LEGO Frozen: Northern Lights


Ok, eu sei que tecnicamente esse não é um curta de Natal e eu sei que existe o especial de Natal de Frozen, que passou antes de Coco e que foi duramente criticado porcausa dessa decisão.

O negócio é que.. É um curta até bonitinho, eu não consigo zoar ele o suficiente porque ele é bem feito e divertido de assistir.
...

POR OUTRO LADO... A Lego fez uns sets baseado nas Princesas Disney, e a Disney fez livros que contam mais histórias do universo de Frozen. Um deles que basicamente virou uma sub-franquia, que envolve as aventuras do grupo principal em busca das luzes da Aurora Polar.

Ou seja, Frozen é uma sub franquia das Princesas Disney, e Frozen Northen Lights é uma sub franquia de Frozen, a tornando então uma sub sub franquia.
Frozen é oficialmente o Kamen Rider Den-O da Disney, e Olaf é o Momotaros.

A Lego viu a oportunidade e junto da Disney, fizeram uma série de curtas curtos que juntos faziam um curta especial baseado nesse plot dos livros, só que com comédia nonsense, quebra de quarta parede, e piadas internas.
De novo, Kamen Rider Den-O.

E sim, embora ele tente fazer algo na linha de Lego Movie e os jogos de Lego, é um desastre. Um desastre bonitinho, mas um desastre.
Então não perdamos mais tempo, porque temos um artigo momento a momento pela frente e não posso mais me segurar!

...

Sim, eu fiz uma piada de Let it Go sem motivo. Se acostume.



Nossa história começa com Anna e Elsa apostando uma corrida na neve. Anna e Kris com seu fiel alce Sven. Mas Elsa está à frente do casal por motivo nenhum, exceto...


...que ela tem poderes de gelo e seu trenó permite fazer drift na neve enquanto Olaf faz um eurobeat com a boca tipo beatbox mesmo sem ter pulmões ou lábios.



Mas oh! O racha das irmãs atrai a atenção de dois guardas que estão de guarda, Ênio e Beto! Ênio imediatamente parte em seu alazão para impedir essa vagabundagem real, quando é impedido por seu colega Beto.

Beto: Ow ow, tá de boa, deixa ir.
Ênio: MAS ELAS AVANÇARAM A PREFERENCIAL, ESTÃO EM ALTA VELOCIDADE, E EU TENHO CERTEZA QUE AQUELES BONEQUINHOS DE NEVE NÃO ESTÃO USANDO CINTO DE SEGURANÇA
Beto: Mas é a rainha
Ênio: MAS ELA NÃO ESTÁ ACIMA DA LEI
Beto: Ela faz as leis.
Ênio: MAS MAS MAS
Beto: Ênio, deixa ir.
Ênio: que
Beto: Deixa. Ir.
Ênio: ...eu tenho quase certeza que essa gramática tá meio errada
Beto: É mais engraçado em inglês
Ênio: Por "engraçado" cê quis dizer "dá pra dar um risinho de canto de boca no começo mas que progressivamente quando tu notar que essa vai ser uma piada recorrente nesse desenho vai se tornar irritante"?
Beto: Eu te ensinei bem, meu jovem padawan.


E sim, eles repetem a frase "let it go" uams 5 vezes aqui e cada vez é mais pausada.
Não faz nem dois minutos de filme e já tivemos uma amostra do nível de comédia do resto. Que bom.


Elsa está na dianteira, já que magia e trenó são mais eficientes do que uma mula peluda com chifres falsos, mesmo após Sven dar um pulo que faria Mario chorar de orgulho, Elsa ainda tem o poder do blast processing e cria uma rampa de gelo, que faz com que seu trenó deslize mais rápido e Olaf possa fazer essa referência:


Se você não entendeu a piada, parabéns, significa que tem mais vida social do que eu e mais chances de progredir numa conversa informal sem ser obrigado a fingir um ataque epiléptico pra não ter que responder à pergunta "e como vai na faculdade? já tá estagiando?"


Sven escorrega no gelo e acaba quebrando um pedaço da rampa, e acaba usando como trenó e alcança Elsa.


Sei lá como, mas todo mundo se barroa e ninguém sai ferido. Provavelmente é o gelo, mas vai saber se ele não feito de minúsculos flocos de neve feitos de Lego? Deve doer pra raio afundar num mar de peças de Lego, vai sair com mais ferimento do que o elenco de Annoying Orange.


Olaf, como um bom matuto, faz um alarde pro céu.

E tira uma selfie com os Snowgies.


É.



Elsa então conta que o diário de seu pai dizia que esse era o primeiro dia que era possível avistar a aurora polar, e que queria ver com sua irmã, e se lamenta em alta voz. Anna faz a piada acima, o que faz com que Elsa se lamente num tom ainda maior, que por sua vez faz com que o topo de neve da montanha rache e deslize sobre uma cidade, provavelmente matando milhares de pessoas e criando a versão oposta da Erupção do Vesúvio de 79.


Olaf pergunta o que raios é a aurora polar, e Kris explica que são valquírias atravessando a região.


Sven então dá uma explicação científica que ninguém dá a mínima.

É um reino de fantasia com uma guria mutante e possivelmente outra guria com fator de cura nos cabelos. São valquírias e ponto final.


Anna diz "ok se Maomé não vai pra montanha, a montanha vai a Maomé", e Kris responde "quem diabos é Maomé?" A guria então diz que eles podem ir pra origem da aurora polar, e que Kris, sendo o maluco que mora nas montanhas e fala com uma rena desde moleque, deve saber onde fica a origem das luzes. Kris responde que sim, é um ermitão que se barbeia e usa perfume da Oboticário, mas não sabe de onde vem as luzes mágicas, mas que conhece um povo mágico que talvez entenda de magia.



"ah não de novo não mano", reclama Sven.




E vamos direto pros trolls, que estão fazendo algum ritual comemorativo como se fossem Ewoks se tivessem tido contato com os Beatles.


E pra um povo mágico e antigo e sábio que manja dos hacks de realidade, eles aparentemente são incapazes de usar uma maldita gangorra. Imagina se eles fossem invadidos por uma nação inimiga e precisassem usar catapultas? Eles provavelmente iriam jogar no meio dos inimigos.

Bom, funcionou pros grotescos em Corcunda de Notre Dame, mas esse não é meu ponto.


Enfim, eles são informados por uma criança que Grand Pabbie não tá na vila e que foi pro norte. Anna, como é a moça fofolete e chocolatante, se anima.

Anna: "VAMOATRÁSDELEPORFAVORDIZQUESIMANDANÃOSEJAMAUKRISPORFAVORDIGASIMPORFAVORSIIIIIIIM?"
Kris: CALMAÊ MULHER, a gente tem que pensar nisso com ca-
Elsa: AS IRMÃS CORAGEM EMBARCAM NUMA AVENTURA!
Kris: Pera aí, dona rainha, a gente não pod-
Olaf: ENQUANTO CANTAMOS TODAS AS MÚSICAS DO FILME PRA ENCHER O SACO DOS PAIS QUE FORAM SOCIALMENTE OBRIGADOS A ASSISTIR ESSE ESPECIAL COM OS FILHOS
Kris: Ok, já que eu sou o único adulto responsável e com um diploma da Universidade de Homens da Montanha, eu acho que vou ser obrigado a levar e trazer vocês em segurança, senão o povo de Arendelle vai me assar num Wicker Man ou algo assim.

Eu tenho quase certeza que nesse mundo,
isso seria o equivalente a uma certidão de nascimento.
Mas divago.

Sven até reforça o certificado de Kris, o que faz Anna se perguntar se Kris e Sven sempre conversaram assim.
Como já sabemos, Anna é um pouco falha no quesito "conhecer o cara com quem ela quer casar".


Os trolls então consertam o trenó da trupe, e de alguma forma sobram 3 esmeraldas do caos, e Kris faz uma piada sobre partes extras em conjunto de Lego. O que eu devo ressaltar, eu não lembro de ter nada do tipo no meu Lego Technic, então eu suponho que seja algo do Lego Classic ou desses sets novos? Sei lá.




Enfim, a aventura prossegue com Olaf fazendo perguntas que o tornam mais próximo do Burro Falante do Shrek do que ele gostaria.



Anna fica importunando Elsa com planos pra aventura, como se alguém realmente planejasse e fizesse uma planilha do Excel com os horários certinhos pra aparecer desafios como monstros, múmias, e o Lasier Martins.
Ok, provavelmente o Baljeet de Phineas e Ferb, mas ele é o esteriótipo do nerd, ele pode.



Mas Elsa tá mais preocupada com a avalanche que persegue Anna após o trocadilho ruim de minutos atrás.
E Anna dando a Elsa liberdade pra cantar caso queira.

Porque é assim que esse mundo funciona, aparentemente. É uma paródia de paródia de redes sociais fazendo piada com Frozen sem entender exatamente como fazer a piada.

Classic.


Enquanto isso, Ênio e Beto são obrigados a pararem porcausa da avalanche, porque aparentemente avalanches e trenós são tão comuns quanto trens por aqui, necessitando ter um lugar específico pra parar.

Eu não vou discutir.



Elsa prepara seu kamehameha...

Ou hadouken...

Ou seja lá como isso se chama...

E cria um globo de neve pra proteger a galera!


Ao menos agora sabemos qual o parentesco dela com a boneca peituda de Knick-Knack.

E sim, faz sentido porque a Elsa aqui é uma boneca e Knick-Knack era sobre enfeites, que pela lógica de Toy Story, funcionam do mesmo jeito... Eu acho. A Betty é um enfeite de abajur, e tem vida. Knick-Knack e a mesma moça aparecem em Toy Story também.
E sim, o modelo dela foi mudado quando o curta foi relançado com Procurando Nemo. Algum dia eu conto essa história.


Mas Elsa não liga pra sua lógica infantil de um cenário de brincadeira, porque seus poderes começam a falhar! Oh! O desastre!



Todo mundo é então jogado pra uma direção diferente, e enquanto Elsa se questiona sobre a força de seus poderes, Olaf tá...
...fazendo um trocadilho.
...eu ri de canto de boca, vai.



Kris e Anna começam a reconstruir o trenó, mas Elsa tá preocupada com seus poderes. Afinal, eles são seu ganha-pão, como ela vai poder performar Let It Go sem soltar raspadinha pra criançada?




Kris, se mostrando muito prestativo, mostra como fazer uma fogueira usando madeira. Mas ele se esqueceu que essa madeira é feita de plástico. E são os braços do Olaf, que metem uma mãozada na fuça do maluco.



Mas Elsa não se preocupa com o frio porque...

...

Bom, vejam aí.


...

Sério chamaram aquelas página de Facebook com meme de Princesa Disney cujo público-alvo é 8 e 80? Não é 8 a 80, é 8 E 80, crianças e tias velhas que mandam mensagem de bom dia nos grupos de WhatsApp.

Ok, Elsa tem um lugar que é ideal pra eles passarem a noite e que tem uma vista maravilhosa.


...claro.

Dane-se que eles levaram sabe-de lá quanto tempo pra chegar aí, com neve pra atrasar, o tempo acabando rapidamente, e sendo uma maldita subida pro topo de uma montanha, fora que eles tão procurando ver as luzes da aurora polar, sabe-se lá onde ela vai aparecer e quando. Isso se aparecer esse dia ainda, é capaz que o diário esteja errado pra mais ou pra menos, o que colocaria todo o trabalho em vão.



Enfim, Elsa faz um escorrega de gelo pro caso de precisarem descer dali rápido...



...mas a rainha não contava com os efeitos da gravidade.

Oh well.


Anna então puxa um mapa e sugere que eles naveguem rio acima.

Kris ntão puxa o mapa de Anna e sugere que eles naveguem rio acima.

E Sven...


...

Porque isso não vai datar esse especial, de forma nenhuma...

A gente vai olhar isso daqui a 10 anos quando a Disney tiver lançando reboot do remake live action de Frozen e se perguntar "nossa que tempo zoado aquele que aquele pessoal histérico do Tumblr parecia que reinava no mundo né? E de alguma forma esse pessoal influenciou a indústria do entretenimento por algum tempo a ponto de termos essa fala específica que sequer faz sentido considerando o público-alvo" enquanto isso eu vou estar numa cadeira de rodas balbuciando "SEUS JOVENS INSOLENTES E INQUIETOS NO MEU TEMPO A GENTE RESOLVIA TUDO NUMA BATALHA DE BEIBLADE".
...
Prosseguindo.


Anna tem uma idéia que envolve os Snowgies, que aparentemente agora conseguem ressuscitar o Marshmallow. Que não tinha morrido no filme original, inclusive aparece numa cena pós-créditos. Então esse é outro Marshmallow? Porque não usar o Marshmallow que já existe?

Enfim, Marshmallow 2 junta os Snowgies em uma corrente e aterrissa o trenó suavemente no chão.


Considerando que cada Snowgie deve ter sido um espirro de Elsa, eu diria que o frio faz sim mal a ela.

Eu só queria poder mimar e fazer um chazinho de chocolate pra ela pra ela tomar enquanto eu faço cafuné nela...

...

que?


Olaf então comenta "então, agora é só nós dois. Que cê quer comer? Eu sei fazer waffles".

E Marshmallow responde fazendo o que todos nós quisemos fazer em algum momento.

Ele chuta Olaf pra baixo.

"This is ARENDEEEEEELLE!"

Isso foi mais catártico do que deveria.



O trenó se descontrola na descida e passa pela Montanha da Piada Interna, e após uma pequena pausa onde Olaf tenta fazer fogo...




...com resultados variáveis...




O grupo retoma a jornada, e Elsa continua tentando reaprender seus poderes.




...fazendo uma escultura... irônica?




"Anna, te vejo no RH. Hu-hah!"



Mas a trupe se vê em frente de um rio e uma geleira, e Kris diz que "homens da montanha não nadam; espero meu pagamento em cheque e balas de gelatina", e Elsa começa a se lamuriar que eles nunca vão conseguir passar da geleira pra ver as luzes.


Kris a conforta, orientando que eles tenham pensamento positivo, ao passo que Olaf responde "AEEEEEE NUNCA VAMOS CONSEGUIR!"

ESSE É O ESPÍRITO OLAF!

ACREDITE NO SEU POTENCIAL!

PRATIQUE BASQUETE DE AREIA

BEBA ÓLEO FLAMBADO

ARRANJE BRIGA COM FANDOM DE KPOP E O 4CHAN AO MESMO TEMPO

VOCÊ CONSEGUE




Elsa chega ao ponto máximo de tristeza e...

...

esses acordes de piano...

...oh não...



não não NÃO...


Os animais se achegam a Elsa porque...

...

ok isso é uma piada de que Frozen é o Rei Leão dessa Era?

...É? QUE




E assim, Elsa começa a...


...

Obrigado.
Até porque Let it Go não se encaixa aqui de MANEIRA NENHUMA e foi usado mais como uma piada recorrente forçada como as outras piadas recorrentes nesse especial.

Mas fez os animais se reunirem pra nada.


OLHA SÓ FEZ O COELHINHO CHORAR

ISSO É IMPERDOÁVEL

ELSA SUA... SUA... CORAÇÃO DE GELO!

...é o mesmo nível de piada desse desenho, não reclame comigo.


Kristoff então faz um hotel completo ABSOLUTAMENTE DO NADA, e Anna lembra a ele que "um palácio de gelo não ajudou a gente em nada, a gente precisa atravessar o rio".

Ok, se o Kris conseguiu cagar essas peças todas pra fazer um hotel mais rápido que o Sonic depois de tomar Coca-Cola de café, porque ele não aproveitou as peças pra FAZER UMA MALDITA PONTE?

Digo sim, a neve fofa provavelmente é o pior lugar pra se fazer uma ponte, mas com tanta peça deve dar pra fazer um bom alicerce.

E esse hotel foi construído basicamente pra fazer essa piada:




...eu juro, ele não tem mais NENHUM outro propósito além de ser uma piada que dura exatamente 0.25 segundo.
SO WORTH IT.




Anna é quem tem idéia boa, ao reconstruir o trenó em um barco e usar o Sven como motor pra atravessar o rio.



O que não ajuda muito que ao chegar do outro lado, tenha uma parede de gelo.



Kristoff começa a reclamar "AH PRONTO QUE MARAVILHA FIM DA LINHA DE NOVO EU NÃO SEI PORQUE EU CONTINUO ACEITANDO IR COM VOCÊS NESSAS AVENTURAS SÓ PORQUE EU TOU QUEIXANDO A ANNA E PRECISO FAZER MÉDIA COM A IRMÃ DELA QUE POR ACASO É A RAINHA MEU DEUS DO CÉU EU DEVIA TER FICADO EM CASA UPANDO MEU BONEQUINHO DE BARRO EU DUVIDO QUE TENHA UMA LOJA AQUI PER-"




Oaken: Yoo-hoo!
Kris: AH MAS PELO AMOR DO RAY CROC




E porque essa é basicamente uma das únicas características de Olaf, ele vai direto pra sauna do lugar, só pra sair pulando de queimado. E logo em seguida o gordinho com sotaque oferece seus produtos gelados, como sorvete, peixe no palito (????), cubos de gelo, e o coração daquela broaca que te rejeitou quando tu tava na segunda série.

Anna: Que tipo de imbecil repulsivo, retardado anatômico, desequilibrado quimicamente, iria aceitar comer coisa gelada nesse frio?



Olaf: EU EU EEEEEEEEEEU! Depois que minha bunda foi queimada na sauna, eu preciso de algo gelado pra me recompor
Elsa: O miserável é um gênio.
Oaken: Ya! Aprendi com Estêvão Trampos!

Olaf então aproveita seus sorvetes, o azul, o verde, e o amarelo.

Sim, o amarelo.

Sim, após isso ele imediatamente começa a lavar a boca.




WHEN YOU WISH UPON A STAAAAAR



Kris então tenta persuadir Oaken pra que ele abaixe os preços dos equipamentos de escalada, mas antes que a Elsa diga "seu cabeça de batata com maionese temperada, eu sou a maldita rainha e sou RYCAH", o lojista joga Kris no lago congelado.



E é CLARO que tem que ter uma piada de Star Wars aqui.


E eis que após uma longa subida...



VITÓRIA! FINALMENTE VEMOS A AURORA POLAR! HOORAAAAY!

Pera, cadê o Kris?




Ah é. Rena.




Elsa tenta ajudar com seu poder de gelo...
...que eu imagino que naturalmente não deva servir pra nada, já que ninguém pensou em fazer uma escada de gelo no paredão...


...como eu disse, não serve pra nada.
E eu tenho quase certeza que tinha uma piada com Mortimer num rascunho original.



Após mais uma série de piadas nível Todo Mundo em Pânico de Paródia™, Elsa decide não cantar Let it Go, porque seu futuro cunhado prestes a morrer de queda não é exatamente o melhor clima pra demonstrar suas habilidades vocais.




Kris acaba caindo e isso atrai a atenção de Ênio e Beto novamente, que imediatamente vão em resgate do maluco. Mas Sven se lembra que ele é basicamente o Yoshi da franquia e usa sua língua pra se prender no gelo.

O que não dura muito (provavelmente teria durado mais se Anna e Kris não ficassem gritando o nome um do outro sem motivo), e eles caem finalmente.




Mas espere! Uma corda apareceu!



Grand Pabbie! Aeeeeeee!

Não, eu não lembro o nome dele na dublagem, vá se lascar.


Enfim todo mundo ajuda a salvar Kris e Sven, e finalmente eles perguntam o que Pabbie tá fazendo ali.


Ele responde com "algo muito importante" e mostra uMA KRIPTONITA!

EU SABIA ERA TUDO UM PLANO DOS TROLLZ PRA ENFRAQUECER SUPERMAN E FORÇAR ELE A...

...

eu tinha uma piada aqui e perdi ela no meio do caminho.

...

Uh...

HUGHBEES!


Pabbie pergunta se eles trouxeram os outros cristais.


Oh sim, as tais peças extras que Krist mencionou. Eu faria uma piada com Sonic Heroes, mas lembremos que essa é uma propriedade Disney, logo só falta uma pedra pra que Malévola tenha a Manopla do Infinito e possa invadir outros mundos em busca da Lua em Forma de Coração.

Eu espero que esse seja um spoiler de KH3.


Na real as jóias são usadas pra repassar a aurora polar pro resto do reino a cada 500 anos, ou alguma coisa assim. E elsa tá tão feliz que ela pôde finalmente presenciar esse evento da natureza com sua irmã que faz mais uma piada referenciando o filme.


A luz chega a todos os personagens que já vimos antes, como o Marshmallow, Oaken, e até os policiais Ênio e Beto, que finalmente prenderam o meliante.



Mas eles se distraem com as luzinhas bonitas e...




...

QUE
Digo, sim, a Elsa tem poder de dar a vida ao gelo, mas o Mickey de Gelo nunca demonstrou vida, então... é um plot twist que funciona, tou impressionado.



Beto: SANTA MÃE DO GUARDA, ÊNIO! CÊ SÓ TINHA UM TRABALHO A FAZER
Ênio: Mas mas ele tava ali parado, como eu ia imaginar que uma estátua de gelo ia ser tão rápida?
Beto: CÊ NÃO LEMBRA DO EPISÓDIO DE HOJE DE KUNG FU COM DAVID CARRADINE? "SEMPRE ESPERE O INESPERADO"!
Ênio: Bom, quem sabe ele tenha resolvido dar uma volta pra...
Beto: ...pra que?
Ênio: ...esfriar a cabeça
Beto: ÊNIO EU JURO POR OZ



Tudo tá bem quando termina bem. Olaf acaba lembrando da forma que Anna chamava a aurora polar quando pirralha (o que eu acho que deveria fazer mais sentido ou ter alguma explicação, mas são 1:30 da manhã e eu tou sem saco pra divagar sobre isso) e Elsa tem pensamentos felizes e a magia do gelo volta ao normal.

Ou seja, pensamentos felizes foram a fonte da magia de Elsa, que pode ou não ter sido gerada pelo chá de flor mágica que a mãe da Rapunzel tomou, e talvez essa flor tenha alguma relação com o pozinho de fada de Peter Pan, que também usava pensamentos felizes pra usar sua magia!

RAPAZ!



Elsa aproveita seus poderes e faz móveis de gelo, porque nada mais grita "CONFORTO" do que móveis quadrados feitos gelo em um ambiente gelado. Deve ser a versão Disney de "o que é um peido pra quem já cagado".


E finalmente, após tanta expectativa...



Lá vem...




Ela se prepara...




E...




...

...
...
Yup.

A piada é que ela não vai cantar.

Ignorando que os Muppets fizeram a exata mesma piada 2 anos antes desse especial e com uma execução bem melhor...

...Esse especial é uma desgraça.


A animação é ótima, ao menos. Ela pega um pouco do clima do Lego Movie e passa a impressão de ser um stop motion. E tanto as texturas como a animação e renderização funcionam, eu lembro de um brevíssimo momento com o Marshmallow que ele se move fluidamente, mas só. O resto é uma animação divertida de ver.

Mas o roteiro é ultra saturado de piadas rasas, plots previsíveis e sem muita graça, e um final que sente tanto orgulho de si mesmo que não percebe que tá sendo um fracasso desastroso.

É o que é: uma propaganda pra linha de brinquedos da Lego.

E nesse ponto, funciona, assim que puder eu vou comprar uma Ariel dessa linha. Eu não achei a minifigure modelo clássica mesmo, serve essa.



Se quer um especial de Natal de Frozen, Olaf's Adventure é bem melhor e mais divertida de ver. Sim, a estréia foi um desastre, mas foi erro de gerência mesmo. O curta em si é daorinha e vale a pena ver se tiver passando no Disney Channel.

Principalmente porque NÃO É O FÁBIO PORCHAT DUBLANDO! HOORAAAAAY!


Esse post só foi possível graças à contribuição do João Carlos no Padrim. E sim, eu esqueci de botar esse trecho nos posts anteriores por falta de atenção, mas tem umas recompensas daorinha lá e tu pode contribuir com sugestões de conteúdo pro blog!

You May Also Like

0 comments