Riverdale (Season 3)


Sim, eu devia ter escrito o artigo de Riverdale mais cedo, logo assim que a temporada acabasse. Mas houveram três motivos pro atraso:

1-Foi na época que meu computador ficou de birra, logo eu não pude acompanhar a série.

2-Aladdin era prioridade

3-Eu simplesmente tava sem vontade.

...

...

RIVERDALE DO CW! ADIANTE!


O calhambeque clássico aparece,
mas não por muito tempo.
Ok sabem como eu vivo dizendo que essa série deveria ser mais parecida com os quadrinhos no sentido de ser imbecil e saber que é imbecil e só se divertir com o fato de que é uma série baseada em quadrinhos de comédia?

Foi mais ou menos isso que aconteceu essa temporada. De fato, foi uma temporada que vira e mexe tomava decisões argumentativas que eram exatamente o que eu esperava da série, mas que ao final se lembrava do que era e simplesmente desistia de fazer algo interessante com isso.

No final da segunda temporada deixamos não-Archie sendo preso por assassinato ou algo assim, e no julgamento ele acaba confessando o crime mesmo sem ter cometido, o que o joga pra uma prisão  (dirigida por um maluco que parece mais o diretor Wheaterbee do que o cara que interpreta o diretor Wheatherbee na novela) onde ele aprende a boxear. Enquanto isso, a mãe da não-Betty se envolve ainda mais na seita obscura que é a Fazenda a ponto de abandonar quase tudo; não-Veronica tem os problemas dela com a speakeasy, e não-Jughead investiga o maior plot da temporada: um jogo de RPG que tem levado crianças ao suicídio e drogas.

...

...

E é a melhor coisa da temporada. Papo sério.


O grande lance da vez é um jogo de RPG dos anos 80 chamado Grifos e Gárgulas que de alguma forma acabou chegando nos jovens de RIVERDEIO. O negócio é que os mesmos jovens que jogaram o jogo acabaram sendo muito influenciados a ponto de alguns cometerem suicídio pra que pudessem "ascender" no jogo.

não-Jughead acaba indo investigar o lance do jogo, não-Betty descobre que os pais dos moleques jogaram em suas adolescências e sabem o perigo que significa, quando alguém acabou morrendo com os mesmo sintomas dos jovens atuais.

A velharia tenta impedir os protagonistas de jogar o jogo, mas não-Jughead insiste em desvendar o mistério de quem raios é o Rei Gárgula e desmascarar quem quer que ele seja.
Aliás, passamos um episódio inteiro com o elenco principal interpretando seus próprios pais quando jovens; o que é legitimamente interessante.

Imagem relacionada.

Enquanto isso, não-Archie parte em uma jornada de fuga e auto-conhecimento onde ele aprende a lutar boxe na prisão, escapa da prisão, foge pro Canadá, luta contra um urso E SOBREVIVE (mesmo que não vejamos nada do ocorrido; provavelmente orçamento apertou), e ainda temos tempo pra fazer um lance meio Peter Parker vs. Simbionte, onde não-Archie vai jogar uma partida de Grifos e Gárgulas com gente que já morreu pra poder derrotar seus maiores adversários, incluindo ele mesmo.
TRUST NO ONE.

ENQUANTO ISSO, não-Veronica tá com uma speakeasy debaixo do Pop's, e agora que eu parei pra notar, não achei uma tradução pra "speakeasy". É basicamente um estabelecimento oculto onde se vende (ou vendia sei lá) bebida alcoólica ilegal e pode ou não ter um cassino ou algo do tipo. Que é basicamente o que acontece, mas eu quero muito poder traduzir semi-literalmente como "falamansa".

Então, não-Veronica tem a falamansa debaixo do Pop's, que não é exatamente escondida nem ilegal e até onde eu lembro não vende bebida alcoólica, mas é um negócio próprio dela e ela se orgulha disso. Mas aparentemente o pai dela é o verdadeiro dono do lugar e sim eu acabei de dar um spoiler, me agradeçam depois.

Quando não tá ajudando não-Jughead, não-Betty tá investigando a Fazenda e os lances macabros da seita. O que é engraçado é que o produtor da série não quer fazer um crossover com a série da Sabrina (que eu não vou resenhar, nem me peçam) porque "não quer misturar Riverdale com sobrenatural".

E logo no começo vemos os... Fazendeiros... Jogando os sobrinhos da não-Betty no fogo e os moleques flutuam.


...

E no meio DISSO TUDO, eles ainda tem tempo pra organizar um baile, porque aparentemente a série se lembrou que é baseada em Archie e temos um baile por semana nos quadrinhos, basicamente.

Esse é um dos absurdos que eu esperava ver.

Eu não esperava Molly Ringwald
fazendo bounding de DekaGreen, mas ok.
Essa temporada teve o maior número de elementos absurdamente imbecis por metro quadrado, e eu queria MUITO gostar disso tudo. Eles LITERALMENTE USAM CONCEITOS DE DARK DUNGEONS.

DARK DUNGEONS!!

Aquele quadrinho cristão dos anos 80 quando havia perseguição a RPGs, video-games, He-Man e Disney que se perdurou até o começo dos anos 2000. As tiras renderam um filme em 2014 e o JonTron fez um vídeo sobre isso em 2016, então se tu é um preguiçoso como eu, vai fundo. O lance é que eles usam o mote da paranóia do jogo de interpretação da época como um legítimo plot de "Quem Matou Barbosa?" que se estendeu até aos dias de hoje e periga repetir.

É retardado, eles sabem disso, e tentam se divertir na medida do possível ao contar uma história com um potencial real. É absolutamente TUDO que eu esperava de Riverdale do CW, um drama que realmente te deixa investido nos personagens com plots idiotas mas que se levam a sério na medida do possível.

TEVE UM EPISÓDIO INTEIRO COM A TEMÁTICA NOIR!



COM DIREITO A não-VERONICA COMO FEMME FATALE EM BUSCA DE RESPOSTAS E TUDO!



Infelizmente, ainda é Riverdale do CW.


Os personagens continuam mutilados argumentalmente e a ferida é mais aberta a cada episódio, mas é uma bola de neve que começou exatamente quando não-Jughead beijou não-Betty, então é ao menos uma desgraça esperada.
A essa altura eu tou acostumado a trocarem sexualidade dos personagens por motivo nenhum exceto pra servirem como instrumento de manipulação do millenial ativista social, ignorando os fundamentos do personagem e fazendo algo interessante com isso.

Mas o pior crime da temporada foi ter mais finais do que Senhor dos Anéis. Tu acha que eles FINALMENTE descobrem quem é o Rei dos Gárgulas e... realmente era o Rei dos Gárgulas, mas não O Rei dos Gárgulas™, eram malucos com motivos imbecis/forçados/vindos absolutamente do nada porque sim. Ao final quando eles revelam finalmente quem raios é o Rei, eu continuo com a sensação de que os roteiristas vão me dar um tapa e dizer "PEGADINHA DO MALLANDRO".
O mistério no crossover de Scooby-Doo e Dick Van Dyke foi melhor planejado, e eu falo isso sem nenhuma ponta de ironia.

Eu acredito seriamente que em algum momento eles simplesmente desistiram e mandaram o primeiro rascunho sem revisar pra produção e esperaram alguém vir reclamar e ainda fizeram disso uma aposta.
Digo, em um momento a não-Veronica literalmente diz "Eu reconheceria esse tanquinho em qualquer lugar", se referindo ao não-Archie sem camisa com um saco de pão na cabeça. É totalmente dentro da idéia do absurdo cartunesco que eu esperava da série desde o começo, mas eu tenho CERTEZA que algum dos roteiristas escreveu e disse "APOSTO 20 PILA COMO CHEGANDO NO SET ELES VÃO MUDAR ESSA FALA".


Mesmo com as inúmeras situações cartunescamente exageradas, ainda tinha o drama mexicano obrigatório que eu não conseguia me importar mais porque... bom, nenhum dos personagens ali realmente representa os personagens que eu conheço.

Provavelmente um dos motivos que eu continuo a ver Once Upon a Time no automático: os personagens mudaram TANTO de lá pra cá que eles mesmos parecem ter perdido a capacidade de reação in-character. Eles começam a tomar decisões que provavelmente não tomariam e isso simplesmente suga a graça de tudo. Todo mundo ali continua porque sim e porque os atores tem conta pra pagar.

Alguns personagens tem um potencial absurdamente interessante mas são mal aproveitados. não-Archie aqui mostra bem mais os atributos que vemos nos quadrinhos: otimista, gente boa com todo mundo, mas ao mesmo tempo não tolera injustiça e faz o que for preciso pra que todo mundo fique bem, um verdadeiro altruísta. Num contexto cão-morde-cão sombrio que é o mundo criado nessa versão, um personagem como não-Archie deveria sobressair de algum jeito, e aqui vemos algo assim.

Temos uma Jornada do Herói bem definida, com seus desafios, treinamentos, exílio, retorno, aliados, e ao final há um crescimento e amadurecimento real nele. De fato, até então a existência desse personagem no universo da série era relativamente irrelevante, e alguém da produção parece ter notado isso e tentou consertar com esse arco.

Mas ainda assim não é exatamente suficiente. Nada parece ter sido REALMENTE resolvido, não houve uma catarse, a série parece pretender reciclar o plot dessa temporada com não-Hiram sendo o grande vilão por trás de tudo bem como não-Penélope (ambos de alguma forma operando ilegalmente por trás dos panos), e a única fagulha de esperança que eu tenho é que a novela continue com o tom imbecil nos plots que QUASE me fazem gostar de acompanhar a série.


Sim, eu tive que mexer no meu
player de vídeo pra poder enxergar algo.

O último episódio termina com um juramento dos 4 protagonistas de que tudo agora vai ser normal e eles vão tentar levar vidas normais.

E então cortamos pra não-Archie, não-Betty, e não-Veronica usando só roupas íntimas, no meio do mato, jogando roupas numa fogueira, prometendo nunca mais mencionarem o ocorrido, e então jogam o gorro de não-Jughead no fogo.

A essa altura os caras só tão provocando pra que eu diga "OK AGORA VAI PLOT DE LOBISOMEM", mas minhas esperanças não são tão altas.



Agora se me permitem, eu preciso novamente me afogar em quadrinhos Archie pra me lembrar porque eu amo esses personagens.

record scratch
freeze frame
Yup, that’s me.You’re probably wondering how I got into this situation. 
***
  Esse post foi feito com o apoio do padrim João Carlos. Caso queira contribuir com doações pro blog, dá um pulo lá no Padrim, que cê vai poder dar pitaco nos artigos futuros, ler artigos assim que forem terminados, e mimos aleatórios na medida do possível.
Ou dá uma olhada nas camisas da loja, tem camisa com o símbolo do blog, designs exclusivos de Disney e Archie, e também aceito sugestões de ilustrações, aliás.

Também dê uma olhada nos livros originais do grupo SRT, que podem ser lidos usando o Kindle Unlimited, que é basicamente uma Netflix de e-books. Tu paga uma mensalidade e pode ler QUANTOS LIVROS QUISER, no kindle, tablet, celular e computador.
Clica na imagem e faz um teste de graça por 30 dias, na moral.


Ou se tu preferir filmes e séries, dá uma chance pra Amazon Prime, que não só tem um catálogo diferente da Netflix, como tem uma pancada de outros benefícios, tipo frete grátis, assinatura de revistas, brinde na Twitch, etc.

Inclusive o Prime Gaming dá jogo de graça todo mês, pra ficar na tua biblioteca mesmo. Vez ou outra aparece umas pérola tipo arcade da SNK, point and click da LucasArts e sei lá, o jogo de Dark Crystal, além dos pacotes pra uma PANCADA de jogo online.

Sério, faz o teste gratuito aí clicando na imagem abaixo, talvez tu encontre algo que não tenha na Netflix, ou Disney+, ou wathever que te interesse. Tem filmes clássicos também, tipo os da Pantera Cor-de-Rosa no MGM.
Se não gostar ou não quiser continuar com o(s) serviço(s), só cancelar a qualquer momento, sem besteira.


Cê também pode ajudar compartilhando os artigos do blog nas redes sociais, pros amigos que também possam gostar, etc. Manda pro teu amigo e termina a mensagem com "se tu não mandar pra mais 5 pessoas tu vai pegar cirrose no dedão do pé".

Se quiser dar uma doação random de qualquer valor sem compromisso ou assinatura, escaneia o algum dos códigos abaixo ou usa o botão do PayPal ali do lado. Qualquer valor já ajuda a manter o blog e impede que o Joshua morra de fome.