Faeries (1981)
Antes de Dark Crystal e Labirinto, Brian Froud teve um de seus livros adaptados pra um especial de TV. Pra quem não sabe, Brian Froud e Alan Lee produziram um livro de arte com a temática de fadas, mas na real era sobre criaturas fantásticas da floresta em geral.
Se tiver um tempo e se interessar, dê uma olhada no Google, vai achar belíssimas peças de arte.Não top 5, talvez top 10. Mas mesmo assim, estranha.
A florsta das fadas costumava ser alegre, cheia de música, danças, e churros de Nutella. Mas o rei, provavelmente bêbado com Sprite, deu vida à própria sombra, que criou consciência própria e estabeleceu uma noite eterna na floresta e a domina com mão de ferro.
HA!
Deixa ir... Deixa ir... |
A primeira coisa que nota-se é que a animação é barata. Muito barata. Não só ela é extremamente rústica, rabiscada, sem acabamento, mas até nos frames ela economiza. A melhor forma de descrever a animação é que a equipe recebeu um orçamento pra fazer uma animação estilo japonesa, com poucos frames mas que funciona bem assim. Mas os caras tentaram dar mais movimento, e na metade do caminho perceberam que não podiam terminar os frames necessários e resolveram só repetir os frames já usados.
Notem que exsitem "clones" dos personagens em posições analógicas, pra que eles fiquem rodando ao redor do centro e não se perceba a diferença. É basicamente um dos princípios dos gifs animados modernos.
E eles reutilizam essa mesmíssima cena não uma, não duas, mas três vezes.
Eu nunca vi personagens tão, mas TÃO planos desde... sei lá, a última propaganda de carro que eu vi.
Por ser um curta de 20 minutos, as coisas simplesmente acontecem sem muito desenvolvimento. Personagens vem e vão, e basicamente servem pra explicar certos pontos da narrativa. O que é uma pena, porque os designs das criaturas e especialmente os backgrounds são muito bem-feitos. Provavelmente metade do orçamento foi pra fazer os backgrounds e a outra metade pra conseguir os direitos autorais do livro, o que restou aos animadores e dubladores um grill, um pacote de pão de fôrma e um refrigerante sem gás.
Se for isso mesmo, é uma pena que esse especial tenha sido tão fracamente produzido, porque o livro e os conceitos da animação tem um potencial imenso.
Agora, outro livro de Froud com o mesmo tema teve outra adaptação pra TV, dessa vez em live-action.
E... Só. Eu não consigo achar nada, nenhuma informação, nenhum trecho, DVD ou VHS pra vender, nem em torrent. A única coisa que temos é uma página no IMDB com o trailer (que aparenta ser bem promissor). O fato de não ter nota nem nenhuma resenha é um sinal de que esse filme basicamente cessou de existir. O que, de novo, é uma pena, parece promissor.
Ou ao menos parece ser baseado no livro, tem tão pouca informação que é capaz de terem errado a capa dele no IMDB.
Enfim, Faeries de 81 não é nada além do básico (raios, eu diria que é menos que o básico) e você pode ficar irritado com a falta de personalidade dos personagens ou mesmo da narrativa apressada. Mas pelo menos você terá bons designs de criaturas e os conceitos (e até o plot) aproveitáveis pra uma partida de RPG. Recomendo e ao mesmo tempo não recomendo.
Sim, é estranho, só aceite.
0 comments