Archie e Seus Mistérios: O Fantasma do Natal


Durante toda a minha vida eu fui feito de doido pelo pessoal da minha idade ao lembrar de coisas que eles não lembram, como o alfajor da Turma da Mônica e Archie e Seus Mistérios. Absolutamente NINGUÉM da minha idade lembra dessas coisas, o que me faz pensar que o Efeito Mandela é real.
Enfim, temos aqui a segunda encarnação animada de Archie, cujo episódio de Natal consegue sintetizar a proposta da série e aplicar ao Natal de uma forma interessante, mas familiar.

Tou falando aqui do episódio de O Fantasma do Natal (ou seja lá como se chamava na dublagem; a versão brasileira desse desenho provavelmente tá no sótão da Jussara Marques). Sim, mais Archie, eu vou continuar a enfiar essa franquia goela abaixo de vocês enquanto tiver millenial procurando por coisa de Riverdale e meu amor pelos personagens continuar. Vai por mim, tem MUITA coisa daora ligada ao ruivo de sardas e sua sorte com mulheres.

É NATHAAAAAAAAAAL e esse é um daqueles episódios que poderiam passar no SBT numa daquelas tradicionais maratonas onde os primos se reúnem pra passar a noite na casa da avó, mas ninguém mais vê TV hoje em dia. Só nostálgicos, solitários, e gente que não pode pagar uma TV a cabo.

Então que seja eu o arauto dos bons tempos, adiante.


Não, sério, pessoal da minha idade, NINGUÉM aí lembra desse desenho que passava no Disney Cruj? Só eu mesmo?



Após uma introdução mequetrefe do narrador (porque... isso é algo que era comum em séries de terror B?), temos a abertura do desenho, que era uma das coisas mais memoráveis da série.




WHAT'S THAT SOUND?



ARCHIE'S



MYSTERIES!



ARCHIE, REGGIE, VERONICA, BETTY




JUGHEAD, TOO!



AR-CHIEE'S WEIRD
MYS-TERIES!


Verdade seja dita, durante toda minha vida vez ou outra eu me pegava cantarolando essa música. Assim como a propaganda da Coo-Coo Cola de Tico e Teco e os Defensores da Lei, é uma das coisas que nunca sairá da minha mente. Exceto que eu não lembro até hoje a letra em português dessa abertura, exceto a linha melódica do final que a música cantava o título da série, "AR-CHI SEUS-MISTÉ-RIOS!".
E provavelmente tá perdida pra sempre, né. Enfim.

Aliás, eu sempre achei daora como eles citam os nomes dos personagens como no desenho dos anos 60 pela Filmation, é uma referência sutil e bacana.



O episódio começa com Hiram Lodge levando o subalterno Josias ao depósito, onde está armazenado a fantasia de Papai Noel. Hiram diz pra Josias não se assustar, a menos que ele acredite na lenda do Fantasma do Natal.

Aliás, eu deveria ressaltar que por algum motivo, Hiram soa como o Pateta. Mas não exatamente o Pateta em tom, mas mais o timbre. É como se fosse... uh... o Horácio de House of Mouse se ele tivesse gripado.

Se bem que o Horácio também era dublado pelo Bill Farmer, então...


Enfim, Hiram conta como há 30 anos atrás, numa véspera de Natal, o shopping pegou fogo e a única coisa que sobrou foi o porão onde eles estavam. O estranho é que o Papai Noel de shopping naquele dia (um tal de Chris Nicholas) sumiu naquela mesma noite. Alguns dizem que seu espírito assombra o sótão até hoje e amaldiçoa aquele que usar a roupa de Papai Noel.

Mas Hiram está pouco se lixando pra histórias de fantasmas ou pra segurança de Josias, que o manda botar a roupa porque tem um batalhão de pivetes sedentos por sangue e brinquedos.


Mas assim que saem, uma máscara emite um tenebroso "HO, HO, HO..."

...eu sei, não é a máscara do Papai Noel. Não me perguntem.


Na manhã seguinte (ou no mesmo dia, sei lá) Josias vai pro seu posto de empregado temporário mal pago, mas coisas estranhas acontecem... Um enfeite da árvore cai em sua cabeça.




"Huh", pensou Josias.



Em seguida, um galho da árvore bate no seu gorro.

"Deve ter sido o vento", disse Josias.


Até que a árvore disse "AH DANE-SE A DISCRIÇÃO" e começa a grunhir e se mexer como se tivessem fios de nylon fora da tela puxando os galho.


Até que tal máscara aparece dizendo "TÁ TRISTE? FICA TRISTE NÃÃÃÃO!"

O humor de Zap espanta Josias, personagem que não veremos mais nesse episódio e provavelmente em nenhum outro desse desenho.

Eu não sei porque não vi todos os episódios ainda.


Enquanto isso, os amigos de Archie tão do lado de fora do colégio esperando o ruivo sair, mas ele tá muito ocupado dando presentes pra Sra. Grundy e pro diretor, o Sr. Weatherbee. Provavelmente pra compensar o ano inteiro onde ele apronta ALTAS CONFUSÕES DE TIRAR O FÔLEGO E ARMA TRAPALHADAS QUE ATÉ DEUS DUVIDA™

Mas esse Archie não é o mesmo Archie dos anos 50-70, esse é o Archie dos anos 90-00, onde ele era relativamente mais responsável e até caçava espiões internacionais, caso fosse preciso. Ora raios, se aqui ele caça literalmente o sobrenatural, então eu imagino que os presentes devem ser pra compensar alguma vez que o Monstro Espaguete Voador destruiu o ginásio da escola ou algo assim.

Ou isso ou Moose jogou o almoço no Reggie e deu um murrão que o fez voar, sei lá.


Enfim, Archie deixa o prédio do colégio e já sai berrando "EU AMO O NATAL FELIZ NATAL A TODOS PAZ NA TERRA AOS HOMENS DE BOA VONTADE PANETONE É COISA DO CAPETA MAS CHOCOTONE É COISA LINDA DE DEUS"

Mas nem todos compartilham do mesmo sentimento que Archie. Reggie reclama que ele e a turma estão esperando há 45 minutos e que panetone é bom mesmo, mas Reggie era o maluco que vivia pregando peças em todo mundo, então não sei se a opinião dele conta. Archie diz que queria ter certeza de que todo mundo em Riverdale ganhasse um presente, e Reggie reclama "tá, mas cadê o meu, seu merda?"

Archie responde "devo ter botado junto do teu cérebro, no lixo".

...eu não consigo emular os xingamentos dos quadrinhos, foi mal. Eles tem uma ciência muito exata.


Então eles começam a contar as vantagens do Natal. Veronica diz que vai ganhar trocentos presentes, Jughead vai degustar saborosos pratos na ceia, Betty vai ganhar uma fortuna tomando conta de criança (quem é as crianças que ela vai cuidar? Elle Fanning?), e Reggie sabiamente menciona os descontos do pós-festas.


Archie, como a voz da razão, manda um "OW SEUS DEBILÓIDES SCROOGIANOS, NATAL É PRA LEVAR AMOR, COMPAIXÃO, PASSAR UM TEMPO AGRADÁVEL COM FAMÍLIA, AMIGOS, JOGAR VIDEOGAME COM OS PRIMOS, FAZER A PIADA DO PAVÊ, BEIJAR A PRIMA DEBAIXO DO AZEVINHO, E DAR PRESENTES AOS QUERIDOS".

Reggie: Peraí mano, como assim beijar a prima?
Archie: QUEM FALOU EM BEIJAR A PRIMA AQUI SUA JAMANTA COM REUMATISMO?
Jughead: Ora raios, foi voc-
Archie: DECK THE HALLS WITH BOUGHTS OF HOLLY FALALALALA LALA LALAAAAA



Veronica se anima com o papo de "presentear" e "beijar debaixo do azevinho" e já acha que Archie tá preparando algo de especial pra ela. Ao passo que Archie lembra Veronica que ele tá quebradasso, porque ele gastou tudo dando presente pra todo mundo, menos pros seus melhores amigos.


Veronica fica ESTUPEFATA!

ASSOMBRADA!

EMBASBACADA!

PETRIFICADA!

INTERDITA!

BEGE!

Se fosse nos quadrinhos, provavelmente Archie tascaria um beijo na Veronica e tudo ficaria bem, mas como esse desenho passava em canais familiares, ele não podia fazer isso.

A única coisa que Archie pediu pro Papai Noel esse ano foi um ótimo mistério pra sua coluna online. Eu não sei o que é mais estranho: Archie pedir um mistério de presente, ou o fato dele abertamente dizer que pediu um mistério pro Papai Noel.


Mas o telefone de Veronica toca, com o plot. Digo, seu pai, Hiram.

Hiram: VERONICA! A-HYUK!
Veronica: A não
Hiram: HEY, VERONICA! HUHU! O Josias pediu demissão porque a árvore de Natal tentou matar ele
Veronica: Ah b-pera QUE
Hiram: AHYUHUHUHU! POIS É!
Veronica: PAPAI MAS ISSO É TERRÍVEL!
Hiram: AHYUK! EXATAMENTE! Por isso eu quero que traga aquele moleque retardado Archie pra substituir o Josias!
Veronica: Mas eu tinha planos com o Archie pro Natal, a gente ia-
Hiram: PRA ELE TER A PACHORRA DE MISTURAR O CÓDIGO GENÉTICO PODRE DELE COM OS SEU VAI TER QUE PASSAR POR CIMA DE MIM ANTES! HYAK HYAK HYAK!
Veronica: Mas pera não era iss-
Hiram: Pois traga esse demente secundário aqui pra loja que eu tenho um serviço pra ele
Veronica: Você não vai mandar ele fazer ski aquático com tubarões de novo, né?
Hiram: THE DEMONS TOLD ME TO


E logo após desligar, Hiram ficou só de cueca e ficou dançando mambo na frente de seus acionistas.
Ele é rico, ele pode. Archie que é pobre e tem que se sujeitar a ser Papai Noel amaldiçoado na loja do pai da crush.
As coisas que os jovens fazem pela crush...


Assim, Hiram e Archie se encontram na loja e... pelo amor de Glen Keane, eu sabia que o orçamento desse desenho era baixo, mas não o suficiente pra que eles tivessem que pedir pro CLAMP animar algumas cenas.

Enfim, Hiram leva Archie pro shopping e mostra pra ele o seu local de trabalho. Archie indaga "esse é o pinheiro homicida?"


Archie então se senta no seu lugar e começa o serviço, não sem antes mandar a árvore se comportar.

...

Eu não preciso de piada aqui.


Mas a árvore começa a se aquecer pra atacar o alvo, ou só pra confundir o público, sei lá.

E mais alguém além da árvore (?) tá observando...



THE PHAAAAAAAAAANTOM OF THE CHRISTMAS IS HEEEEEEEERE


E assim começa a hora do rush, com trocentas de crianças mimadas querendo ver a caveira do Bom Velhinho.


E o pobre Archie acaba mais cansado que o advogado do Danilo Gentili.


Archie mais uma vez reclama que as crianças de hoje tão muito gananciosas, egoístas, e fazendo dancinhas de Fortinite. Sr. Lodge manda Archie calar a boca porque tem Funko Pop do jogo encalhado faz 2 meses.

É isso que acontece quando tu vende um produto "meh" por 10 vezes o preço original.



E no dia seguinte, Veronica liga pra Archie em pleno horário comercial e pergunta como estão as coisas... com pose, voz e música de fundo sexys.

...

Veronica...

...

Eu sei que cê teve seu encontro com o Archie escondido da Betty frustrado pelo Papai Pateta, mas esse é um desenho pra criança. Segura as ponta aí, mulher!

Mas ela vai ter que esperar um pouco mais, porque o turno do Archie termina em 5 minutos, e então ele vai poder ir pro Natal na mansão Lodge.




Archie remove o moleque cagado de seu colo, mas alguém está observando....



THE PHAAAAAAAANTOM- isso é só pra reciclar animação e economizar mais ainda né? Eu nem tirei print dessa cena, só reusei o print anterior. Se a equipe reusa animação como se estivessem nos anos 60, eu também posso reusar prints!

Aliás, é uma coisa interessante pra se notar. Esse desenho tem pavor de animar bocas falando, e sempre que pode usa de alguma artimanha pra se livrar desse trabalho, seja botar o personagem falante de costas, off-screen ou botar um sanduíche em primeiro plano por motivo nenhum e os personagens distantes em terceiro plano.

Sério, isso aconteceu no episódio Virtually Evil.


Enfim, acaba o turno e Archie finalmente se livra da roupa fedorenta de Papai Noel. Mas ele se esquece dos presentes que comprou pra turma e volta pra buscar. Sr. Lodge se esquece de Archie dentro da loja e tranca a porta.


E pelo print, Archie se esquece de comprar presente pra uma pessoa. Tomara que seja Reggie, aquele babaca metido a Didi Mocó do mal não merece um prego enferrujado.

A menos que Archie se enrole em um papel de presente e se dê pra Betty ou Veronica, e deixe as duas meninas se degladiarem pra decidir quem fica com o ruivo naquele dia.

Não é festa de Natal até alguém sair no braço com alguém por um motivo imbecil.


Enfim, enquanto Archie se lamenta, a árvore muda de lugar sozinha. "Ah pronto agora eu tou ficando loco, nada mais pode piorar".

E é nesse momento que vemos...


O APRENDIZ DE PAPAI NOEL! AAAAHH!

...ok, se o Yen Sid for realmente Papai Noel, isso explicaria MUITA coisa.




Mas Archie aparentemente não liga pra ameaça natalina e resolve fazer uma ligação pra casa Lodge. Ou então ele realmente não viu o maluco de vermelho lá e a edição desse episódio que é zoada mesmo.

Mas a linha tá fora do ar por motivos de "porque não?", e Archie se lamenta mais uma vez.


Enquanto isso, na mansão Lodge, todos estão tristonhos e cabisbaixos. Reggie chega querendo animar o clima, chamando a turma pra jogar ovos podres nos carros passantes, mas ninguém tá no clima pra fazer traquinagens, não sem o Archie.

Jughead: Vou esperar o tradicional brinde do Archie, só então eu vou comer algo.
Veronica: E eu vou esperar a tradicional troca de presentes pro Archie me ver abrindo meus presentes.
Betty: E eu vou esperar o Archie pro tradicional espancamento no quartinho escuro.


Reggie: Cês tem razão, Archie era o único que animava todo mundo nas festas, deixa eu me sentar aí tamb-pera que
Veronica: Que
Jughead: Que
Betty: Que


Archie também está cabisbaixo na loja, enquanto pensa em alguma forma de sair de lá. Até que ele vê brinquedos andando sozinhos, e resolve investigar porque é o maldito trabalho dele como protagonista de uma série de mistérios.


Ele segue os brinquedos até o porão, onde ainda consegue escutar gritos dos devedores do Sr. Lodge. Ignorando os pedidos de socorro de prováveis fantasmas, Archie continua na pista do fantasma temático.
Archie é um rapaz organizado. Um mistério de cada vez, tirem a senha e aguardem na fila.

Pra sair com garotas não, arranja dois encontros ao mesmo tempo, mas prioridades. Ghouls before girls.



Archie então encontra o fantasma, que o convida a se juntar a ele e seus brinquedos.

Antes que Archie possa formalmente recusar o convite, os brinquedos o cercam.
Basicamente eu quando vou na Ri Happy.



Na Mansão Lodge, Betty fracassa em tentar ligar pra casa de Archie, já que ninguém atende. Hiram chega sentindo falta das músicas de Natal que Archie berrava a plenos pulmões, como "LET'S PUT OUT SOME TREATS FOR SANTA/LET'S HELP HIM STAY REFRESHED/IF YOU DON'T GIVE TREATS TO SANTA/WELL, HE'LL FEAST UPON YOUR FLESH"

Hiram então menciona "GAWRSH! A-HYUK! Talvez eu possa ter trancado ele na loja sem querer. A essa altura ele provavelmente deve estar assando um belo de um rato! AHYAYHAYAHYAH!", o que faz Veronica surtar e correr pra loja.



Voltando pra loja, vemos que Archie está prestes a ser abusado por brinquedos, que ignoram seus gritos de "AÍ NÃO MALUCO"



Mesmo assim, os brinquedos imobilizam Archie e o derrubam, que é a situação perfeita pro fantasma contar sua história.

Ele era um Papai Noel de um shopping blablabla até que incêncio, e foi obrigado a usar a máscara pra esconder as queimaduras. E durante os 30 anos que ele... espiona...? as lojas, ele viu como o Natal tem se tornado mesquinho e consumista.

Mas Archie é o único que ainda mantém o espírito alegre,altruísta, chocolatante e generoso que representa tudo que é genuinamente Natal.

E logo em seguida ele afirma que Riverdale não merece o Natal e que vai tirar o Natal da cidade!

OH!

Archie indaga como cargas d'água o fantasma vai fazer isso.

E então ele tira um livro de magias do bolso.


...OK.



Archie diz "HOJE NÃO, DIAPASÃO!" e arrasta o livro do fantasma e sai correndo mais rápido do que criança em buffet de casamento, sendo seguido por...



...

...o pior grupo de rap natalino...



...e finalmente chega no andar da loja, onde percebe que ainda terá que enfrentar a árvore de Natal.


É uma árvore imensa, como Archie vai conseguir passar por ela?


Ele dá um empurrão pro lado e ela pula pra cima.


E vocês acharam que eu tava zoando.


Ignorando as leis de proporção tal qual os animadores de Steven Universo, a árvore cai em cima dos brinquedos, o que dá tempo pra Archie se esconder e procurar um contra-feitiço no livro.


Até que a árvore o encontra e ele solta uma piadinha típica dos anos 2000 tentando livrar a cara.

É algum trocadilho com "sap" e "sapling", mas tudo que eu sei sobre "sap" é que é uma gotinha amarela em Stardew Valley, então não ajuda muito.


Enquanto isso, os amigos de Archie ainda estão procurando por ele. Veronica berra "ARCHIEKINSZINHO LINDO MEU AMOR CADÊ VOCÊ?", Betty olha preocupada com a saúde mental da amiga, e Reggie se irrita porque poderia estar em casa upando sua undead em World of Warcraft.



E então eles encontram o pai de Archie, Frederico Manoel.

Fred: Ora pois, o que eshtá a acontecer?
Betty: ARCHIE SUMIU
Fred: Ô RAIOSH, ENTÃO DEIXE-ME AJUDAR, Ó PÁ!

...ok parece mais sotaque carioca que português, mas cês entenderam.

No caminho eles se lembram de como o Archie é um cara gente boa e disposto a ajudar todo mundo e como o Natal não é o mesmo sem ele etc.



E Archie ainda tá fugindo da árvore de Natal.
OH, A IRONIA!



Archie dá uns pulo LOCASSO que faria o Mario parecer um paciente em estado vegetativo e consegue chegar até a porta da loja.



Mas lá está o Fantasma do Natal, que com a ajuda da árvore homicida e dos brinquedos assassinos encurrala Archie, e o ruivo tenta mais uma vez convencer o fantasma a mudar de idéia, já que se tirar o Natal de Riverdale, os habitantes não terão mais esperança em apreciar e respeitar o Natal. E esperança é justamente o ponto principal do Natal.




O Fantasma então faz um trato com Archie, o moleque vai abrir mão de seu Natal e passar todos os Natais sozinho, solitário e sem presentes, comida ou Betty&Veronica, pra que os habitantes de Riverdale possam ter um Natal.

E obviamente, o rapaz-de-bom-coração-que-vai-todos-os-dias-na-lanchonete-tomar-milk-shake aceita a proposta, mas ele fica com o livro.


"Claro," diz o Fantasma, "lê aí qualquer dia, é mó daora. Tem um desenho com o Mickey também que é show de bola".


E então Archie se dá conta que o livro de feitiços é na verdade Um Conto de Natal e que o Natal de fato nunca esteve em perigo.
"FUI TAPEADO", disse Archie.


Ao menos ele deixou a porta aberta, e graças às Leis da Conveniência Universal, seus amigos o encontram no mesmo instante em que ele sai da loja. Porque eles não foram direto pra loja, que foi o último lugar em que sabiam que Archie estava, eu não sei.



Hiram diz que eles procuraram Archie por toda a cidade, e Archie pensou em dizer "SUA CALOPSITA CANHOTA PORQUE NÃO VEIO DIRETO PRA LOJA? O CHEIRO DE DINHEIRO TE DEIXOU DOPADO, SEU ORANGOTANGO COM REUMATISMO?" mas aí ele lembrou quem é que paga o salário dele, e ao invés disso ficou impressionado por todo mundo deixar a festa de Natal pra ir atrás dele.


Veronica tasca o beijo em Archie, e Betty já tá pronta pra pedir a vez dela.


E esse é o máximo da rivalidade que as duas demonstram por toda a série, provavelmente. Lembrem-se: desenho familiar, não dá pra fazer o mesmo que elas fazem nos quadrinhos.
Nem o Sr. Lodge faz com o Archie metade do que ele faz nos quadrinhos.



Archie se lembra que ele deixou os presentes na loja e já entra rapidão pra não levar um pescotapa do patrão.



Mas Archie volta ao porão, e vê o Fantasma checando uma lista (provavelmente pela segunda vez), e se decide a descobrir quem é o Fantasma.


Ele se atraca com o maluco, tira a máscara e...




OH!

DUPLO OH!


Archie ainda se mantém cético, e Noel responde "seu ruivo abirobado, tu acredita em fantasmas, aliens, lobisomens e que o Elvis tá vivo. PORQUE RAIOS seria impossível eu aparecer nesse desenho?"

Archie: Porque todas as vezes que acontece alguma coisa estranha aqui meus amigos também tem dificuldade de acreditar, mesmo que eles tenham vivenciado outros eventos sobrenaturais comigo
Noel: Justo.
Archie: Mas pra que essa marmota toda mah?
Noel: Teus amigos precisavam descobrir o real significado do Natal, um dia sem tu ia mostrar pra eles
Archie: Ok mas PRECISAVA ME SEQUESTRAR E ME ASSUSTAR A NOITE TODA? QUAL TEU PROBLEMA MANO
Noel: Não foi tu que pediu um mistério de Natal pra escrever no teu blog?
Archie: ...EU TE AMO




E assim termina o episódio, do jeito que deveria, com neve em Riverdale e Archie terminando seu artigo no blog.

E assim eu termino esse artigo também, sobre uma cidadezinha chamada Riverdale.
...
...eu... não consigo terminar do mesmo jeito que o Archie... fica assim mesmo.




É um ótimo episódio, segue bem o clima e intenção da série, e ainda joga umas referências a outras histórias natalinas, como A Felicidade Não Se Compra. Mas com uma dinâmica diferente, ao invés de ter alguém depressivo querendo um mundo onde ele nunca existiu pra ele aprender o significado do Natal, foram os outros que tiveram que aprender o significado do Natal ao perder o protagonista, mesmo que por pouco tempo.

Archie e Seus Mistérios é um desenho ridiculamente barato, mas é divertido de assistir de vez em quando. Talvez mais episódios apareçam por aqui no futuro.

Não sei como terminar esse artigo.

HOOPLA!

***

Como eu já devo ter mencionado no artigo sobre Como Começar a ler Quadrinhos Archie, tem uma pancada deles na Amazon a preços razoáveis ou até mesmo incluídos no Amazon Prime Reading e Kindle Unlimited. Dá uma checada lá caso cê queira conhecer mais esses quadrinhos clássicos ou aprender inglês de uma maneira divertida.


***
Obrigado ao assinante JC pelo apoio; caso você também queira contribuir pro blog, dá um pulo lá no Substack, se tornando inscrito assinante você tem acesso a textos e podcasts exclusivos, além de poder ver vídeos e ouvir os podcasts antes de todo mundo.
Ou dá uma olhada nas camisas da loja, tem camisa com o símbolo do SRT, designs exclusivos de Disney e Archie, e uma pancada de produto a mair que vão de adesivos, bottons, posters e cadernos.

Também dê uma olhada nos livros originais do grupo SRT, ou livros em geral com o Kindle Unlimited, que é basicamente uma Netflix de e-books. Tu paga uma mensalidade e pode ler QUANTOS LIVROS QUISER, no kindle, tablet, celular, computador, e mandar a Alexa ler por ti.
Clica na imagem e faz um teste de graça por 30 dias, na moral.


Ou se tu preferir filmes e séries, dá uma chance pra Amazon Prime, que não só tem um catálogo diferente da Netflix, como tem uma pancada de outros benefícios, tipo frete grátis, assinatura de revistas, sub na Twitch, etc.

Inclusive o Prime Gaming dá jogo de graça todo mês, pra ficar na tua biblioteca mesmo. Vez ou outra aparece umas pérola tipo arcade da SNK, point and click da LucasArts, jogos de Star Wars, e sei lá, o jogo de Dark Crystal, além dos pacotes pra uma PANCADA de jogo online.

Sério, faz o teste gratuito aí clicando na imagem abaixo, talvez tu encontre algo que não tenha na Netflix, ou Disney+, ou wathever que te interesse. Tem filmes clássicos também, tipo os da Pantera Cor-de-Rosa e Secret of NIMH.
Se não gostar ou não quiser continuar com o(s) serviço(s), só cancelar a qualquer momento, sem besteira.


Cê também pode ajudar compartilhando os artigos do blog nas redes sociais, pros amigos que também possam gostar, etc. Manda pro teu amigo e termina a mensagem com "se tu não mandar pra mais 5 pessoas tu vai pegar cirrose no dedão do pé".

Se quiser dar uma doação random de qualquer valor sem compromisso ou assinatura, escaneia o algum dos códigos abaixo ou usa o botão do PayPal ali do lado. Qualquer valor já ajuda a manter o blog e impede que o Joshua morra de fome.