[Mês do Dr. Seuss] Green Eggs and Ham (Game Boy Advance)


E começamos mais um Mês do Dr. Seuss! Um mês onde vemos um pouco mais sobre esse grande escritor pra crianças, que tal qual o nosso Mauricio de Souza, alfabetizou mais da metade do país usando histórias nonsense contadas de forma divertida e desenhos engraçados.

E qual a melhor forma de começar esse mês dedicado a um tema tão literário, tão culto, tão imaginativo? Um video game ruim do Game Boy Advance!

...

É, claro. Porque não?




Pra vocês porcos incultos que desconhecem Green Eggs with Ham, é um livro dr Dr. Seuss onde Sam-I-Am importuna...

...

Ele tem um nome?

Deixa eu ver na Wikia do Dr. Seus...

...

Sim, é claro que existe uma wikia de Dr. Seuss.

...

...

Sim! Sim, sim, o nome dele é Joey. E aparentemente a raça dele é Knox, e ele compartilha o nome e raça e... aparência, tirando as roupas e o chapéu, de outro personagem que aparece em Fox in Socks. A wikia não dá nenhuma informação que seja o mesmo personagem, mas outras fontes dizem que sim.

O lore de Dr. Seuss é mais complicado do que vocês imaginam.

Enfim, Sam-I-Am tenta fazer com que Joey tente comer Ovos com Presuntos Verdes em todas as situações e locais onde uma rima possa ser feita. Cê pode ver uma versão narrada do livro aqui, mas só depois de ler este artigo. Caso contrário, seus pés serão puxados de noite pelo fantasma de Optimus Prime.

Até que certa vez, numa bela manhã de sol, alguém achou que seria uma ótima idéia fazer um jogo baseado no livro. Ok que o GBA era basicamente um entulho de idéias mal-acabadas, mas há uma diferença enorme entre fazer um jogo baseado em High School Musical e um livro pra crianças pré-escolares. Um deles ao menos vai ter um público que vai comprar.

...não é um público grande, mas ainda assim.


O jogo consiste em um tabuleiro onde os personagens andam por aí de acordo com uma roleta e cada casa que caem, jogam um minijogo de memória pra decidir quem joga o jogo da casa, e só então joga o jogo da casa. Depois de completar o tabuleiro, há uma tabela de pontuação dos jogos e quem pontuar mais ou tiver jogado mais ganha troféus por cada categoria.

E eu acho que usei a palavra "jogo" mais vezes nesse parágrafo do que em todos os meus anos de faculdade juntos.

A idéia em si é interessante, já que foi adaptada pra crianças bem bem BEM pequenas. Ao invés de usar números como seria o usual, a roleta usa cores, e o boneco anda até a próxima casa com a cor correspondente. Não é exatamente usual, mas lembremos que o público-alvo provavelmente não entende números muito bem.

E é por isso que o jogo gira em torno de um placar de números.

...

Ai, meu rim...


Cada vez que você cai numa casa, joga um jogo da memória que permanece igual pro resto da partida (e provavelmente é resetado quando acaba os quadrados, mas eu não tive saco de jogar mais de uma vez pra descobrir). Por exemplo, se tu encontrou um par na casa vermelha, da próxima vez que tu ou teu adversário cair numa casa vermelha o jogo já vai estar com um par aberto. Ou seja, cada cor de casa tem seu próprio jogo da memória.

Uma vez decidido quem vence o jogo da memória (que não é necessariamente quem caiu na casa, então é um elemento interessante pra virar a mesa), entramos no jogo da casa, que são minijogos variados.

...ei, sabiam que Green Eggs and Ham (o livro e a animação, não o jogo) foram parodiados num episódio de Johnny Bravo? Eu descobri isso uma vez vendo o Tooncast, onde eu reafirmei minha teoria de que quase ninguém na dublagem ligava pra rimas do Dr. Seuss na época (vide a dublagem do desenho do Grinch, que é mais feio que bater num bezerro com um martelo). E sabe quem escreveu e dirigiu esse episódio? Butch Hartman, criador de Padrinhos Mágicos e Danny Phantom!

...perdão, eu divaguei.


Os minijogos seguem algumas situações criadas no livro, exceto o In the Air, que é novo, mas ainda assim se mantém no mesmo contexto e eu só reparei que não existia no original até rever o desenho.
E ainda assim, tecnicamente tá lá, mas o momento em si não é descrito assim. Ou talvez seja e minha memória de idoso sobrevivente de guerra esteja falhando, vai saber.

Cada minijogo é ridiculamente fácil, do nível "jogo em flash do fliperama.com.br". Normalmente envolve mover teu personagem pra pegar Ovos Verdes, Presuntos Verdes, Ovos com Presunto Verdes, e as palavras da frase "Green Eggs and Ham" (que significa "Ovos e Presuntos Verdes", caso esteja se perguntando). Seja em queda livre, pulando em vagões de trem, árvores de borracha que te fazem pular, carros, barcos ou pássaros, sua missão é simples: pegue o máximo possível dos itens-título.

Embora teoricamente sejam tarefas fáceis, na prática o buraco é mais embaixo. Ou às vezes não tem buraco e tu só cai indefinidamente, como em In the Air. Esse é um minijogo fácil, aliás, o controle é bem responsivo e tu pode fazer uma partida perfeita sem muito esforço. O problema é nos de plataforma, como On the Train e On a Boat.


O boneco é INCRIVELMENTE pesado, exigindo um pouco de paciência na hora de mover o desgraçado. O botão de pulo parece estar sempre emperrado e só funciona se tu calcular muito bem o momento que aperta, caso contrário vai sofrer em jogos como On a Box, que exige que tu pule de caixa em caixa. Só que algumas das caixas tão a uma distância zoada uma da outra, te obrigando a fazer um pulo de fé em algo claramente visível, o que é... estranho.

Em On a Tree tu tem que pular nas árvores pra ir mais alto e pegar os itens, mas até agora eu não descobri se tu tem que pular em um canto específico da árvore, ou se tem que esperar o boneco pisar na árvore e então apertar o botão de pulo pra só então dar o pulo mais alto, ou as duas coisas. O que eu tenho certeza é que em alguns pontos específicos da árvore, ela simplesmente me joga pro lado errado. Por exemplo, eu quero ir pra esquerda pra pegar os itens, mas a forma que eu aterrisso me joga pra direita, mesmo eu apertando o direcional pra esquerda. E não é um bug ocasional, eu perdi bons segundos fazendo essa marmota.

O que me lembra, tu tem um timer de poucos segundos pra fazer cada partida, então não dá pra perder tempo experimentando possibilidades calmamente.


Problemas semelhantes acontecem em On a Boat, onde vez ou outra eu tentava subir numa ave, mas acabava caindo. Os únicos jogos que eu consistentemente sentia que tinha controle do meu personagem era In the Air e On a Car, onde eu seguia num caminho pré-determinado e minha única função era pular, tal qual aquele minigame de My Little Pony da Gameloft pra celular.

O que não deixava de ser frustrante o fato de eu não poder acelerar o carro nem passar por cima dos outros carros, e se o cara da minha frente fosse lento, eu também ficaria lento, perdendo preciosos segundos. Ou seja, de qualquer jeito eu seria prejudicado por algo fora do meu alcance, o que seria aceitável se fosse um jogo bom, divertido tipo... Mario Party? Eu sei lá, não tenho nem console nem amigos pra jogar isso então não posso afirmar que o elemento da sorte aleatória ajuda ou atrapalha nesses momentos. Mas é frustrante de qualquer jeito, o sentimento que dá é de estar lutando contra o jogo, e não melhorando as habilidades.

Aliás, sabiam que o livro foi escrito como um resultado de aposta? O editor do Ted virou pra ele e disse "ow é fácil fazer The Cat in the Hat com 236 palavras, aposto 50 conto que tu não consegue fazer com menos" e o sr. Geisel mandou um "observa aí, otário" e escreveu Green Eggs with Ham com exatamente 50 palavras. Os 50 dólares que o editor apostou nunca foram pagos.


E sim, o jogo é tão maçante que eu tou soltando trivia sobre o livro aqui. É um jogo de tabuleiro que tem elementos interessantes pra crianças pequenas, mas não parece ter o devido cuidado. Talvez por falta de orçamento ou conhecimento da equipe, mas poderia ser feito algo bem mais divertido e variado com isso, talvez com mais personagens de Dr. Seuss ou novos minigames, sei lá.

Mas o fato é que ao menos visualmente, é um jogo muito bonitinho. Ele consegue captar bem a essência do traço de Dr. Seuss em todos os momentos, com muitas curvas distintamente seussianas e cores variadas que saltam da tela. O que prova que mesmo que em qualquer mídia que tente adaptar algo do Dr., mesmo que o roteiro, argumento ou execução seja uma desgraça criminal, ao menos o design visual vai ter algo que parece estar no lugar certo.
E ainda assim, por vezes os visuais parecem sofrer de um excesso de informação na tela que talvez atrapalhe crianças pequenas a identificar os elementos.

Falando em criminal, sabiam que uma vez um juiz usou o estilo de rimas seussiano pra fazer uma sentença? O juiz James Muirhead recebeu um ovo cozido pelo correio de um prisioneiro que protestava contra o cardápio da prisão. Como se isso não parecesse uma esquete humorística o suficiente, o juiz escreveu "I do not like eggs in the file, I do not like them in any style. I will not take them fried or boiled. I will not take them poached or broiled. I will not take them soft or scrambled Despite an argument well-rambled. No fan I am Of the egg at hand. Destroy that egg! Today! Today! Today I say! Without delay!"

A história completa tu lê aqui


Enfim, o jogo em si nada mais é do que uma curiosidade engraçada. Pode até ser divertida por alguns minutos independente da tua idade, nem que seja pelos visuais adoráveis. Mas não se sustenta muito pela falta de conteúdo mesmo.




Ok, ok, uma última curiosidade antes de fechar. Green Eggs and Ham vai receber uma série nova da Netflix, produzida pela... Ellen DeGeneres. E no elenco como Joey temos... IH! QUEISSO? MAICOU DOUGLAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAS 
...

...

...

Eu vou só me retirar em silêncio, se me permitem.





***
  Esse post foi feito com o apoio do padrim João Carlos. Caso queira contribuir com doações pro blog, dá um pulo lá no Padrim, que cê vai poder dar pitaco nos artigos futuros, ler artigos assim que forem terminados, e mimos aleatórios na medida do possível.
Ou dá uma olhada nas camisas da loja, tem camisa com o símbolo do blog, designs exclusivos de Disney e Archie, e também aceito sugestões de ilustrações, aliás.

Também dê uma olhada nos livros originais do grupo SRT, que podem ser lidos usando o Kindle Unlimited, que é basicamente uma Netflix de e-books. Tu paga uma mensalidade e pode ler QUANTOS LIVROS QUISER, no kindle, tablet, celular e computador.
Clica na imagem e faz um teste de graça por 30 dias, na moral.


Ou se tu preferir filmes e séries, dá uma chance pra Amazon Prime, que não só tem um catálogo diferente da Netflix, como tem uma pancada de outros benefícios, tipo frete grátis, assinatura de revistas, brinde na Twitch, etc.

Inclusive o Prime Gaming dá jogo de graça todo mês, pra ficar na tua biblioteca mesmo. Vez ou outra aparece umas pérola tipo arcade da SNK, point and click da LucasArts e sei lá, o jogo de Dark Crystal, além dos pacotes pra uma PANCADA de jogo online.

Sério, faz o teste gratuito aí clicando na imagem abaixo, talvez tu encontre algo que não tenha na Netflix, ou Disney+, ou wathever que te interesse. Tem filmes clássicos também, tipo os da Pantera Cor-de-Rosa no MGM.
Se não gostar ou não quiser continuar com o(s) serviço(s), só cancelar a qualquer momento, sem besteira.


Cê também pode ajudar compartilhando os artigos do blog nas redes sociais, pros amigos que também possam gostar, etc. Manda pro teu amigo e termina a mensagem com "se tu não mandar pra mais 5 pessoas tu vai pegar cirrose no dedão do pé".

Se quiser dar uma doação random de qualquer valor sem compromisso ou assinatura, escaneia o algum dos códigos abaixo ou usa o botão do PayPal ali do lado. Qualquer valor já ajuda a manter o blog e impede que o Joshua morra de fome.