[Mês do Dr. Seuss] Desenhos Russos Baseados em Dr. Seuss (Parte 1)


Originalmente eu ia fazer um único artigo sobre um curta russo baseado em Thidwick. Aí eu descobri que o diretor desse curta também fez outro curta baseado em Horton Hears a Who. E então eu descobri que tem uma PANCADA de curta russo baseado em livro do Dr. Seuss.

Então que seja, esse é o volume 1 de curtas russos do Dr. Seuss, em nenhuma ordem em particular.

Sim eu copiei o Rebel Taxi descaradamente, não me enche que eu não sou refil.

...SIM EU USO FIGURINHA DO MCDONALD'S PRO WHATSAPP, ME PROCESSE!


Ok, por qualquer motivo que seja, um bando de russo na União Soviética resolveu fazer umas animação baseada nos livros de um autor americano. Talvez pelo mesmo motivo de que existe uma versão russa de Mary Poppins.

...sim, eu tou trabalhando nisso, tenham calma.

Enfim, encontrar informação sobre esses curtas é um pé no saco, especialmente porque eu naõ leio russo, então se tiver alguma informação errada ou um lugar que tenha informações mais precisas me manda aí.

Não, sério, por um segundo eu achei que um dos curtas baseados em Horton Hears a Who tava completamente perdido. Tem um artigo no Cartoon Brew, mas ele direcionava pra blog morto e o vídeo original tinha saído do ar. Claro, se procurar pelo nome do sujeito que legendou e organiza uma curadoria de curtas russos fica fácil de achar, mas lembremos que eu sou burro.

Enfim, aos curtas!

Welcome! (1986, baseado em Thidwick The Big-Hearted Moose)


Thidwick é um dos livros que eu mais gosto do Dr.. De verdade, ele é bem simples, mas com uma moral incrivelmente útil inclusive pra adultos.

A história conta sobre um alce chamado Thidwick, que literalmente não consegue dizer "não" pra ninguém. Uma formiga pede uma carona em seus chifres, e ele prontamente atende. A formiga então chama uma aranha, que chama um pássaro, que traz a esposa, que traz o primo pica-pau, e logo o alce tem um zoológico inteiro abrigado nos chifres.

Não bastasse o peso e a zoada, ele ainda é impedido de se alimentar por votação entre os bichos. Sim, eles se organizam e votam que o melhor é que Thidwick não atravesse o rio pra se alimentar, porque isso iria... afogar os bichos ou algo assim. É meio sem lógica quando tu para pra pensar.

Até que ele é caçado por caçadores (NÃO KAPAN ELE É CAÇADO PELA ANGÉLICA), que o encurralam, mas graças às Leis da Conveniência Universal, foi justo na hora em que os chifres de Thidwick caem pra dar lugar aos novos, resultando nos animais serem empalhados pelos caçadores.

KARMA!!


A versão russa não é tão diferente do livro, fora alguns detalhes como os animais que se abrigam no chifre, Thidwick ter esquecido da temporada de troca de chifre, e o fato que os animais não terminam empalhados como deveriam. Sim, é um final um pouco sombrio pra um livro infantil, mas é uma punição razoável pra inquilinos indesejáveis e autoritários.

A história em si tem esses subtextos políticos (como uma pancada de outras obras do velho Ted), mas pra mim a maior lição é sobre o abuso de generosidade e como lidar com isso. Como existe gente incrivelmente generosa (o que não é um defeito) e gente aproveitadora (que merece uma mãozada na fuça) e como a gente precisa em algum momento dar um "basta".


Claro, o subtexto político também deve ser resultado da cultura da União Soviética e alguma crítica a alguma coisa que eu não sei exatamente o que porque eu não me importo. Alguma coisa na linha do Ratafak Platcha, mas enfim.

A animação é espetacular. O diretor Alexei Karayev é um dos poucos animadores que conseguiu a maestria na técnica de animação a óleo sobre vidro, e também dirigiu outro curta que veremos ano que vem. Mas se tu quiser, ele fez uma pancada de coisa já, inclusive pra olimpíada. Dá uma googlada no nome dele, da técnica, ou nesse link onde ele próprio explica como faz a animação 


Eu particularmente gosto muito do estilo, mas não sei se ele se sustentaria por um longa, que é o sonho de Alexei, mas lhe falta recursos. É legal porque dá aquele ar impressionista de sonho, funciona muito bem pra esse conceito e dá pra notar que funciona bem em curtas mais autorais.

Não deixa de ser impressionante o trabalho que dá e o efeito que realmente paga. Welcome é simples, adapta bem o livro com algumas modificações até bem-vindas, como a remoção do narrador (já que o curta não é rimado; ou talvez seja, eu que não sei russo), e o lance dos animais fazerem quase uma mini-cidade nos chifres de Thidwick. É uma idéia engraçada e que provavelmente seria usada num longa americano.

Que eu peço a Deus todos os dias que não aconteça, não é uma história que duraria tanto tempo e provavelmente os personagens seriam irritantes, como é de costume da Illumination.



Друзья мои, где вы (My Friends, Where are You?, baseado em Horton Hears a Who; 1987)


Se tu leu o artigo da semana passada, eu vou pular a história, cê sabe bem o que acontece aqui. Se tu não leu, VERGONHA! VÁ LER!

Enfim, esse curta tem um aspecto bem mais familiar, parece algo que passaria na TV Cultura. De fato, tem um desenho que passava lá que focava num cachorro muito peludo, tenho poucas lembranças dele. Se não me engano era marrom com pelo branco, e a cena de abertura do desenho era ele andando num campo verde ou algo assim, parava, olhava pro público e falava alguma coisa. Nunca mais achei esse desenho, especialmente porque as únicas referências sensoriais que eu tenho dele é essa descrição vaga, a incrível agonia visual que a animação me dava, e o sabor nojento de pão com leite condensado que eu comia no momento.

Se alguém souber que desenho é esse ou tiver alguma pista, me dá um toque.


Enfim, é legal ver que nesses curtas os caras simplesmente ignoram o traço do Dr. Seuss e absorvem só a história. Especialmente porque esses curtas não são autorizados, logo eles não tem obrigação nenhuma com a viúva do cara.

Mesmo assim, esse é um que ainda tenta puxar alguma coisa das ilustrações, seja nos olhos, nas orelhas, mas ele dá seu toque pessoal nos designs. A cangurua é bem diferente e aparentemente não é tão má como nas outras versões (eu vi sem legenda), e os macacos parecem o Paul do DNA.

Vocês sabem, o Paul. Do DNA Productions.


Na real, a decisão mais estranha de todo o curta é transformar os Whos em elfos parecidos com os elfos de Hilda, mas eu gosto de Hilda então tudo bem.

É um curta bonitinho e que adapta bem a história, recomendo se souber russo.




Кот в колпаке (Cat in a Cap, baseado em The Cat in the Hat; 1984)


Cat in the Hat é um dos personagens mais icônicos, se não o mais, de Dr. Seuss. O Grinch provavelmente é o mais famoso, mas o Cat é basicamente o Mickey seussiano. Grinch talvez seja o Pato Donald e Pateta o Horton, o que faz o elefanpássaro ser o Max.
Aliás, agora que eu me toquei, seria Horton Hatches an Egg o livro mais antigo na cronologia Seussiana, dando a entender que a partir dele que houve o início de relacionamentos inter-espécies que resultou em espécies como a Galinhafa de Ovos Verdes com Presunto?
Enfim, esse curta russo não pega o visual clássico do personagem de maneira NENHUMA, mudando a raça e o chapéu dele.


Mas o que lhe falta em fidelidade visual, sobra em criatividade. A história é a mesma e segue o Gato mostrando a duas crianças entediadas durante uma chuva monótona como se divertir. O engraçado é que enquanto eu escrevo isso, tá chovendo à beça aqui inclusive abriu mais uma goteira no meu teto. A essa altura eu totalmente aceitaria a ajuda do Mike Myers do inferno pra consertar o telhado.

O desenho tem uma direção de arte agradavelmente criativa, me lembra um pouco aqueles curtas que a Disney fazia quando sua prioridade ainda era fazer animação com uma qualidade artística digna de um museu. Coisas se transformam, objetos comuns de casa como mesas, travesseiros e sofás viram montanhas, baleias e navios, é legal demais.


Não é preciso entender russo pra apreciar o desenho, só saber o mínimo da história original e compreensão básica de storytelling. É um curta primordialmente visual e cumpre sua função.

E esses foram os curtas desse artigo, ano que vem eu trago mais outros, porque minha cabeça não suporta a linguagem russa por muito tempo, senão eu quebro. Se tu ficou interessado em ver os curtas, deixei o link nos títulos de cada um; se o link morrer, só jogar o nome deles em russo no DuckDuckGoogle que tu acha sem muito esforço.


****

Esse post foi feito com o apoio dos padrinhos João Carlos e Cauã Alves. Caso queira contribuir com doações pro blog, dá um pulo lá no Padrim, que cê vai poder dar pitaco nos artigos futuros, ler artigos assim que forem terminados, e mimos aleatórios na medida do possível.

Ou dá uma olhada nas camisas, travesseiros, adesivos e outros produtos da loja, tem camisa com o símbolo do blog, designs exclusivos de Disney e Archie, etc. Also,aceito sugestões de ilustrações ou temas.

Se quiser dar uma doação random de qualquer valor sem compromisso ou assinatura, escaneia o código aí. Qualquer valor já ajuda a manter o blog e impede que o Joshua morra de fome.
Sério, já viu o preço do salmão? Pois é.


You May Also Like

1 comments

  1. Sem piada, esse foi o blog mais legal q eu leio a muito tempo.



    ResponderExcluir