O Crossover de Sonic e Sabrina


Em algum momento do blog eu mencionei que Sonic e Archie coexistem na mesma realidade. Eu não vou me lembrar agora e nem faço questão, se tu chegou hoje no blog essa informação deve ser suficiente, e se não for, vá ler quadrinhos do Archie.

O negócio é que Archie já teve uma PANCADA de crossover, é quase o Sesame Street dos quadrinhos pra pré-adolescentes. Vira e mexe a gangue tá metida em alguma trama envolvendo as Tartarugas Ninja, Justiceiro, Predador ou Sharknado. Recentemente eles fizeram um crossover com os heróis da própria editora, mas ao contrário dos cameos que eu mencionei, foi mais pra chamar atenção do público e dizer "OW OW VIU PESSOAL ARCHIE TAMBÉM TEM SUPER-HERÓIS POR FAVOR FÃS DE VINGADORES NOS DÊEM ATENÇÃO".

Mas antes disso, lá pelo final dos anos 90 e começo dos 2000, houve um outro crossover interno que não era exatamente interno. Disputas legais, é complicado. Mas como Sonic vai finalmente ganhar seu próprio filme e com Sabrina tendo sua série da Netflix (que eu insisto em ignorar porque eu já perco neurônios suficiente com Riverdale do CW), as leis do SEO me obrigam a escrever sobre eles.

...e eu já queria ler essas histórias há algum tempo mesmo. Enfim. Vamos dar uma olhada Naquela Vez Que a Sabrina Se Encontrou com o Sonic.



A história começa em Sabrina the Teenage Witch #28, depois do reboot que forçou a linha a ter alguma relação maior com a série de TV, como dá pra ver pela capa. Em reedições dessa capa as referências e a foto à série foram removidas, porque provavelmente a Archie não tenha direito sobre a imagem da Melissa Joan Heart. Ou talvez tenha dela como Sabrina mas sei lá como contratos funcionam.
O gibi começa com uma história nada a ver mas que vai ser linkada ao crossover, com Enchantra tentando se vingar de Sabrina por ela ter ocultado o nome da feiticeira suprema no trabalho escolar onde elas enfrentaram aquele chefe de Megaman.

Ou ao menos eu acho que é, eles referenciam uma história da edição passada pra te incentivar a comprar mais gibis, mas eu não tou com saco agora de ir atrás.

Mas claro que a vingança dela não vai ser tão exagerada né?
OH. Okay, estamos indo por aí.

...embora os Quatro Cavaleiros do Apocalipse sejam mais uma metáfora do que quatro homens em quadrúpedes que saem destruindo tudo em seu caminho como se fosse Kathleen Kennedy, mas eu não tenho habilidade suficiente pra interpretar profecia biblica, só fazer piada com gibi de 20 anos atrás.


E então eles chegam à casa Spellman!

Os Quatro Cavalheiros!

...

No original tem uma confusão de "horsemen" e "norsemen", "homens nórdicos". Adaptei o melhor que pude.

Enfim, as moças Spellman congelam os Quatro Cavalheiros enquanto decidem o que fazer, mas Salém reconhece o grandão como sendo um personagem dos gibis que ele lê. O que é interessante, Salém é estabelecido como um grande fã de gibis, mas não reconheceu o nórdico cabeludo de 2 metros de altura com porte físico de ARNOLDO ESUASNEGA saiote de pêlos e um martelo do tamanho de um motor de carro.

A solução tomada foi de dar amnésia aos Cavalheiros e botar eles pra servir elas na praia. Sabrina ficou com Thor na cidade e até tentou ensinar ele a jogar cricket.


...com resultados debatíveis.

Enchantra sente um distúrbio na Força e aparece pra ver como tá o andamento da situação, e a secretária descobre o erro de leitura na mensagem que mandou pra... uh... Workana Mística. Enchantra então reverte toda a situação e manda todo mundo pra casa.

O que torna esse trecho...


De volta pra casa, Sabrina sente falta de Thor e pergunta a Salém se ela pode ler os gibis dele. O gato responde que agora prefere coisas edgy e trocou tudo pelos gibis de SONIC O OURIÇO, assim mesmo, em negrito e tudo pra chamar sua atenção porque já passamos das 10 páginas e até agora nem um rastro de Sonic.

Depois disso tem uma tirinha de uma página pra encher linguiça que é irrelevante pro crossover.


E só então começa a história que todos nós esperávamos: Some Enchantra Evening, um título que devia ser um trocadilho rasamente sagaz mas só me faz lembrar daquele episódio dos Simpsons.


Depois dos eventos da história anterior, Enchantra concorda que sua secretária atualize seu equipamento, trocando uma máquina de datilografar por um computador topo de linha, que poderia até rodar Quake 2.
Eu tou sem internet enquanto escrevo esse artigo, então não posso confirmar que jogos eram populares naquela época, me dêem um desconto.


Aproveitando que Hilda e Zelda vão voltar pra praia (porque pagaram as diárias do hotel e vão aproveitar), Enchantra aproveita pra finalmente se vingar de Sabrina. Então ela conecta sua magia à internet (não me perguntem) e consegue vislumbrar outras galáxias, mundos e dimensões (sério, só aceitem que é mais fácil), e uma delas chama sua atenção...

MOBIUS!

DUN DUN DUUUUUN!

Agora, paremos um pouco pra analisar essa imagem acima. Dá pra reconhecer todos os personagens do desenho que passava no SBT e que também povoavam os quadrinhos da Archie, mas...
...
Qual é a desse Knuckles rosa? E essas máscaras tribais? E aquele ali no canto é o General Hathi de Mogli?
Also, Snively tão low energy que tá parecendo o Alckmin.
...
Agora que eu me toquei que o Snively parece MUITO o Alckmin.

...huh.

Enchantra encontra Sonic e Sally justamente no momento que o ouriço quer dar uma pausa e ter uma D.R. com a princesa.

Porque se tem um motivo que eu vou atrás de ler Sonic, é pelos dramas românticos cotidianos! Yeah!

E o que raio houve com a cabeça do Sonic? Ele parece que chupou todo o ar de um pacote de Ruffles, os espinhos dele tão bem mais alongados e com entradas mais avançadas de onde deviam estar. E é engraçado como aqui a Sally usa roupa, mas ainda deixa a pélvis exposta.

Esse é aquele momento que você percebe que Sonic e My Little Pony se passam em universos que seguem a filosofia FKK. Se bobear, o universo de Mobius, Equestria e Cybertron ocorrem todos na mesma linha do tempo.

...sim eu sei teve aquele crossover recente de Transformers e MLP, já botei na lista.

Enchantra sequestra e hipnotiza Sonic, enquanto Sally e Nicole rastreiam o traço de energia deixado pela magia da feiticeira. Sei lá como isso funciona.

Sonic então se encontra com seu primeiro adversário: Salém! Que ao contrário da sitcom da ABC, não parece ser tão sassy e não parece ter nada de especial fora o fato dele ser um nerd de quadrinhos. Ele tenta até tirar um autógrafo de Sonic, esquecendo que teoricamente ele é só um personagem de gibi aqui e talvez ele deva se perguntar porque raios um personagem fictíceo invadiu o mundo real, mas eu não sou o gato falante aqui.

Sabrina aparece usando a camisola mais rosa-choque de sua coleção querendo saber se esse barulho é o Salém fazendo uma festa com Tom, Frajola, e aquela leoa azul de El Arca.

Sim, aquela que canta I Will Survive.
Sim, existe um desenho animado baseado na Arca de Noé onde uma leoa azul canta I Will Survive de uma maneira que não passaria nem na censura PG-13. Talvez eu mostre na Páscoa.

Enfim, após mostrar que também costuma maratonar Simpsons quando a internet cai, Sonic contra-ataca quebrando a parede de novo.

O ouriço fica ziguezagueando pela casa com um domínio surpreendente de drift, até que Salém o faz escorregar usando areia pra gato, e o raio azul se esbarra na parede como se fosse o Willy E. Coyote.

Enquanto Sabrina vai atrás de pegar feitiço de emergência, Sally aparece na porta seguindo as instruções de Nicole. Aparentemente os Guerreiros da Liberdade tem tecnologia suficiente pra viajar entre dimensões facilmente, tal qual Oscar Maroni pode viajar o mundo a hora que quiser.

Ou isso ou Nicole é mais eficiente que a Alexa.

Oh não! Não há tempo para apresentações! Sonic tá encapetado e Sabrina tá tão sem calças quanto Sally! Como nossos heróis resolverão esses problemas?

...CLARO!

OUTRA EDIÇÃO!

DE OUTRO GIBI!

Esse é um dos motivos que eu parei de acompanhar gibi constante assim, mesmo se for só baixando. Porque é um SACO ter que ficar trackeando edição específica de gibi pra continuar uma história e etc. Raios, eu já tenho um tempo ruim procurando histórias raras da Disney, que dirá ter que fazer isso numa base diária.

Digo, ok, no papel é uma idéia interessante porque dá um certo dinamismo pra um universo com muitos personagens como Marvel e DC. Mas acaba sendo uma parada tão fácil das editoras abusarem só pra te obrigar a comprar mais gibi pra engordar a coleção.

Eu acho mais interessante se for coisa sutil e que não prejudique a história, como já fizeram com Turma da Mônica. Em um mês, todas as histórias coexistiam sozinhas mas tinham alguma relação uma com a outra. No gibi da Mônica víamos Magali ir atrás de comida na casa do Dudu, mas no gibi da Magali víamos como de fato se deu essa conversa. Fica engraçado mesmo sem ler o gibi da Mônica porque a gente sabe que Magali é esfomeada e acaba por ouvir errado e interpretar como um convite pra refeição, como já foi o mote de muita piada com ela.

No gibi do Cebolinha, ele ia passar o fim de semana na casa do Xaveco e víamos sua aventura por lá. No do Cascão, ele descobria que o Cebolinha ia passar o fim de semana na casa do Xaveco e ficou com raiva e foi atrás de um melhor amigo. Cada uma dessas histórias funciona separadamente mas mantém uma relação sutil entre si, é fantástico.

...

Bom grazadeus existe internet, vamos pra Sonic SuperSpecial #10.


A história começa dando uma recapitulação apresentada por um Salém com um design diferente do que apareceu na outra história. De fato, ele talvez esteja mais parecido com a sitcom devido ao público de Sonic não serem familiarizados com os quadrinhos de Sabrina, mas sim com a série.


E é interessante ver como dá pra ver a diferença do papel pelas scans; o gibi de Sabrina parece ser de um papel de melhor qualidade, onde as cores podem ser mais vivas e vibrantes; enquanto Sonic usa um papel próximo ao de jornal, deixando esse aspecto um pouco mais barato e fosco.

Ao menos eu acho que é, eu não sou especialista em tipos de papel, mas parece ser o mesmo que a Panini usava nos gibis de heróis. Ou então a tinta é diferente. Eu sei lá, mas as cores aqui são ligeiramente mais ricas, o que casa bem com o estilo de história que os gibis do Sonic contam.

Na primeira página, Nicole recapitula mais uma vez e ainda explica que ela e Sally atravessaram o portal que Enchantra deixou pra trás, exceto que pra mim o portal já tinha se fechado e tudo que tinha sobrado era um rastro de energia.

O que ainda não responde minhas perguntas, mas divago.
Sabrina então consegue uma abertura e joga um feitiço pra mandar Sonic pra bem longe.
...
Pera.
Ela mudou de roupa.
...
Ok, então temos duas alternativas. 1- Sally e Salém ficaram distraindo Sonic enquanto ele quebrava a casa só pra Sabrina colocar uma roupa mais decente. 2-Sabrina usou um feitiço de troca de roupa entre um gibi e outro.

De qualquer maneira, ela deve ter gasto uma energia física ou sobrenatural que poderia ter sido melhor usada pra parar Sonic de alguma forma. Sally obviamente não se importa com pele exposta e eu tenho certeza que Salém já acordou mais de uma vez com Sabrina sonambulando pela casa usando só um par de pantufas. Até porque os dois são animais então os dois não ligam de ver...
...
...
Foco, Kapan. É só um gibi promocional dos final dos anos 90. Ninguém se importa.


Enfim, Enchantra encontra o paradeiro de Sonic no Monte Everest e dá suas novas ordens: o ouriço deve nivelar a cidade!

DUN DUN DUUUUUN!

...ele pode realmente fazer isso? Digo, é o Sonic normal, claro que os edifícios de uma cidade do interior não são projetados pra resistir a ataques de criaturas de outras dimensões, mas a menos que ele seja Super ou Hyper Sonic ele não tem poder real pra....

........

Foooooooooooco.


Após Sabrina trocar de roupa fisicamente (?????????), Nicole consegue rastrear Sonic de volta à Westbridge, e ele vai em direção à escola de Sabrina. A garota se teleporta pro campus, mas Nicole descobre algo e Salém por algum motivo usa um linguajar totalmente deslocado do resto da história.

Sério? "Precisamos confrontá-la com esta informação?" Eu achei que tivesse lendo um crossover bobo da Archie, não House of Cards.

Sabrina faz Sonic tropeçar no que deve ser o melhor quadro de toda a saga, e Sonic responde com...


...um trocadilho que não funciona nem em sua língua materna.

...de House of Cards pra uma piada legitimamente ruim do Muppet Show.


Em mais uma tentativa de parar Sonic, Sabrina reescreve a História e muda uma árvore de lugar, barrando a trajetória do raio azul, e ambos caem inconscientes no chão, enquanto são banhados pelas luzes do pôr-do-sol.

...

Poético.
Sally então invade o reino de Enchantra, mostrando que o portal ainda tá aberto e que vilões podem passar pra dimensão de Enchantra facilmente, especialmente se Sally transmitir o lugar através da MTV.

Mobius TeleVision.

Ah, os anos 2000...


Sonic e Sabrina aparecem no escritório de Enchantra da melhor maneira possível.


É O RAIO AZUL!

SONIC!

QUE VAI DE NORTE A SUUUL!


Enchantra então devolve Sonic, Sally e Nicole pra dimensão original deles, ao mesmo tempo em que apaga suas memórias sobre Sabrina e tudo que aconteceu aqui. O que provavelmente deve ter inspirado os roteiristas de Sonic 06 em algum momento.


Enchantra então explica a Sabrina o motivo de sua ira, e Sabrina responde que o mundo mortal nunca entenderia a grandiosidade de Enchantra.

O que nos dá essa fala incrível de Salém.


A viagem parece ter tido o mesmo efeito que cocaína nos caras da Sega na época de Sonic R e o ouriço simplesmente desiste de ter a DR com Sally.
...

OKAY.



E assim termina o crossover. Esse gibi ainda tem outra história que se passa em alguma continuidade dos gibis, mas é interessante porque envolve realidades alternativas (chamas de Zonas) de Sonic sendo gerenciadas por Zonic.

Sim.

Em uma delas, Sonic é líder de uma gangue de arruaceiros e Sally pode ou não ter um lado sadomasoquista.
Mas essa nem é a parte mais cursed da história, se liguem nessa imagem.


OH

SWEET

LORD

Vamo lá: HULK SONIC, SPIDER-SONIC, BAT-SONIC, ARCHIE SONIC, VIKING SONIC, SONIC GORDO, SUPER-SONIC (como em Superman), SONIC ALADO, SONIC SEREIO, SONIC CAUBÓI, SONIC MOE DOS TRÊS PATETAS, SONIC NOEL, SONIC PALITO, SONIC 2001, NINJA SONIC, E SONIC NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.

Eu pagaria CARO pra ler qualquer uma dessas versões.

...

DE FATO.

Archie Sonic me intriga, Sally de Veronica e Amy de Betty? E o Spider-Sonic? Robotnik como Duende Verde? E Sonic Gordo? Ele fica postando semi-nude em rede social e depois fica berrando "gordofobia" o suficiente até ser chamado como um paladino da justiça na televisão e conseguir patrocínio pra preencher cota de "diversidade" em coluna de jornal?

IMAGINEM AS POSSIBILIDADES!


Eu realmente gosto desse conceito, nessa história o Sonic da Archie une forças com a equipe de Sonic Underground pra impedir o Sonic arruaceiro de destruir a cidade com Robotnik. É algo que Sonic Generations fez... Mais ou menos.


No final ainda tem essa tirinha com o traço mais zoado de toda a saga. Olha esse sonic disforme e inconsistente, numa hora ele parece ter o crânio dos aliens de Indiana Jones 4 e na outra ele parece ser o Pac-Man. E Sabrina parece ter sido desenhada por uma criança da oitava série usando um papel por cima de uma arte oficial, bizarro demais.

Mas o crossover em si é legalzinho e vale a pena ler pela curiosidade. Não era nada mais do que uma marketing stunt, mas foi interessante.

Mas teve outro crossover um tempo antes, mas... debativelmente canon? Sei lá, a realidade de gibis assim tem a mesma consistência do Globglogabgalab.


É uma história curta num especial de Halloween, onde Sabrina acidentalmente usa o feitiço de fantasia-real ou algo do tipo e traz Sonic e Knuckles pro mundo real, onde descobrimos que eles não suportam frango frito (provavelmente porque eles tem amigos frangos? eu sei lá eu não lembro) e Jughead faz cosplay de Robotnik.


E tem essa fala engraçada:


É uma história curta que tem cameo de outros personagens da editora, como os heróis que eu mencionei lá em cima e Josie e as Gatinhas.
Mas... Meh. Vale mais pela curiosidade mesmo.

Ok, isso é tudo por hoje, até a próxima, pessoal!
Uh...
Dirijam com cuidado, eu acho... Eu não sei como terminar esse artigo.

****

Esse post foi feito com o apoio dos padrinhos João Carlos e Cauã Alves. Caso queira contribuir com doações pro blog, dá um pulo lá no Padrim, que cê vai poder dar pitaco nos artigos futuros, ler artigos assim que forem terminados, e mimos aleatórios na medida do possível.

Ou dá uma olhada nas camisas, travesseiros, adesivos e outros produtos da loja, tem camisa com o símbolo do blog, designs exclusivos de Disney e Archie, etc. Also,aceito sugestões de ilustrações ou temas.

Se quiser dar uma doação random de qualquer valor sem compromisso ou assinatura, escaneia o código aí. Qualquer valor já ajuda a manter o blog e impede que o Joshua morra de fome.
Sério, já viu o preço do salmão? Pois é.



You May Also Like

1 comments

  1. +Kapan, gostei bastante de seu artigo!

    Sobre o filme do Sonic, gostaria muito que apresentasse os personagens Tails e Knuckles indo para a Terra junto com o Sonic!

    No segundo filme, apresentaria a Amy Rose (a quase namorada do Sonic no anime Sonic X-até lembro de assistir esse anime no falecido canal Jetix) e o Shadow e dando algumas pistas sobre o Super-Sonic (quando o personagem consegue adquirir todas as esmeraldas do caos).

    E por fim, no terceiro filme, o Dr. Robotnic cria o Metal Sonic (inspirado no OVA de 1996), bem como versões metálicas de amigos do Sonic, como Tails, Knuckles e Amy e a introdução do Super-Sonic!

    ResponderExcluir