantera Cor-de-Rosa no MGM.
Se não gostar ou não quiser continuar com o(s) serviço(s), só cancelar a qualquer momento, sem besteira.


Cê também pode ajudar compartilhando os artigos do blog nas redes sociais, pros amigos que também possam gostar, etc. Manda pro teu amigo e termina a mensagem com "se tu não mandar pra mais 5 pessoas tu vai pegar cirrose no dedão do pé".

Se quiser dar uma doação random de qualquer valor sem compromisso ou assinatura, escaneia o algum dos códigos abaixo ou usa o botão do PayPal ali do lado. Qualquer valor já ajuda a manter o blog e impede que o Joshua morra de fome.