O Natal do Pac-Man (Christmas Comes to Pac-Land)


Hey, lembram do Pac-Man?

ELE VOLTOU!

EM FORMA DE TAZOS!

...

Essa piada ficaria muito mais interessante num vídeo com aquela cena do episódio de Simpsons onde o Bart vende a alma pro Milhouse. Mas enfim, teve um tempo que Pac-Man teve um desenho na TV, produzido pela Hanna-Barbera, o mesmo estúdio de Cavalo de Fogo, Papai Sabe Nada, Feiticeira Faceira, Frankenstein Jr. e Os Cavaleiros da Arábia!

...

Ah, sim, e Scooby-Doo. Sabia que tava esquecendo de algo.


Como a maioria dos desenhos da época que se aproveitavam de uma propriedade já conhecida, Pac-Man era um desenho criminalmente boboca, mas que não conseguia esconder suas falhas com alta tecnologia e torcia pra que crianças que se entupiam de doce e cereal estivessem com o cérebro tão alterado pela alta taxa de glicose no sangue, que não notariam todas as falhas de roteiro.

Alguns desenhos da época ainda tinham um cuidado extra pra envelhecer melhor, outros nem tanto.

Pac-Man entra no segundo grupo.


O especial na real parece mais um episódio normal, só que... bom, com o tema de Natal. O que não é problema pra outras séries, com Archie e Seus Mistérios, De Volta pro Futuro, DuckTales, Full House e TURMADUPATETA. Mas lembremos que estamos nos anos 80 num desenho de baixo orçamento que provavelmente não tinha a mesma força de um Scooby-Doo ou Flintstones, até por usar personagens terceirizados.

Então, já dá pra imaginar o nível que enfrentaremos nesse episódio.



O especial começa com PacMan e Sra. Pac-Man fazendo fantasmas de neve no quintal, porque nada melhor que caçoar de seus inimigos em pleno Natal.
Se bem que pode ser resultado de não haver Natal em Paclândia, e seus habitantes terem outras tradições mais condizentes com o clima, como realizar o Expurgo.

Aliás, se tu se esforçar um pouco, dá pra entender o jogo original como se passando durante a Purge mesmo, sendo a única noite do ano onde todas as leis são ignoradas, inclusive as leis da natureza, o que permite que fantasmas adentrem nosso mundos e também cometam crimes, mas Pac-Man é o único que resiste à lei, mas a única forma de revidar é comendo umas manga brilhante e...
...
Essa piada tá morta desde o último parágrafo.
...
ENTENDERAM? MORTA? FANTASMAS? AHAHEAEHAEHAEHAHEAEHUAHAAUHE nunca mais boto ketchup no cereal.


Continuando, uma versão gigante do Pac-Man aparece devorando os fantasmas!

Oh não! A ironia!


...e era só o Pac-Baby.

Como raios ele conseguiu manipular um monte de neve como se fosse a boca do Sweetums usando um triciclo, eu não faço idéia.


Ignorando o potencial fantocheiro que está criando, Pac-Man e a Mrs. Pac-Man, que aqui é conhecida como Pepper, resolvem descer a montanha de trenó, porque nada mais parece tão seguro quanto descer de trenó na neve com um literal bebê no colo.

E eu acabei de descobrir que no Brasil, esse desenho tinha o nome de O Comilão.

Então, a partir de agora, chamarei Pac-Man de Angus. Ele sempre teve cara de escocês mesmo.
Sim, senhor, as grandes personalidades da Escócia! Ewan McGregor, Nikki Cross, Tio Patinhas e Pac-Man!

Sim, eu não dormi bem nos últimos 3 dias, porque pergunta?


Mas os fantasmas cujos nomes nunca me lembro começam a perseguir nossos heróis! E agora?


Ah sim, claro! As bolinhas maiores que se come pra poder comer fantasmas! Que aqui aparentemente são distribuídas e armazenadas em postes tal qual telefones públicos, o que me faz pensar que talvez o próprio governo desse mundo faça isso.
O que me faz levantar uma série de dúvidas quanto ao universo do jogo original, mas eu tou tentando manter minha sanidade.

Enfim, Angus abre a caixa pública com doces que tem poder suficiente pra causar uma hecatombe nuclear...


...que está vazia.

Bom saber que o serviço público não funciona em lugar nenhum mesmo.


Os fantasmas revelam que eles que roubaram as power pellets (quase duas da manhã, vou chamar assim mesmo ok), Angus manda um "ok a gente revida com bola de neve" e um dos fantasmas "a gente também sabe jogar bola de neve"


E aí ele joga as power pellets.

Eu falei que desenho dessa época tinha um senso de humor boboca.


E assim a família Pac come as power pellets e começam a comer os fantasmas, que tentam até dialogar que comer fantasmas é perigoso pra saúde.



Viu? Tá até na etiqueta deles.

Porque eles só foram argumentar isso AGORA é algo além da minha compreensão.


Ok, wathever, depois dessa rotina vemos que Papai Noel se perde por não ter dobrado a esquina em Albuquerque e acaba caindo em Pac-Land, e a sacola de presentes vai parar num lugar random.


Sem saber onde está, o velho é acolhido pelos habitantes do lugar, que o recebem com água morna nos pés e...


....

...

Eu ia fazer uma piada sobre a falta de calças do Noel, ms ele provavelmente só tá seguindo o costume local, onde os habitantes são clothing-free.

O velho Noel precisa ser diplomático, né. Especialmente porque ninguém na Pac-Lândia sabe o que é Natal, e lá vai o velho explicar o que é a festa, sem mencionar Jesus, é claro, porque a Hanna-Barbera não tinha a mesma ousadia que Charles Schulz.


Enquanto isso, na base dos fantasmas ELES SÃO ROUPAS.

....QUE?

Ok isso explica a etiqueta, mas então nesse universo os Pac-Mans comem literalmente roupas? Porque eles só podem comer roupas quando comem as power pellets? O que são power pellets? Como funciona a economia desse lugar? Qual a logística de ter roupas que não são comestíveis exceto se comer uma power pellet antes? Se o Angus comer uma power pellet ele pode comer, digamos, o casaco do Papai Noel? As próprias roupas? O que esse pessoal come no dia-a-dia? Os outros habitantes também tem esse poder ou só a família Pac?

...eu preciso de um cheeseburger...


Enfim, Angus sai pra procurar a sacola de presentes do Noel, mas os fantasmas encontram primeiro e começam a brincar com as paradas, inclusive com uma caixa escrita JOGO, o que eu devo imaginar que é o que Chris Rock jogava quando era moleque.


Enfim, os fantasmas perseguem Angus, que manda que seu cachorro salve os brinquedos, e após uma perseguição, os fantasmas... tiram uma vida dele...? Sei lá, eles se juntam em cima do Angus, ele fica fraco, e os fantasmas vão embora.

Não sei porque, talvez seja algo recorrente na série, mas nem a pau eu vou assistir isso tão cedo. O importante é que os brinquedos estão a salvo! Hooray!

Essa imagem fica mais engraçada
se ouvir isso e imagina a cena

Exceto Angus e o cachorro, que acabam caindo colina abaixo com os brinquedos, pondo em risco toda a missão e o Natal. VOCÊ TINHA UM TRABALHO, PAC-MAN!

E onde estará o velho Noel?


Ah sim, claro, recitando The Night Before Christmas pro bebê. Ou pode ser Baby Shark pra infernizar a vida de seus pais, sei lá.

...como eles se reproduzem, por falar nisso? Eu imagino que sejam as mesmas regras anatômicas de Sonic, e Looney Tunes, que é diferente de Mickey porque lá pelo menos eles usam roupas. Exceto os patos, mas os órgãos deles são internos e...
...enfim.


E AQUI ESTÁ ELE! O NOSSO LEÔNIDAS! Tão congelado que parece mais um pão de queijo cru com mofo.


Mas isso não é suficiente, porque embora o trenó esteja consertado e os presentes salvos, Noel está atrasado pra voltar pro nosso mundo e fazer as entregas. Tudo parece perdido, até que Angus sugere que Noel o siga sem fazer perguntas.

Claro, o que poderia dar errado?

"I come from C-I-N-C-I-N-N-A-T-ICincinnati!"

No caminho ainda encontram os fantasmas e blablabla Angus explica rapidamente o que é o Natal e eles choram e deixam ele em paz só por hoje.

E então descobrimos daonde vem as power pellets: árvores.


É, claro, porque não?

E o plano é usar elas pra fortalecer as renas pra que elas tenham poder e velocidade suficiente pra quebrar a barreira do som, ou da luz, ou do ar, ou da dimensão, ou da matrix, e assim voltar pro nosso mundo.


SUPER SAIYAN RENAS! AGORA VAI!


E assim Noel vai embora e se despede do povo-bolota!



NÃO TEM ANTES DEIXAR PRESENTES!

ATÉ PROS FANTASMAS!


HOORAAAY!

...Raio, que especial, mais xoxo.

Não tem nada de especial ou uma lição importante a ser aprendida, é basicamente um episódio comum da série só que com uma ligeira temática natalina, que não passa da superfície. Raio, quando Archie e Seus Mistérios fez um especial de Natal, pelo menos tinha um twist interessante e uma lição valorosa, aqui é literalmente o mínimo esforço.

TALVEZ valha a pena numa daquelas maratonas que o SBT e a Record costumavam fazer catando episódios natalinos de desenhos na geladeira, mas acho que valeria mais a pena jogar qualquer outra coisa no lugar.

É maçante, sem graça, e sem esforço, definitivamente um episódio a ser pulado.

Encerro com esse ângulo absolutamente cursed.



****

Esse post foi feito com o apoio dos padrinhos João Carlos e Cauã Alves. Caso queira contribuir com doações pro blog, dá um pulo lá no Padrim, que cê vai poder dar pitaco nos artigos futuros, ler artigos assim que forem terminados, e mimos aleatórios na medida do possível.

Ou dá uma olhada nas camisas, travesseiros, adesivos e outros produtos da loja, tem camisa com o símbolo do blog, designs exclusivos de Disney e Archie, etc. Also,aceito sugestões de ilustrações ou temas.

Se quiser dar uma doação random de qualquer valor sem compromisso ou assinatura, escaneia o código aí. Qualquer valor já ajuda a manter o blog e impede que o Joshua morra de fome.
Sério, já viu o preço do salmão? Pois é.





You May Also Like

0 comments