Duck Tales: O Que Aconteceu com Della Duck?


Esse artigo era pra ter saído antes, mas eu ainda tou brigando com meu computador pra que ele fique mais de dois minutos ligado. Constantemente ele simplesmente se desliga, na hora que quer, do jeito que quer, ou simplesmente se transforma num robô assassino, a menos que a faca que eu sinto na minha garganta durante a noite seja meu Tsum Tsum da Alice.

Aanyway, esse artigo é minha homenagem ao Dia das Mães, mas ao mesmo tempo é um episódio da segunda temporada do reboot de Duck Tales. Se tu não viu a primeira temporada toda, veja porque é ESPETACULAR.

Eu tou cansado física, mental, emocional, e psicologicamente, então vamos logo com isso, sabe-se lá até quando essa sucata vai aguentar.




O episódio começa mostrando Della tendo problemas com a nave espacial, encarando uma tempestade com raios, trovões, e a Maldição de Mães Disney.


Sua comunicação começa a falhar, mas Della tá determinada a sobreviver, mesmo que isso a leve a ignorar os avisos do Tio Patinhas.

Como resultado, Della acaba aterrissando na Lua, e...




OH NÃO!



Bom, agora depende de como eles vão lidar com isso aqui. Digo, nos quadrinhos de Barks Donald e os meninos conseguiam respirar na lua na história Corrida Fórmula Lua, então talvez Della não tenha problemas aqui.


...ou ela pode usar um chiclete com oxigênio do Pardal, claro.



Mas esse é só o menor dos problemas, já que sua perna ficou presa em alguma peça da nave. Ela chuta o trambolho na vã esperança de se livrar, quando a foto que levara cai próximo a ela.


A foto então lhe dá forças pra seguir em frente, e se a classificação de idade permitisse, com certeza ela diria algo como "Shit just got serious."

Dois meses depois, vemos uma nova Della, sobrevivente e náufraga espacial.

"Náufraga" é o feminino de "náufrago" né? Enfim.


E olha ela aí! Dumbella Duck, com uma FREAKIN' PERNA MECÂNICA, o que automaticamente a torna tão badass quanto Tio Patinhas.

O velho sovina é um ser mais resistente do que metade dos heróis que conhecemos. Ao menos nas mãos de Barks e Rosa, que eu considero mais canon que os outros, e quem discordar pode enfiar a cabeça na terra e comer minhoca.

E esse episódio é tão especial que nem tem o tema de abertura, só vemos o título e ouvimos Della dizer "Eu tou voltando, meninos."

Especial!


Della então começa a gravar um vídeo-diário sobre sua situação, na esperança de que sua mensagem seja recebida na Terra. O que é interessante notar é como ela tenta levar tudo no bom humor, fazendo piadas sobre o sabor terrível do chiclete, ou sobre como a perna dela é "dazóra" e que talvez coloque um foguete, abridor de latas, um GameBoy e entrada USB pra poder usar aqueles controle pirata que vende pelo triplo do preço no Centro. Mas ao mesmo tempo, ela parece irritada consigo mesma e pede que a busquem, e então vemos que ela tá tentando conter sua frustração acumulada.

O que é bem realista, quando se tá numa situação dessas normalmente cê tenta fazer piada com o que puder pra poder superar a situação, mas eventualmente a raiva acumulada extravaza.

E então vemos que Della tentou de diversas maneiras tentar sair da Lua.



Eu poderia escrever uns dois parágrafos aqui sobre o tecido da realiade de um universo habitado por aves humanóides, mas eu acabei de escrever esse artigo sobre as auto-referências de Era Uma Vez e ainda teve esse outro artigo sobre o Universo Compartilhado Disney. Vou dar essa folga pra vocês.

Mas só hoje.

De fato, ela cantar a música é o mais normal dessa cena. Ela realmente tentou pular da Lua pra Terra da mesma forma que uma criança tenta alcançar a jarra de biscoitos no armário?


Della continua o vlog, mostrando que ainda tem a foto da família consigo, mas se lamenta por não poder ver seus filhos, que provavelmente já saíram dos ovos a essa altura.

Ela vai lá atrás, pega uma caneta e...


...

Prometi pra mim mesmo que não vou chorar de novo vendo esse episódio, ok? Ok.

Della pede que Donald vire o monitor pros meninos e promete que logo logo vai voltar pra casa, e até lá, vai mandar vídeo mensagens e eles nem vão saber que ela tá longe. De fato, Della menciona uma música sobre aventura, mas antes que ela cante sobre Babkak, Omar e Kassim, alguma coisa a interrompe!

Provavelmente o técnico da Vivo.


OLOCO


...definitivamente o técnico.


Nove meses depois, Della exibe uma belíssima cabeleira e uma cara aborrecida, já que nenhum sinal de retorno foi enviado. De fato, talvez ninguém na Terra tenha recebido sua mensagem, o que deve ser o equivalente a te ignorarem no WhatsApp, sem fazer questão nem de abrir sua conversa. Com a diferença que Della luta pela sua sobrevivência, mas detalhes.

E sério ela ficou bem melhor com o cabelão.
...sim, eu posso ou não estar apaixonado por uma pata 2D. Não seria a primeira vez.
...
...
Que foi?


Mas nada está perdido, porque Della encontra seu antigo manual dos Escoteiros Mirins! Que, como sabemos, é a maior fonte de informações do Universo e terceiro maior Deus Ex Machina da ficção.

Sério! É uma piada recorrente a essa altura, toda informação que se precisa, de maneiras de fritar um ovo sem usar ovo até a história dos Incas Venusianos pode ser encontrada no manual. Teve uma vez em uma das histórias de Don Rosa que isso não aconteceu, o que quase levou Huguinho Zezinho e Luisinho a se tornarem ateus de fedora no Reddit.

E Della segue o manual pra fazer sinais de socorro a fim de chamar atenção de naves espaciais que passem por lá.

Porque É CLARO que uma nave passaria casualmente por lá. No máximo um satélite, mas se for qualquer coisa como aconteceu em Phineas e Ferb, eu diria que ela tem poucas chances de sucesso.


Della faz seu sinal de S.O.S., o que me faz deduzir que o manual dos Escoteiros não tem nenhum curso de marketing digital.


Mas o técnico da Vivo aparece pra zoar todo o trabalho da Della, e provavelmente ainda vai cobrar a visita.

Sem os destroços, Della fica sem material suficiente pra fazer um textão reclamando mais ainda pra alguém que nunca vai ler a mensagem. De novo, falta um capítulo sobre marketing digital no manual. E então Della resolve fazer uma mensagem minimalista o suficiente pro Tio Patinhas reconhecer o sinal.


Finalmente, hein.



Um ano depois, Della faz um bolo de aniversário pros meninos, usando lama lunar e um sinalizador, o que demonstra que ela tá disposta a usar um dos poucos meios de chamar atenção de naves passantes pra homenagear os filhos.


Mas o técnico da Vivo não aprecia essa balbúrdia amorosa, e aparece pra reclamar da falta de docinhos na festa.



Mas não há tempo pra isso, pois uma nave orbita a órbita da Lua! Hooray!


Della tenta fazer um acordo com o técnico, oferecendo toda sua nave assim que sair da Lua em troca dele deixar o sinal de socorro dela intacto.



As negociações foram rápidas.


A luta na superfície da Lua impede a nave de ver qualquer sinal e vida e vai embora, deixando mais uma vez, uma triste e solitária Della. Mas ainda teimosa, prossegue tentando outro plano de fuga, dessa vez reconstruindo a sua nave seguindo o manual de instruções.


...Pardal virou meio babaca nessa versão, hein.
Bom, ele é rival direto do equivalente avicular de um CEO descolado de empresa tecnológica, então tá dentro do contexto.


Della não nega o sangue e resolve montar a nave na marra mesmo.
Aliás, que raio de manual indica como MONTAR o troço? Normalmente só ensina a usar e cuidar, não?
Digo, a menos que seja um set de Lego, mas ai são outros quinhentos.


Also, importante mencionar que durante essa montagem temos um remake da música da fase da Lua, mas mesmo sem saber disso, funciona perfeitamente. 10/10 melhores formas de usar peças nostálgicas em remakes.

OUVIU ISSO, DESCENDENTES? VÁ PRO INFERNO COM SUA VERSÃO DE RAP AUTOTUNEZADO DE BE OUR GUEST



AE DELLA!



...oh.


Bem, de volta à estaca zero.


Depois de seis anos de trabalho duro, finalmente ela consegue reconstruir sua nave, e finalmente ela vai poder voltar pra casa e rever sua família!



Exceto que a nave usa ouro como combustível.

...

O que é incrivelmente retardado da parte do Pardal. Tio Patinhas é um pão-duro miserável, ele provavelmente iria preferir usar lixo ou algo assim como combustível. Se bem que o Patinhas reaproveita até lápis usado da escola pública (não é piada), então... Sei lá.


Mas o fato é que qualquer um de nós ficaria desanimado, desgostoso com a vida, depressivo e com vontade de se matar engolindo Coca-Cola com Mentos, MAS NÃO ESSA MULHER, NÃO DELLA DUCK! Ela passa mais 4 anos procurando ouro na Lua...




...sem nenhum resultado.

Tudo que resta a ela é uma perna ciborgue daora, um chiclete com gosto horrível e...



...um dente de ouro.
...
DELLA DUCK TINHA UM DENTE DE OURO! AGORA ELA VAI PODER VOLTAR PRA TERRA E REVER SUA FAMÍLIA E FAZER CAFUNÉ E VIVER ALTAS AVENTURAS COM SEUS PIMPOLHOS E A PATRÍCIA! AEEEEEEEEEEEpera mas patos não tem dentes.

...
...wHAT?


Mais rápido do que cê possa abrir um livro de biologia, o técnico da Vivo aparece repentinamente e começa a devorar a nave de Della.



DELLA

KICK

!!!!


Mas não é suficiente pra parar o monstro, e a nave começa a cair na direção de Della. Pra piorar, aparentemente o técnico também tá atrás do dente de ouro de Della, o que os leva a uma perseguição, até que Della é salva por...


...uma alien de Marte Precisa de Mães, só que com um design bom e sem as gírias irritantes.



A agente espacial discute um pouco com Della, e o projeto de Cthulhu espacial aproveita a distração e leva a nave consigo. Della e os agentes espaciais da Lua discutem por um tempo até o chão ceder e todos se verem dentro do interior do planeta.

Sim, a Lua é um planeta, aparentemente.


Eles encontram o kleiton insecto (ou ele encontra os heróis, sei lá) e Della faz uma exposição de clichê sobre como elas se odeiam e no final do dia vão virar BFFs, isso enquanto consegue espantar o técnico usando um tiro bem dado em um dos olhos dele.

DELLA DUCK É UMA HEROÍNA MELHOR QUE CAPITÃ MARVEL E NADA VAI ME CONVENCER DO CONTRÁRIO


Enquanto os agentes lutam contra o monstro, Della vê sua nave sendo dissolvida em ácido, e finalmente quebra.

Com tantos anos aguentando as pancadas da vida tal qual Joseph Climber, a patinha não aguenta mais e tal qual todos nós em algum momento SE TRANSFORMA EM SUPER SAIA JEANS


E HÁ LUTA!


Mas a troca de chutes, socos, pontapés e mordidas é interrompida por um choro.


...oh. OH!

O aspirante a Citulhu espacial era uma mãe tentando alimentar o filhote, mas o mesmo rejeita o metal da nave por qualquer motivo. Della então empatiza com a criatura, agora sabendo que passaram todos esses anos na mesma situação, praticamente.


Ela então dá o dente de ouro pra alimentar o filhote, mas ele não pára de chorar.

Aliás, vejam aqui. 



...

D'AAAAAAAAW


Só então o filhote come o dente de ouro, e logo Della pega as armas dos agentes e dá pra mãe e o moleque comerem.

E assim eles vão, tendo feito as pazes com a pata mais corajosa da galáxia.


Os agentes, gratos por Della ter derrotado a fera, oferecem um novo lar a ela na Lua.


Em uma cidade FEITA DE OURO.

E agora Della vai poder voltar pra casa, mas sabe-se lá o que vai acontecer até lá.


E assim termina o episódio. Confesso que quando vi pela primeira vez eu quis dar uma chorada, mas o senso de aventura falou mais alto, embora ainda tenha muito valor emotivo. Eu senti como se tivesse lendo uma das histórias mais dramáticas de Don Rosa, com o senso de humor típico pra balancear os momentos mais tensos.

É um episódio espetacular e incrivelmente heartwarming. O drama de Della na Lua funciona muito bem sendo sério e trágico, ou cômico e cartunesco, além de FINALMENTE termos algo concreto sobre a mãe do trio de gêmeos.


O episódio toma uma certa inspiração na história Laços de Família, mas com um rumo totalmente diferente. É espetacular como os produtores do desenho conseguem trazer referências de quadrinhos conhecidos e obscuros e trabalhar no próprio universo novo.


Enfim, essa é a homenagem pro dia das mães desse ano. Agora já tem algo pra ver junto da mãe de vocês enquanto vocês dizem o quanto a amam, ou ao menos que tenham algo pra se lembrar e servir de exemplo do dever de uma boa mãe.
Tem também O Segredo de NIMH, por falar nisso.

***
  Esse post foi feito com o apoio do padrim João Carlos. Caso queira contribuir com doações pro blog, dá um pulo lá no Padrim, que cê vai poder dar pitaco nos artigos futuros, ler artigos assim que forem terminados, e mimos aleatórios na medida do possível.
Ou dá uma olhada nas camisas da loja, tem camisa com o símbolo do blog, designs exclusivos de Disney e Archie, e também aceito sugestões de ilustrações, aliás.

Também dê uma olhada nos livros originais do grupo SRT, que podem ser lidos usando o Kindle Unlimited, que é basicamente uma Netflix de e-books. Tu paga uma mensalidade e pode ler QUANTOS LIVROS QUISER, no kindle, tablet, celular e computador.
Clica na imagem e faz um teste de graça por 30 dias, na moral.


Ou se tu preferir filmes e séries, dá uma chance pra Amazon Prime, que não só tem um catálogo diferente da Netflix, como tem uma pancada de outros benefícios, tipo frete grátis, assinatura de revistas, brinde na Twitch, etc.

Inclusive o Prime Gaming dá jogo de graça todo mês, pra ficar na tua biblioteca mesmo. Vez ou outra aparece umas pérola tipo arcade da SNK, point and click da LucasArts e sei lá, o jogo de Dark Crystal, além dos pacotes pra uma PANCADA de jogo online.

Sério, faz o teste gratuito aí clicando na imagem abaixo, talvez tu encontre algo que não tenha na Netflix, ou Disney+, ou wathever que te interesse. Tem filmes clássicos também, tipo os da Pantera Cor-de-Rosa no MGM.
Se não gostar ou não quiser continuar com o(s) serviço(s), só cancelar a qualquer momento, sem besteira.


Cê também pode ajudar compartilhando os artigos do blog nas redes sociais, pros amigos que também possam gostar, etc. Manda pro teu amigo e termina a mensagem com "se tu não mandar pra mais 5 pessoas tu vai pegar cirrose no dedão do pé".

Se quiser dar uma doação random de qualquer valor sem compromisso ou assinatura, escaneia o algum dos códigos abaixo ou usa o botão do PayPal ali do lado. Qualquer valor já ajuda a manter o blog e impede que o Joshua morra de fome.


 

You May Also Like

1 comments

  1. man, gostei dessa nova serie dos Ducktales, eu vi seu outro post falando dela, mas vou comentar aqui mesmo. uma das coisas que gostei muita nessa nova serie foi que os personagens deixaram de ser tao limitados (tipo, o tio patinhas era o cara sovina que fazia qualquer estardalhaso pra nao gastar nem um centavo. a Patricia era a cute-girl, o proff pardal era o tipico inventor sem muita personalidade etc...agora ver o Tio Patinhas brigando com os seus conselheiros PORQUE ELES QUEREM QUE ELE ECONOMIZE eeee ELE ACHA QUE NAO DEVE!!!é tipo os roteiristas dizendo "o velho patinhas ficou no passado"...claro, muitas coias melhorarm ,mas outras decaíram (como pessoalmente acho que uma das características do Ducktales é eles viajando pra lugares bem inusitados tipo florestas, templos antigos...claro, tem isso na nova serie, porem em muitos eps eles so ficam na cidade ou fazendo vivendo confuoes tipicas de um desenho normal...mas no geral, gostei...o desgner é outro ponto forte...enfim, é bom
    PS: digitando no escuro, pouco temo...nao compre as hqs da serie nova, sao um LIXO!!!

    ResponderExcluir