O Roubo dos Bonecos


Capa da Natal de Ouro número 1, publicado pela editora Abril

Eu devo ter zoado essa história pelo menos umas 3 vezes, pelo absurdo exemplar que ela é da falta de coerência dos quadrinhos em geral, mas especificamente Disney.

Digo, a Casa do Rato já é um grande nome de sua indústria, provavelmente o maior, mas houve um tempo em que a empresa se limitava a recontar contos de fada/clássicos conhecidos e fazer histórias engraçadas de animais falantes.

Ok, existiam os filmes live action, mas geralmente eles não cruzavam a linha dos quadrinhos com a mesma facilidade. Tem histórias do Zorro e do Merlin Jones, mas você não veria o Sargento Garcia prendendo o Pateta por ter roubado seu tamale, obrigando o Batman do velho oeste de fazer a justiça com as próprias mãos, resgatando o maior representante da raça Canis Goofus da prisão espanhola.

Aliás, não tem os filmes do Merlin Jones no Disney+, como 90% da biblioteca dos groovy years.
Cê sabe, os anos 60 e 70. Criei esse termo agora, é um projeto em andamento.

E nessa história vamos ver um dos maiores crossovers que era um acontecimento comum no universo Disney dos quadrinhos. Se quiserem que eu escreva mais sobre esse tipo de história, deixe sua sugestão, porque é de fato um negócio meio difícil de trackear.

Sem mais delongas, adiante!




Nossa história começa com Papai Noel fazendo o inventário de brinquedos, e algo me diz que esse vai ser um Natal bem fraco. Digo, supostamente é pro bom velhinho entregar presentes pra todas as crianças ao redor do mundo, mas as prateleiras que vemos aqui são bem magras e não podem conter muitos brinquedos. Fora que tem menos variedade que o corredor de brinquedos do finado Extra.

Ou Noel teve o crédito reprovado pelo banco ou 1978 foi um ano com 98% de crianças particularmente cruéis.
Aposto que tem alguma relação com a Argentina ter vencido a Copa do Mundo.

Peter Pan aparece na oficina do Papai Noel

Mas o velho então percebe que falta uma prateleira inteira de bonecos (24 unidades; de novo, péssimo ano) está vazia, e ninguém mais ninguém menos que Peter Pan está por perto para ajudá-lo.
O que levanta perguntas.
Peter Pan sempre está por perto do Polo Norte? A Terra do Nunca fica próxima da Lapônia?
Como esse moleque não passa frio usando uma camisa feita de folha de árvore e uma calça que equivale a 40% de um uniforme de sentai?

Peter Pan na oficina do Papai Noel

Questões que fariam Cascão e Nimbus discutirem ferrenhamente à parte (se você entendeu essa referência, parabéns, tome um biscoito), Noel tem mais problemas do que parece. Gepeto tinha ficado de entregar bonecos que se mexem sozinhos sem fios pro Noel entregar pras crianças, mas ele é um velho distraído e esqueceu.
Ok, agora faz sentido, Klaus demitiu os elfos/duendes e terceirizou todo o trabalho de fabricar brinquedos.
Ou ele achou que Peter Pan era um elfo gigante e contratou ele no lugar do resto dos elfos, vai saber.
Peter Pan leva o Papai Noel para a oficina de Gepeto

Noel e Peter voam até a Itália, onde Gepeto conta que seus 24 bonecos sumiram do absoluto nada. Peter Pan, porém, tem uma idéia de onde estariam os 24 bonecos.

Gepeto e Peter Pan lêem o anúncio do show do Stromboli

Ora ora, mas que coincidência!
E aqui está Peter na Itália durante o inverno, com Gepeto tendo que usar um casaco e cachecol pra não morrer de frio, ao passo que peter permanece com suas roupas comuns, o que prova que o menino que não cresce tem a mesma resistência ao frio que uma piriguete. Raios, até a Sininho precisa usar roupa de frio de vez em quando, qualquer um que tenha visto Secret of the Wings sabe disso.

Peter Pan e Gepeto confrontam Stromboli, que nega ter roubado os bonecos

Enfim, Stromboli obviamente nega ter roubado os bonecos, mas Peter o espiona e o ouve confessar que sim, ele não roubou os bonecos, mas quem botou a mão na massa foi João Honesto!

Stromboli e João Honesto comemoram o roubo dos bonecos

Oh! A infâmia!
E Peter o chama de “João Pilantra”, e é literalmente a primeira e única vez que eu vi esse personagem ser referenciado com esse nome.

Gepeto jura vingança ao Stromboli

Como Gepeto é um velho que acompanhou Ted Boy Marino em seu auge (inclusive Nona é um curta fofinho), Gepeto espragueja e ameaça descer a mãozada nos vilões, mas Peter o impede, porque sabe que embora Gepeto tenha um baita bigodão, ele não é Hulk Hogan, e o convence a pedir ajuda ao Papai Noel.
…que só agora eu notei sua ausência, faz sentido. Não dá pra ter o São Nicolau em pessoa zanzando pelas ruas da Itália em pleno Natal, só iria demonstrar a fragilidade de seus poderes.
…que é literalmente o plot de Santa Clauses, mas divago.

Stromboli não consegue fazer os bonecos se mexerem sozinhos

Mas Stromboli é um incompetente e não consegue fazer os bonecos funcionarem, mas pelo menos ele não berra com a bailarina.
Stromboli pode ser um vilão, mas ele jamais levantaria a voz pra uma donzela.
João Honesto (ou Pilantra, sei lá quem traduziu isso) então sugere que ele chame Gepeto pra consertar os bonecos.
Porque nossos vilões tem o nível de QI equivalente ao do Jorginho d'Os Caras de Pau.

Gepeto promete consertar a varinha mágica da Fada Madrinha da Cinderela

Enquanto isso, a Fada Madrinha da Cinzerela (e sim eu sou a favor dessa ser a grafia oficial, não me encha o saco) aparece do absoluto nada e pede ajuda de Gepeto pra consertar a varinha mágica dela.

COMO INFERNOS CONGELANTES GEPETO TEM FERRAMENTAS E KNOW HOW PRA CONSERTAR VARINHAS MÁGICAS, eu não faço a menor idéia, mas Gepeto deve abrigar uma mente brilhantíssima.

E então Stromboli chega pedindo ajuda de Gepeto pra consertar os bonecos e Gepeto aceita.

Stromboli pede a Gepeto que ele conserte os bonecos



MAS É UM ENERGÚMENO MESMO!


Ok, aí o pai de Pinóquio vai lá consertar os bonecos, e antes que Stromboli os teste, captura Gepeto numa gaiola cartunescamente gigante.
Porque ele tem uma dessas? Oras, porque ele é o vilão! Mas que pergunta, Pedro Bó.

Os bonecos capturam Stromboli e Gepeto foge com Peter Pan

Mas ninguém esperava que Gepeto sussurrasse no ouvido dos bonecos ordens de prender Stromboli e João Plenário, e conseguem fugir do italiano gordo e do furry amaldiçoado.
Quem diria, Gepeto de fato é um estrategista!
No meio da fuga, reencontram a Fada Madrinha (que ainda tava na região por motivos que nunca entenderei), e prontamente devolve o favor de Gepeto, prendendo Stromboli e o fugitivo da FurFest.

A Fada Madrinha captura Stromboli e João Honesto

Mas a noite ainda não acabou, porque o Pai Natal é um velho gordo preguiçoso que não quer ter o trabalho de carregar VINTE E QUATRO BRINQUEDOS pro trenó.
E é nesse momento que Peter Pan, o menino que não sente frio, joga o pozinho mágico em cima dos brinquedos, que milagrosamente não saem voando sem rumo e vão direto pro trenó do velho Klaus.

Peter Pan faz os bonecos voarem com o pó de pirlimpimpim

E assim, todas as 24 crianças do mundo inteiro que conseguiram se comportar o ano todo por não se envolverem em rebeliões organizadas por causa de futebol vão receber seus protótipos de robôs inteligentes que muito em breve dominarão o mundo! Hooray!

Se você achou difícil passar no enem, imagina passar pra lista dos bonzinhos em 1978, deve ter sido O caos.

Essa é uma história bobinha que saiu em formato de tiras de jornal nos EUA, mas é interessante por misturar vários personagens Disney com o Papai Noel, algo que não devia ser tão difícil visto que… né..

Walt Disney com Papai Noel na Disneyland

Voltando pra minha teoria do Universo Compartilhado Disney, é legal ver os personagens interagindo assim sem muita pretensão, é equivalente a brincar com seus brinquedos de universos diferentes, algo que eu tenho certeza que todos já fizeram em algum momento, mesmo sem ter os meios pra isso. É um ótimo exercício criativo, mesmo pra quem já passou da idade de brincar com pedaços de plástico (que segundo a Lego é 99 anos).
Você pode construir diálogos e aventuras com o Yoshi, Ênio, Beto, e o Charlie Brown e ninguém vai aparecer pra dizer que não faz sentido. Ou o simples fato de se questionar se o Goku daria uma sola no Superman e discutir com seus amigos ou vozes da cabeça quais seriam os desdobramentos narrativos desse embate, e é essa sensação lúdica que quadrinhos como esse me trazem.

Mas eu sou um velho ranzinza emotivo, me deixem.

E eu acho mó daora esse traço, esse estilão americano de quadrinho que era bem no model sheet mas que tinha uma certa graça. Eu amo traço italiano solto, mas tem um charme nesse traço mais familiar, mas feito com criatividade de poses e capricho.

O que me lembra, Carl Barks criou o Tio Patinhas numa história de Natal, e tem uma coleção com as obras dele na Amazon. Comprando pelo link aí debaixo cê ajuda o blog e etc



***
  Esse post foi feito com o apoio do padrim João Carlos. Caso queira contribuir com doações pro blog, dá um pulo lá no Padrim, que cê vai poder dar pitaco nos artigos futuros, ler artigos assim que forem terminados, e mimos aleatórios na medida do possível.
Ou dá uma olhada nas camisas da loja, tem camisa com o símbolo do blog, designs exclusivos de Disney e Archie, e também aceito sugestões de ilustrações, aliás.

Também dê uma olhada nos livros originais do grupo SRT, que podem ser lidos usando o Kindle Unlimited, que é basicamente uma Netflix de e-books. Tu paga uma mensalidade e pode ler QUANTOS LIVROS QUISER, no kindle, tablet, celular e computador.
Clica na imagem e faz um teste de graça por 30 dias, na moral.


Ou se tu preferir filmes e séries, dá uma chance pra Amazon Prime, que não só tem um catálogo diferente da Netflix, como tem uma pancada de outros benefícios, tipo frete grátis, assinatura de revistas, brinde na Twitch, etc.

Inclusive o Prime Gaming dá jogo de graça todo mês, pra ficar na tua biblioteca mesmo. Vez ou outra aparece umas pérola tipo arcade da SNK, point and click da LucasArts e sei lá, o jogo de Dark Crystal, além dos pacotes pra uma PANCADA de jogo online.

Sério, faz o teste gratuito aí clicando na imagem abaixo, talvez tu encontre algo que não tenha na Netflix, ou Disney+, ou wathever que te interesse. Tem filmes clássicos também, tipo os da Pantera Cor-de-Rosa no MGM.
Se não gostar ou não quiser continuar com o(s) serviço(s), só cancelar a qualquer momento, sem besteira.


Cê também pode ajudar compartilhando os artigos do blog nas redes sociais, pros amigos que também possam gostar, etc. Manda pro teu amigo e termina a mensagem com "se tu não mandar pra mais 5 pessoas tu vai pegar cirrose no dedão do pé".

Se quiser dar uma doação random de qualquer valor sem compromisso ou assinatura, escaneia o algum dos códigos abaixo ou usa o botão do PayPal ali do lado. Qualquer valor já ajuda a manter o blog e impede que o Joshua morra de fome.


 

You May Also Like

0 comments