Jack Frost (1979)



De todos os personagens icônicos do Natal, talvez o mais esquecido seja Jack Frost. Jingle Bella também tem seu lugar no esquecimento das festas de fim de ano, mas isso é história pra outro dia.

Nos EUA, Jack é uma figura associada folcloricamente junto de Noel, e sem Jack provavelmente não haveria Natal. Ele é responsável por trazer o inverno, o gelo, o frio, e tem grande prazer nessa estação, se limitando a stalkear crianças brincando na neve, se aproveitando de sua invisibilidade em meio aos humanos. Mas não tem muitos filmes sobre ele.
Digo, tem A Origem dos Guardiões (não confundir com o filme de corujas) e Meu Papai é Noel 3, mas fora esses não consigo lembrar de outro.

E personagens com poder de gelo são automaticamente ligados ao Natal, é tipo uma lei. Disney tem Elsa, e Rankin-Bass tem Jack Frost.

"mas jack frost é personagem de domínio público", eu ouço você reclamar.

E sim. Sim, ele é. Mas hoje vamo ver o filme da Rankin-Bass sobre esse cara aí.



Eu sei que pelo menos
metade de vocês leram o nome dela errado.

"é aquele que o papai noel é todo tatuado e dublado pelo alec baldewin?"

ESSE É O ORIGEM DOS GUARDIÕES!
DA DREAM WORKS!
QUE EU CITEI NA ABERTURA!

DEMÊNCIA!

Rankin-Bass é um estúdio que já apareceu por aqui antes, tanto no Natal como fora dele. Ele é mais conhecido pelas animações temáticas de festas em stop motion, mas também fez coisas como Flight of Dragons, The King and I e Retorno do Rei.

Sim, AQUELE Retorno do Rei.


Ao contrário do que aconteceu em Meu Papai é Noel 3, aqui Jack Frost tá bem de boas com seu trabalho. O especial começa com uma marmota narradora dublada pelo Scuttle de Pequena Sereia. Sim, Scuttle, eu vi o filme em inglês e não consigo lembrar o nome dele na dublagem. Se eu lembrar que o Flounder é Linguado já é um esforço grande.

Enfim, continuando a mesma tradição de outros especiais da época, como Santa Claus is Coming to Town e Turkey Hollow (que na real meio que tira onda com clichê), a marmota conta sobre a origem do Dia da Marmota. Pra quem não sabe ou não lembra bem, o Dia da Marmota é um dia especial pós-Natal onde a previsão meteorológica se dá ao observar a primeira marmota a sair da toca. Se ela sair e ficar, o verão virá mais rápido. Se ela voltar pra toca, teremos mais 6 semanas de inverno.

Isso e alguma coisa relacionada a fazer Bill Murray pagar seus futuros pecados ao dublar Garfield.



Jack Frost vive muito feliz ao assoviar o inv-ah sim, eu quase ia esquecendo. Sim, eu esqueci de mencionar, mas em Turkey Hollow pra TV tem um narrador que aparece vez ou outra. É algum cantor ou algo assim. É meio irritante no começo, mas logo acostuma e dá até pra rir de canto de boca.

Eu devia editar isso no post lá mas é muito trabalhoso.

Jack Frost vive muito feliz ao assoviar o inverno pros humanos, mas ao descobrir que uma humana bonitinha é apaixonada por ele e pela sua obra, decide pedir ao Pai Inverno que o deixe ser humano por algum tempo pra tentar se achegar na guria. Pai Inverno aceita a proposta, desde que ele consiga o mínimo necessário pra ser humano até o fim do inverno: uma casa, um saco de ouro, um cavalo, e uma esposa.
Ou seja: vá jogar Red Dead Redemption 2 se quiser ser bem sucedido.

Ou Stardew Valley, sei lá. É parecido, só que tem menos matança e sufragetes.

E embora Jack goste de seu trabalho humano de alfaiate, o fato de viver numa vila comunista não ajuda, já que o tirano local governa a região com mão de ferro e é o único da região a ter um castelo, um cavalo e dinheiro suficiente.



E assim como o Príncipe João em Robin Hood, não entende o básico de economia, já que ter pilhas de dinheiro parado em um único lugar não vale nada, já que ele não tem com o que gastar. E aqui é ainda mais notório, já que ele explicita que mora sozinho e a única companhia dele é seu cavalo steampunk e um fantoche de lata. Tem um exército de robôs também, o que torna o lado fantasioso mais interessante.

Ou cria úlceras em quem tem muito tempo livre e tenta botar esse filme numa linha do tempo real, sei lá.

Enfim, Jack Frost quer ajudar a vila, já que se tornou apegado a eles e a guria bonitinha, que está a uma letra de realizar o terceiro shipping mais popular do tumblr. Ah sim, e os cidadãos criam o equivalente rural-fantasioso de bitcoin, ao criar moedas de gelo.

É sério.


Assim como outros especiais festivos do estúdio, esse não tem muito segredo, plost twists, ou grandes atuações e grandes efeitos. É uma história bem direta de conto de fadas com personagens cativantes e design de produção bem feito.

Jack é o típico "semideus/herói que quer ser um cara normal", que sempre nos faz perguntar "DESGRAÇADO TU TEM PODERZINHO TU SOLTA TEIA/CRIA GELO/ASSOVIA COM A BOCA CHEIA DE FAROFA TU DEVIA SER GRATO PELO TEU DOM" até que a gente lembra que é uma responsabilidade grande e que provavelmente não daríamos conta e que é melhor ser mais um na multidão. Jack só quer se casar com a guria porque ela despertou nele sentimentos que ele nunca tinha sentido antes, e queria ao menos tentar fazer funcionar, viver como humano, amar alguém, casar. É algo que todos nós podemos compreender e a partir daí já torcemos por Jack.


O que eu mais gostei desse especial é ver como a técnica do estúdio melhorou MUITO. Após quase uma década produzindo especiais stop-motion pra TV, o estúdio japonês responsável (que eu suponho ser o mesmo desde Rudolph, mas não consigo encontrar o nome do estúdio específico) conseguiu elevar o nível dos bonecos e detalhes de cena.O metal parece metal, tem ferrugens e brilha como deveria; os cenários são detalhados e cheios de vida, tudo é bem acabado e realista o suficiente pra uma animação.

Embora os movimentos continuem limitados pelo próprio estilo da técnica, há momentos que usam trucagens interessantes e que funcionam perfeitamente na cena, como fumaça saindo das narinas do cavalo mecânico. A atuação dos bonecos é significativamente melhor que dos curtas anteriores, mas ainda mantendo aquele aspecto low budget.

Só que é um low budget com mais orçamento, seja lá como isso funcione.


Jack Frost é um curta MUITO divertido. A história é interessante e identificável, os personagens são carismáticos, o vilão é cartunescamente maligno mas também é ameaçador, e a mitologia criada ao redor de Jack é interessante e coerente. Esse é um especial que eu gostaria de ver como um longa metragem, com tempo pra desenvolver personagens, temas, mitologias, além dessa base que temos, que por si só é interessante.

Talvez eu tenha gostado mais por tratar de um personagem relativamente desconhecido dessa época,  logo eu não sabia exatamente o que esperar. Ainda assim vale a pena ver.



Esse artigo foi feito com o apoio do padrinho João Carlos. Se quiser ajudar com o blog ou simplesmente não quer que nós morramos de fome, peste e miojo barato, considera contribuir com qualquer valor no Padrim

You May Also Like

1 comments

  1. Uau, achava que Jack Frost era só aquele boneco de neve de Shin Megami Tensei

    ResponderExcluir