O Globo de Neve e Natal no Globo de Neve (não é o mesmo filme)



Eu confesso que nunca fui muito chegado nesses filmes natalinos de comédia romântica. Eu sei que existe todo um nicho absurdamente específico pra isso, e que eu até já resenhei alguns aqui (de cabeça eu lembro de Holiday in Handcuffs), mas é simplesmente algo que nunca me atraiu o suficiente.

Eu sei lá, me dê um episódio especial de uma série aleatória, ou um especial de 40 minutos de Mais Uma Adaptação de Christmas Carol qualquer dia. Raio, me dê Hulk Hogan vestido de Papai Noel com amnésia, eu vou querer ver essa desgraça.

Mas rom-com de Natal parece algo muito safe, muito difícil de sair algo absurdamente bonkers, completamente trá-lá-lá das idéias.

Mas Snowglobe chega bem perto.



Eu tava com esse filme faz um tempo na minha watchlist do Disney+ e eu resolvi dar uma olhada porque… porque não? Na real é um filme da ABC Family, então não é algo que passaria no Disney Channel, ou mesmo no Disney XD (que descansem em pança), mas que deve ter passado na Globo em algum momento.

Então… É. Natal, vamo ver um filme mais relax e menos enfurecedor como o de costume.


Snowglobe conta a história de Angela, uma simples guria de nobre coração que vai todos os dias à padaria fazer pão. HAH, EU RIMEI! Enfim, ela trabalha na padaria da família, família essa que vive invadindo seu apartamento e se metendo na vida dela, alugando o estúdio do condomínio pra inquilinos que possam casar com Angela, e fazendo planos da irmã grávida ir morar com o marido desempregado e inútil junto dela.
Ela também tem que embalar o presunto em papel de presente, mas até aí tudo normal.

Farta dessa balbúrdia infernizante, ela sonha com uma vida mais simples, com um Natal gelado e tradicional como se tem nos filmes. Mas estamos em um filme, e ela consegue esse Natal perfeito ao sonhar que está dentro de um globo de neve que ganhou misteriosamente de algum anônimo.

Se tem algo que todos nós devemos confiar é em presentes misteriosos de anônimos em época de Natal, eu ganhei um spray de própolis numa caixa sem remetente que poderia me levar pro hospital, mas ele me deixa com a voz de Nelson Ned.


No globo de neve, Angela conhece uma pá de gente que vive em função de comemorar o Natal, com seus presentes mágicos, fogões mágicos, e um clima social tão perfeitamente e alegremente engessado que poderia ser parte de um filme de terror.

Angela começa a se engraçar pro lado de Douglas, um cara que poderia ser o Kris de Frozen ou algum desenho dublado pelo Patrick Warburton. Isso gera ciúmes na linda loirinha local, a qual chamarei de Jingle Bella, e gera um desequilíbrio entre a vida real e a vida no globo.

Mas o negócio complica quando Douglas invade o mundo real com saudades de Angela (que nesse dia em particular começa a gostar do vizinho novo que sua mãe empurra pra ela), causando os típicos shenanigans do peixe fora d'água que foram muito melhor usados em Bernie and the Genie.


Mais shenanigans natalinos vão acontecer e se fosse um filme menos family friendly provavelmente teríamos mais momentos awkward dignos de Holiday in Handcuffs ou Sobrevivendo ao Natal.
Ou só mais cenas da Angela de camisola, sei lá.

Esse filme é… ok. É ligeiramente cômico, o drama e desejos da protagonista são relacionáveis, mas o caráter e visão de mundo dela mudam depois de uma experiência fantástica, que é o mínimo que se espera de uma fantasia natalina.
Mas tem algumas coisas estranhas, e não me refiro ao peru recheado com lasanha.
"Peru recheado com lasanha?" EU GAGUEJEI?


Por exemplo, o mundo do globo de neve é pra ser supostamente um mundo perfeito, onde ninguém briga e é o Natal perfeito o tempo todo, o que curiosamente não inclui arroz com passas, que sustenta minha teoria que este é um crime culinário e deveria ser devidamente punido, mas divago.

Anyway, Natal perfeito. Então porque a Jingle Bella... Claire? Acho que é esse o nome dela, a atriz também interpreta uma Claire em outro filme… chamado O Dragão de Gelo, wathever. Porque a Jingle Bella ficou com ciúmes? É um sentimento que não devia existir nesse mundo, mas ela o sente mesmo assim.

Talvez seja porque Douglas e Bella deviam ser os eternos chove-não-molha, igual grandes casais clássicos como Rolo e Tina, Pipa e Zecão, Horácio e Clarabela, Cebolinha e Mônica, e o Grilo Falante com a Sininho.
Não me olhem desse jeito, todos nós pensamos a mesma coisa, mas só eu disse em voz alta.


E sim, eu sei, é porque a intrusa começa a trazer coisa ruim do mundo dela pro globo, mas eu só sei disso porcausa da sinopse que o Disney+ me deu, caso contrário eu não deduziria isso. Nada no filme te leva a essa conclusão, pelo menos não diretamente.

Eu acho que essa era a intenção original do filme, mostrar como um mundo perfeito e um mundo imperfeito podem se destruir mutuamente ao se misturarem…? É isso?
Esse filme é tipo o Kamen Rider Decade dos especiais natalinos?
Tipo A Origem dos Guardiões?
Ou esse era o filme das corujas que duas pessoas assistiram?

Se esse filme não tivesse sob as amarras de ser produzido pela ABC Family, talvez pudesse explorar um pouco mais os conceitos. Não me entendam mal, não é um filme ruim. O roteiro é engajante o suficiente, os personagens são interessantes e bem atuados, eu gosto do vizinho da Angela que é um cara legal mas é meio awkward, mas não awkward o suficiente que seja um problema, é legal.
Não é um filme fantástico, mas também não é ruim.


Mas por exemplo, tem algumas coisas que poderiam ser melhor exploradas, mas que são interessantes pra um filme natalino familiar. Por exemplo, Douglas é basicamente uma criança grande, e nenhuma camisola decotada o faria mudar sua personalidade, por mais que Angela queira fazer coisas pouco cristãs com um maluco quase desconhecido e que tem sérias limitações mentais.
Limitações que não ocorrem nos outros habitantes do Globo, diga-se de passagem. Sim, as regras de mundo parecem ter sido escritas por alguém tentando ser o próximo John Lasseter.

Mas tem uma cena que ela implora pro vizinho novo que a família empurra pra ela pra cuidar do Douglas, e ele, como um bom vizinho que quer fazer coisas pouco cristãs com a protagonista, aceita.
Esqueci o nome dele, só lembro que ele parece o Agostinho Carrara se tivesse o nariz esticado igual o Mario no Nintendo 64.

Ele leva Douglas pro zoológico, onde descobre que Douglas tem praticamente zero conhecimento do mundo real, algo que também vemos quando Angela o leva pra conhecer a Times Square.


É um filme bem água-com-açúcar, mas tem alguns momentos bons e awkward o suficiente pra que seja revisitados de vez em quando. Não é um filme exatamente engraçado, mas eu dei mais risadas do que eu esperava, uma coisa ou outra que me pegava de surpresa ou por ser tão bobo ou tão inesperado que me dava um sorriso genuíno.

É um bom filminho pra ver no feriado, mas não essencial. Eu gosto de ler algumas reviews do Letterboxd, e uma delas é “minha irmã me obrigou a assistir esse filme nos últimos sete anos e eu ainda não tenho um pensamento coerente sobre ele”.

Eu não teria dito melhor.

Mas não pára por aí, porque temos OUTRO filme envolvendo uma protagonista que vai parar num Natal perfeito num globo de neve mágico que envolve Christina Millian!
Se eu tivesse uma moeda pra cada vez que isso acontece, eu teria duas moedas.
...
...
...

A Snowglobe Christmas


O QUE NÃO É MUITO, MAS É ESTRANHO QUE TENHA ACONTECIDO DUAS VEZES!
Pronto, eu já tava ficando com agonia.

Do mesmo estúdio que nos trouxe clássicos como Abraham Lincoln vs. Zombies, Nazis at the Center of the Earth, Pirates of the Treasure Island, Transmorphers, Sharknado, e Trolland, temos um filme de natal que segue o mesmo padrão mockbuster.

Cê sabe o que é um mockbuster, aqueles filmes que tentam te enganar (ou pelo menos avós e tias desavisadas) achando que tão trazendo o artigo genuíno. Todo o catálogo da VideoBrinquedo, por exemplo, e filmes como Kiara the Brave e aquela Mulan holandesa.

O Asylum é um estúdio especializado em mockbusters do mais baixo padrão de qualidade, e eles parecem ter algum orgulho nisso. Não é nada muito diferente dos filmes B de antigamente, só que agora os efeitos visuais são mais risíveis e menos charmosos, como veremos aqui.


É na real fascinante ver que esse filme não só tenta te fazer pensar que é o Snowglobe da ABC (com um plot semelhante), mas também traz a mesma atriz que fez Angela no clássico (carece de citações) da emissora número 1 da América (em ordem alfabética). Eles até botam ela no meio do poster do filme, mas ela aparece em… 20% do filme? Talvez?

Essa balbúrdia da Asylum conta sobre Meg, uma produtora de TV obcecada com a perfeição, e quer que toda a equipe faça hora extra pra refazer uma cena onde os personagens fazem anjos de neve, e justamente na… GASP! VÉSPERA DE NATAL?? MAS AS PESSOAS TEM FAMÍLIA!

Exceto ela, porque o namorado/noivo/wathever dela tá planejando sair com os bróders pra Vegas na noite de Natal. É como diz o AVGN, “Nerds before Birds”.


E porque o plot demanda, ela anda agarrada com um globo de neve do tamanho de um Tickle Me Elmo, por motivos que ninguém sabe e nunca são explicados. Daí ela encontra Sal, interpretada por Angela, que lhe dá instruções de como jogar o globo de neve no chão até ele quicar e bater na cabeça de Meg causando-lhe uma concussão.

Esse diálogo é literalmente isso que eu descrevi, sem tirar nem pôr, e vem do absoluto nada.

Aí Meg começa a sonhar que tem uma vida perfeita com um marido perfeito e duas crianças perfeitas numa cidadezinha perfeita dentro do globo de neve.

Supostamente. No final, Meg vai pra essa mesma cidadezinha viver a vida perfeita.

Ou seja, pegaram Homem de Família e misturaram com Snowglobe, o que… não seria tão ruim se não fosse o clickbait típico do Asylum, mas… é.


Eu queria muito odiar esse filme. De verdade. O aspecto técnico beira o ofensivo, não é feio ou mal-feito, mas ao mesmo tempo nenhum set do filme parece um lugar de verdade, parecem props feitos no dia anterior de última hora. O abuso de CG em certos momentos é notável, que vai de chroma-keys feitos no CapCut até a um literal .png de uma árvore de natal no meio da cidade.

E cê tem tempo pra notar que é um .png, porque eles passam mais tempo do que o necessário mostrando a tomada com a árvore, e não satisfeitos com isso, reciclam a exata mesma tomada outras vezes, assim como uma tomada onde a câmera sobe com umas travadas da grua.


Não só isso, mas o diálogo é bem engessado, com frases mal construídas e explicações mal boladas, a um ponto que se não fosse o carisma dos atores teríamos pouca coisa que se salvasse aqui. O Ted é aquele carinha lá do Scrubs; a Meg tava em Vanilla Sky (que eu nunca vi na vida); o tiozão gente boa que faz o Papai Noel tava em uma pá de coisa bacana, tipo Meu Papai É Noel, um episódio de Boy Meets World, mas que também tava em O Filho do Ace Ventura.

Porque todo mundo tem conta pra pagar, e um trabalho é um trabalho.

E um pneu é um pneu.


Eu poderia citar como nada na história faz sentido ou é simplesmente mal explicado; como o plot da cidade dentro de um globo de neve é mal aproveitado e poderia ter sido limado do filme sem nenhum prejuízo; eu poderia passar horas (ou alguns minutos) tirando sarro da direção tronxa e da ironia que é ter uma protagonista que trabalha na TV e é perfeccionista, inclusive com uma cena onde Sal faz um anjo de neve e é LITERALMENTE UM CHROMA KEY.
OS CARAS NEM PRA TER O TRABALHO DE FAZER UM ANJO DE NEVE REAL!!!!



Mas os atores são tão carismáticos e fazem tudo o que podem pra tornar a experiência de assistir essa bomba menos dolorosa. Eles conseguem transformar um diálogo meloso e clichê em algo suportável e até carismático, vez ou outra. Até o desentendimento dura pouco tempo e é resolvido de uma maneira mais sutil e crível, pelo menos pro padrão desse tipo de filme.

Tem alguns momentos bons, como a Meg se abrindo com a filha que passa pela mesma coisa que ela passou quando pirralha. Colocando numa frase assim soa clichê e previsível (porque é), mas as atrizes fazem um esforço danado pra que isso soe verossímil e adorável, que é impossível não admirar o esforço que elas colocam em um filme que absolutamente ninguém vai assistir.

O mesmo vale pro casal principal, que variam do "casal onde um deles tem amnésia e o outro tem que fazer todo o processo de fazer ela se apaixonar de novo por ele" pro "essa DR pode significar o fim do casamento" de uma maneira crível, unicamente pela forma que eles encenam.
Eu não posso dizer em plenas faculdades mentais que é um filme bom, mas eu também não consigo odiar.

Eu recomendo? Raios, não, mas ambos servem pra abrir uma temporada de filmes natalinos, seja pra esquecer do mundo lá fora que a cada dia que passa se destrói numa autofagia incontrolável, ou seja pra tirar sarro vendo com os amigos.
Se você ainda tiver amigos.




***


Falando em Natal, Como o Grinch Roubou o Natal tem uma versão em português e tem pra vender na Amazon. Se bobear, pode até tar de promoção aí

Comprando pelo link cê apóia o blog e etc




***
  Esse post foi feito com o apoio do padrim João Carlos. Caso queira contribuir com doações pro blog, dá um pulo lá no Padrim, que cê vai poder dar pitaco nos artigos futuros, ler artigos assim que forem terminados, e mimos aleatórios na medida do possível.
Ou dá uma olhada nas camisas da loja, tem camisa com o símbolo do blog, designs exclusivos de Disney e Archie, e também aceito sugestões de ilustrações, aliás.

Também dê uma olhada nos livros originais do grupo SRT, que podem ser lidos usando o Kindle Unlimited, que é basicamente uma Netflix de e-books. Tu paga uma mensalidade e pode ler QUANTOS LIVROS QUISER, no kindle, tablet, celular e computador.
Clica na imagem e faz um teste de graça por 30 dias, na moral.


Ou se tu preferir filmes e séries, dá uma chance pra Amazon Prime, que não só tem um catálogo diferente da Netflix, como tem uma pancada de outros benefícios, tipo frete grátis, assinatura de revistas, brinde na Twitch, etc.

Inclusive o Prime Gaming dá jogo de graça todo mês, pra ficar na tua biblioteca mesmo. Vez ou outra aparece umas pérola tipo arcade da SNK, point and click da LucasArts e sei lá, o jogo de Dark Crystal, além dos pacotes pra uma PANCADA de jogo online.

Sério, faz o teste gratuito aí clicando na imagem abaixo, talvez tu encontre algo que não tenha na Netflix, ou Disney+, ou wathever que te interesse. Tem filmes clássicos também, tipo os da Pantera Cor-de-Rosa no MGM.
Se não gostar ou não quiser continuar com o(s) serviço(s), só cancelar a qualquer momento, sem besteira.


Cê também pode ajudar compartilhando os artigos do blog nas redes sociais, pros amigos que também possam gostar, etc. Manda pro teu amigo e termina a mensagem com "se tu não mandar pra mais 5 pessoas tu vai pegar cirrose no dedão do pé".

Se quiser dar uma doação random de qualquer valor sem compromisso ou assinatura, escaneia o algum dos códigos abaixo ou usa o botão do PayPal ali do lado. Qualquer valor já ajuda a manter o blog e impede que o Joshua morra de fome.


 

You May Also Like

0 comments