Zé Carioca 80 anos - Quatro Quadrinhos


“Kapan chegou atrasado, aniversário do Zé Carioca já passou” A própria Disney tem um plano de 12 meses comemorando aniversário do papagaio, então não me encha o saco.

Zé Carioca é um dos personagens mais queridos do público brasileiro, por ser basicamente o que todos nós queríamos ser: vagabundos profissionais.

Digo, ele deve continuar recebendo royalties tal qual qualquer artista da Casa do Rato, certo? Ou pelo menos aqueles que foram espertos e registraram o próprio nome como uma marca, que nem o Don Rosa. Então, justifica o Zé passar o dia deitado na rede dormindo, o que não justifica é ele ainda ter dívidas atrasadas nesse cenário.

Mas eu divago.

Cês lembram que ano passado (MEU DEUS COMO O TEMPO PASSA RÁPIDO) eu fiz um vídeo sobre umas compras que eu fiz na Emaús, e uma delas é uma paródia do Dark Knight de Frank Miller.

O que eu não sabia é que essa encarnação do Morcego Verde foi idealizada por Marcelo Cassaro e… Realmente, é diferente das outras versões do personagem que eu lembre.

Eu lembro do Morcego Verde usando um gorro vermelho e óculos, não uma fantasia barata do Batman adaptada pra papagaios antropomórficos. Naturalmente, achei que fosse só pra fazer a paródia do homem morcego, mas aí eu descobri que existem mais histórias usando esse design.

Mas são muitas pra um artigo só, então vamos dar uma olhada em algumas delas, e não se preocupe que eu vou botar o link do Inducks pra cê localizar a história.

Cê sabe, na sua própria coleção digital, fornecida por sites como A Gibiteca, Tralhas Várias e Chutinosaco.

Deus abençoe o pessoal que mantém scans de gibis antigos.




Começar confessando que eu nunca li O Cavaleiro das Trevas de Frank Miller. Eu comecei, quando eu tinha uns 12 anos ou algo assim, mas nunca tive saco de ler tudo. Então, pra escrever sobre essa história, me preparei da melhor forma possível.

Vi a adaptação animada numa conta emprestada do HBO Max, e finalmente descobri porque ninguém fala no Bruno.

Entendedores entenderão.

Aliás, pelo amor de Oz, que nome imbecil pro streaming da Warner Bros. É como se a Disney resolvesse que o streaming deles se chamaria Buena Vista+, ou a Viacom criasse o Viacom+. Que idéia de jerico, hein.

Inclusive, tem uma história parodiando A Piada Mortal, que eu também não li, e pelo pouco que eu sei, a adaptação em filme é ruim, então eu provavelmente vou ser obrigado a ler o quadrinho.

Essa história é (até onde eu pude encontrar) a primeira história com esse design e conceito do Morcego Vermelho. A história mesmo faz uma piada com isso, prevendo que depois desse reboot, o morcego verde vai ter uma pancada de produtos licenciados. E cê sabe que é uma produção de sua época quando um dos produtos mencionados é lancheiras

Se bem que ainda hoje se usam lancheiras, mas não é mais aquela métrica de popularidade que um dia já foi, tal qual caixa de cereal. Hoje deve ser o que? Ter um Funko Pop? Boneco de Lego?

Digo, ok, ainda fazem material promocional com caixa de cereal, mas não é como ter o cereal do Mr. T, por exemplo. Ter um cereal com seu nome era um sinal de grande status e validação no meio artístico.

Eu queria ter meu próprio cereal, o Kapan-O's, sabor café, chocolate e ketchup.




A história começa no final da Copa Xurupita, onde o Zé Carioca sofre uma baita injustiça graças a um juiz que não deu pênalti quando devia ser, e ainda expulsou o zé por soltar uma piada legitimamente engraçada.


O que é isso, o Twitter?

Bom, considerando que o juiz foi desenhado numa pose muito… é…


Meu advogado me aconselhou a não fazer nenhuma piada aqui

Aliás, a primeira página já nos mostra o diferencial dessa história, com esse ângulo totalmente anormal pros padrões de quadrinhos Disney, que a menos que seja uma história grandiosa, épica, ou desenhada por Don Rosa ou alguns artistas italianos, não é comum Ainda mais se for do Zé Carioca, que tendem a ser mais slice-of-life e menos aventuras grandiosas.

O traço dessa história e a narrativa visual são fantásticos, totalmente fora do esperado MESMO, e emulam bem o estilo de super-herói sem destoar do estilo normal do Zé Carioca, até porque são momentos pontuais

Enfim, depois do jogo, Zé tem um flashback de como surgiu o Morcego Verde, saindo do cinema com a Rosinha e sendo assaltados.


Digo, sendo cobrado.

E olha, Rosinha é definitivamente a personagem (original) mais bonita dos quadrinhos Disney, mesmo nível das patas que aparecem nas histórias do Donald Duplo. K Ká me vem à mente, talvez algum dia eu escreva sobre como a Margarida é uma broaca desgraçada pestilenta filistéia e como o Donald merece coisa melhor.

Enfim, a cena em si é engraçada, e mais ainda por ser no exato estilo gráfico do Cavaleiro das Trevas.

Que foi? Eu disse que não li todo, só comecei.


Ah é, tem essa propaganda pra uma edição especial do aniversário do Pato Donald. Que saudades quando eles faziam essas edições especiais, pra cá agora a gente tem sorte se receber um gibi comemorativo

Na itália nos 90 anos do Mickey teve até uma figure dourada, mas ok que foi na época da transição da Abril pra Culturama, então eu não acho que eles tinham muito poder de fazer nada especial assim.


Ainda assim, Itália tem os melhores brindes, tem coleção de carrinhos e até castelos e robôs montáveis com partes vindo em cada edição, que nem na Recreio

Eu queria muito ter os bonequinhos dos Mágicos de Mickey.


Enfim, Zé vê o juiz sendo comprado pelo técnico do time rival, se revolta, e resolve tirar o Morcego Verde da aposentadoria e resolver essa palhaçada com as próprias mãos.

Depois disso, temos os segmentos com jornalistas noticiando o retorno do justiceiro, igual o Dark Knight.

 

ZÉ CARIOCA DIZ: IMPOSTO É ROUBO E SONEGAR É LEGÍTIMA DEFESA

MORCEGO VERDE PENDURA COBRADOR NO CRISTO REDENTOR E GRITA “DEUS LHE PAGUE”

QUE FANTÁSTICO

FENOMENAL

ISSO É ROTEIRO

ISSO É PARÓDIA

OLHA QUE BELEZA DE PÁGINA DUPLA!

NARRATIVA VISUAL

Also essa história previu Up.



E tal qual no Dark Knight (até com a narrativa visual semelhante) o Coronel Cintra chama o Superpateta pra convencer o Morcego Verde a deixar os cobradores em paz. Não temos um embate violento e filosófico como na versão de Frank Miller, mas o Morcego promete se comportar, se aproveitando da inocência do Superpateta

Certas coisas nunca mudam, mesmo com um alter ego.


Imediatamente depois disso, o Morcego quebra sua promessa, na frente do Superpateta.

Eu esperava um pouco mais de inteligência do Zé Carioca, mas ele provavelmente tem preguiça de pensar.

E HÁ LUTA

HÁ PERSEGUIÇÃO

Mas o Morcego usa sua arma secreta: um armário cheio de cobranças vencidas, que atolam o Superpateta


O Morcego resolve voltar a perseguir só os bandidos (porque não tem mais tempo de dormir caçando os cobradores), e ainda aproveita pra pedir 10 conto emprestado pro Superpateta

Que é claro, empresta.


A história termina com uma chamada pra mais histórias com o morcego verde “nas próximas edições”, mas segundo o inducks, não foi bem assim que aconteceu. As edições seguinte não tiveram histórias nem do Morcego Verde normal, que dirá o Morcego do Marcelo Cassaro.


Levou mais de 20 edições pra termos outra história do Morcego, O Comissário. Mas até 97 (segundo meus cálculos e pesquisas preguiçosas) tivemos uma penca de histórias com esse Morcego Verde inspirado no Batman, que foram compiladas num Almanaque recente e eu recomendo que cê busque, se te interessar. Eu teria botado O Cavaleiro das Dívidas nessa coletânea, mas é um bom apanhado de histórias do Morcego.

Uma delas veremos a seguir.





Começamos a história com Zé Carioca saindo do cinema após ver Branca de Neve mais uma vez, porque ele ama o desenho.

Zé Carioca tem mais respeito pelos clássicos que a Disney atual.

Zé vai então fazer sua ronda fantasiado de Morcego, como todo bom justiceiro faria. Mas sendo o Zé Carioca, um vaso cai na cabeça dele e o deixa absolutamente biruta, confundindo a realidade com a fantasia.

Curiosamente, existe uma floresta no meio do Bairro da Tijuca, algo que só mesmo em quadrinho pra existir.

…pera ISSO EXISTE MESMO?

…explica muito sobre o Rio de Janeiro.

Enfim, o Morcego encontra um anão, que por pura coincidência é parte de uma gangue de sete anões ladrões de diamantes liderado por uma mulher branca de cabelo preto cortado em bob. What are the odds??



Bom, ok, a Branca de Neve tá mais pra Sapatinhos Vermelhos, só que a Sapatinhos era bonita dos dois jeitos.

E ressaltando minha teoria do universo compartilhado Disney (ou a pancada na cabeça o fez vislumbrar o mundo real, sei lá), Zé Carioca menciona Walt Disney por nome.


Como se não fosse coincidência o suficiente, dois tiras que tão procurando a gangue dos anões chega no esconderijo, um deles ainda fantasiado de bruxa, especificamente o disfarce de velha da Branca de Neve de Walt Disney de 1937, porque ele tava vindo da festa à fantasia do clube da polícia.

Uma coincidência desse tamanho poderia causar a Grande Conjunção de Thra, vou te falar.


O mais impressionante é que o Morcego ainda consegue prender a gangue, porque no meio da história, do absoluto nada, ele resolve NÃO alterar a história e força a Gorda de Neve a comer as maçãs do policial… Só que eram maçãs de cera.

Obviamente ela desmaia.

E o príncipe aparece.
O príncipe é um policial.

…tá.

Depois de parafrasear o Chapolin Colorado, ele lembra mas não lembra do que aconteceu, porque ainda fica esperando o príncipe beijar a Branca de Neve.

O caso dele deve ser mais grave do que aparenta, mas nunca descobriremos isso, porque a história acaba aí.

Eu... devia fazer alguma piada, mas... É uma história ok, é engraçada, cumpre o papel, nada de extraordinário. Eu esperava mais piadas com os anões, sei lá.





A história começa com o Morcego impedindo dois traficantes de jogo de botão, porque estamos no Rio de Janeiro. Mas Rosinha o apanha no flagra, porque ele esqueceu de levar ela pro cinema.





Mulher ingrata! Ele até pediu 20 conto emprestado pros meliantes pra comprar a pipoca!


To be fair, ainda é menos pior que a Margarida.

É sério, eu vou escrever esse artigo um dia.


Com um pouco de forçação, eles vão pro cinema, onde tem um filme do Morcego Vermelho, o mesmo filme que o Zé e a Rosinha viram na trágica noite em que o agiota do Seu Manuel cobrou a dívida de 10 anos do Zé Carioca.

Como diria Geoge Lucas, “é como poesia, ela rima”.


Pera um segundo.


Eles viram o filme do Morcego Vermelho.


QUE NESSE UNIVERSO EXISTE E É O PENINHA

...

HOW EVEN????


A menos que o Peninha tenha se inspirado em um personagem chamado Morcego Vermelho, nada disso faz mais sentido, mas eu não lembro a história de origem do Peninha, então eu vou… sei lá, esperar o Paulo Maffia achar esse artigo e me responder nos comentários.

Aliás, repito: Rosinha é a personagem original dos quadrinhos Disney mais bonita que existe, na moral.

Rosinha fica irritada do Zé ser um desocupado desempregado, mas ainda assim ter uma ocupação que consome todo o tempo dele e nunca dá dinheiro, e daí ele nunca tem tempo pra ela.

Pra que o ataque direto, Marcelo Cassaro?

Até que ela tem uma idéia: se vestir de vilã pro Zé dar atenção pra ela.


Isso tem umas conotações MUITO específicas e pouco family friendly pra Disney

Mas ok, eu tenho certeza que o diálogo e a forma que a cena acontece foram adaptadas de acordo



…oh.


…OH

OH BOY
OH MY
MY, OH, MY,
A CORUJA NÃO TEM PAI!

...
…caham

Como eu sempre digo, eu não sou furry, mas...

Aliás, Marcelo Cassaro escreveu essa história, o que explica a Rosinha fantasiada de Jaspion, algo que dificilmente aconteceria hoje em dia.

De cabeça, eu lembro de uma história do Donald Menino que eles mencionam o NATIONAL QUIDI, mas…


Ok, depois de cometer seu primeiro crime (pendurar a conta da fantasia no nome do Zé Carioca), Rosinha vai importunar o papagaio malandro, que dorme em pleo braço do Cristo Redentor. Ela consegue convencê-lo a ser a arqui-inimiga dele ao empinar a bunda.

Sim, é por isso que o Superpateta trabalha sozinho.


O Morcego Verde faz a clara distinção de que ELE tá solteiro, mas não o Zé Carioca, que é comprometido. Rosinha não entende a esquizofrenia do Zé, e o arremessa do Cristo Redentor.


Top 5 grandes momentos do topo do Cristo Redentor.

Pendurado, Zé Carioca aceita todas as condições da Gatinha, que incluem sair mais com a Rosinha e não paquerar super-vilãs.

O que assim, é super-específico, mas também… Isso libera ele pra tentar algo com a Borboleta Púrpura?
Só checando.


Isso me lembra uma cena de Dark Knight, mas também me faz pensar… Rosinha foi por TODO esse trampo só pra sair mais com o Zé. Ela REALMENTE ama esse maluco, e eu não faço idéia do motivo. e também… ela legitimamente poderia ajudar o Morcego Verde, já que ela tem claras habilidades físicas.

ELA SUBIU NO CRISTO REDENTOR, PELO AMOR DE RENATO ARAGÃO!



A história termina com Rosinha como Rosinha saindo com o Zé e… pensando em guardar a roupa… e a rede…






Último quadrinho de hoje, A Queda do Morcego


Que curiosamente, em Portugal ele é vermelho com as penas pretas. Vai entender.


Começamos com o Morcego vai importunar o Delegário Porcôni, mas como estamos numa história em quadrinhos que algo precisa acontecer o quanto antes, acontece um roubo interrompendo uma partida de damas que nem tinha começado.


O Morcego se joga da janela da delegacia, mas esqueceu de levar a morcego-corda ou seja lá o nome, e agora precisa ficar de molho em casa, que gera uma comoção local de “e agora? o que vai acontecer com os bandidos?”

Na real só o Zé se preocupa com isso, mas ok.

Aliás, muito legal da parte da Rosinha de trazer o bolo, é uma baita gentileza com o doente.


O Morcego tenta treinar o Nestor e Pedrão pra substituir ele, mas o Pedrão é muito gordo e o Nestor é muito tonto. Ou não é tonto o suficiente pra substituir o morcego, sei lá.

O que é engraçado que tem uma história que o Pedrão e o Nestor viram heróis por cinco segundos, mas divago.


Mas um fã aleatório com prováveis problemas mentais aparece, e como ele é fã do Morcego, o Zé o escala pra substituí-lo

Seria o equivalente a um fã de Super Sentai ser agraciado com um brinquedo mágico que o conceda poderes sobrenaturais e uma armadura de met-oh.


Mas o substituto parece bem eficiente, embora não consiga causar dano nos bandidos nem se a vida dele dependesse disso, mas arranja uma BETONEIRA pra perseguir os ladrões.

Ok, é criativo pelo menos, podia substituir Stone Cold Steve Austin tranquilamente.



Por algum motivo, o delegário não aprova os meios do Novo Morcego, então ele obriga o Zé a se livrar do maluco, que por sua vez encarrega Pedrão e Nestor de encontrarem o maluco.


O maluco que tá DORMINDO DE CABEÇA PRA BAIXO NUMA CAVERNA

BAIXOU O UNDERTAKER NO CARA



Eles o derrubam e o levam até o Zé, que o demite (provavelmente ele queria ser tipo o Roberto Justus? sei lá), e o cara diz que nunca conheceu eles, que deve ter sido efeito de ter caído de cabeça pra baixo.

Ou seja, a queda deixou ele normal, aparentemente.

Huh.


Zé passa semanas se recuperando, e quando volta, o delegário o recebe com uma ordem de férias, só pra se livrar do Morcego Verde.

E o Zé exige o resto dos direitos trabalhistas.

E é assim que começa The Boys.




Já que cê tá por aqui, deve saber que a Disney vai publicar uma pá de coisa nova e comemorativa do Zé Carioca.

Se tiver interesse, eu tou deixando aí os links da Amazon, comprando por eles cê ajuda a manter o trabalho por aqui e terá minha eterna gratidão




***
  Esse post foi feito com o apoio do padrim João Carlos. Caso queira contribuir com doações pro blog, dá um pulo lá no Padrim, que cê vai poder dar pitaco nos artigos futuros, ler artigos assim que forem terminados, e mimos aleatórios na medida do possível.
Ou dá uma olhada nas camisas da loja, tem camisa com o símbolo do blog, designs exclusivos de Disney e Archie, e também aceito sugestões de ilustrações, aliás.

Também dê uma olhada nos livros originais do grupo SRT, que podem ser lidos usando o Kindle Unlimited, que é basicamente uma Netflix de e-books. Tu paga uma mensalidade e pode ler QUANTOS LIVROS QUISER, no kindle, tablet, celular e computador.
Clica na imagem e faz um teste de graça por 30 dias, na moral.


Ou se tu preferir filmes e séries, dá uma chance pra Amazon Prime, que não só tem um catálogo diferente da Netflix, como tem uma pancada de outros benefícios, tipo frete grátis, assinatura de revistas, brinde na Twitch, etc.

Inclusive o Prime Gaming dá jogo de graça todo mês, pra ficar na tua biblioteca mesmo. Vez ou outra aparece umas pérola tipo arcade da SNK, point and click da LucasArts e sei lá, o jogo de Dark Crystal, além dos pacotes pra uma PANCADA de jogo online.

Sério, faz o teste gratuito aí clicando na imagem abaixo, talvez tu encontre algo que não tenha na Netflix, ou Disney+, ou wathever que te interesse. Tem filmes clássicos também, tipo os da Pantera Cor-de-Rosa no MGM.
Se não gostar ou não quiser continuar com o(s) serviço(s), só cancelar a qualquer momento, sem besteira.


Cê também pode ajudar compartilhando os artigos do blog nas redes sociais, pros amigos que também possam gostar, etc. Manda pro teu amigo e termina a mensagem com "se tu não mandar pra mais 5 pessoas tu vai pegar cirrose no dedão do pé".

Se quiser dar uma doação random de qualquer valor sem compromisso ou assinatura, escaneia o algum dos códigos abaixo ou usa o botão do PayPal ali do lado. Qualquer valor já ajuda a manter o blog e impede que o Joshua morra de fome.


 


You May Also Like

0 comments