Full House - Arrest Ye Merry Gentleman


Ow, faz um favor pra mim. Olha o calendário aí. Qualquer um, do PC, celular, ou até aqueles que as farmácias dão de brinde.

Vai lá, eu espero.
...
...

E então? Sabe em que mês estamos?

Exatamente.



ÉNATALRAPAZIADAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

TOQUEM OS SINOS COMO SE FOSSEM O QUASÍMODO, QUE É HORA DE ESPALHAR ALEGRIA, AMOR, FELICIDADE, GENEROSIDADE E CHOCOTONE!

E seguindo a tradição, começaremos o período natalino com algo do Mickey. Já resenhei Aconteceu no Natal do Mickey, Aconteceu de Novo no Natal do Mickey, e O Natal Mágico do Mickey, Nevou na Casa do Mickey. Não são os únicos especiais natalinos com nosso camundongo do mal favorito, mas hoje eu vou trapacear um pouco senão eu acabo sem nada nos próximos anos, e se tem uma coisa que eu preciso é de estabilidade e tradições.
Veremos muito essa palavrinha hoje. Fica aí a dica se quiserem fazer um drinking game, sei lá.

Então, hoje começaremos com um episódio de Natal de Full House!

...COM MICKEY!

...Rooney.

...HOORAY!


O nome do episódio é Arrest Ye Merry Gentleman, e se você entendeu esse trocadilho, podemos ser amigos.


O episódio começa com Michelle se gabando de ter comprado o melhor presente de Natal pro seu pai, e DJ se impressiona em como raios a piveta juntou tanta grana pra comprar um presente em pleno Natal.

Considerando que ela é muito jovem pra fazer o lance "papai me dá 50 conto pra ir comprar refrigerante na esquina e eu fico com o troco", eu também tou impressionado.
...sim, eu fazia isso.


As irmãs fazem comentários sobre presentes feitos em casa, como um par de brincos e tapaués feitas de Sucrilhos, ao passo que Michelle responde com uma parafraseação do slogan do cereal.

Eu sinto falta dos anos 90. Não só pelas referências feitas na série, que já são tão antigas a ponto de soarem como lendas, mas era um tempo onde as meninas podiam usar penteados de Chitãozinho e Xororó e ainda parecerem adoráveis.


E aí está o presente de Michelle!...

...é uma gravata com um suporte pra copo.
...
...OKAY.



E vamos então pra abertura, esse modelo icônico de sitcom onde os personagens fazem poses descoladas na frente da câmera enquanto sorriem como se a vida deles dependesse disso.
...bom tecnicamente dependia né, era o ganha-pão deles.

Eu gosto desse tipo de coisa brega, é uma das essências do escapismo. Com certeza essa série ajudou muita gente com lar abusivo a ter uma válvula de escape com esses sorrisos uber exagerados e poses aleatórias no meio da rua sem motivo algum. 


Vemos a casa dos Tanner com as luzes de Natal enfeitando a fachada, e parece que esse ano eles decidiram ir com o estilo "abri o After Effects e fiz alguma coisa sei lá".


Becky chega em casa com mais sacola do que minha avó em dia de promoção no Bompreço, e já elogia o cheiro de comidas natalinas que provavelmente Danny preparou pra ceia.


Mas na real é um purificador de ar com cheiro de Natal.

NATAL EM LATA APENAS 29,90


Enfim, Becky começa a dissertar como ela ama o Natal e esse ar mágico que chega a ser palpável através das luzes, músicas, decorações, e tradições natalinas.


Tipo o Jesse e o Joey brigando, o que é normal em algumas famílias.
Eu gosto como a Becky tá incrivelmente plena nessa imagem, como se Jesse chegar em casa berrando insultos apropriados para todas as idades fosse um sinal de que hoje é terça-feira ou algo assim.


O motivo da discussão é que Joey arrastou Jesse pra pegar a roupa de Papai Noel na lavanderia junto de outros trocentos Papai Noéis. Em seu acesso de fúria e em busca de exagerar seus problemas, Jesse pergunta pra Becky se ela já foi espancada por 20 caras gordos e felizes.

A resposta dela?

...

Ou Becky estrelou uma versão alternativa de Um Herói de Brinquedo ou as tradições natalinas no interior são bem mais peculiares do que eu imaginava.

De qualquer jeito, eu mal posso esperar pra ver Um Herói de Brinquedo 3 com ela vestida de TurboGirl ou algo assim.


Abatido, irritado e frustrado, Jesse se pergunta onde raios foi parar o espírito do Natal e boa vontade entre os homens.

Provavelmente na piada-presente que Becky comprou pro Joey.


Michelle fica estupefata!


Danny parece não ter gostado também.


Sim, todo mundo zoa o presente de zuera que...

...pera, isso é uma tradição? Digo, eu sou familiar com o Amigo da Onça, mas... comprar um presente de zuera pra alguém? Eu nunca vi fazerem algo assim aqui. Eu lembro de uma tirinha de rage faces dum brony que ganhou uma Fluttershy como piada dos amigos e no final acabou sendo o presente favorito dele.

...

Vocês jovens também não sabem o que são rage faces, RAIO como eu me sinto idoso às vezes.


Enfim, Jesse mostra, vitorioso, o azevinho que Becky pediu, mas nesse momento ele descobre que gastou 7 dólar num cheiro-verde.

Todos nós somos enganados no Natal, eventualmente. Mais uma tradição.
Se não no Natal, em evento de otaku.
Até hoje eu não superei completamente meu Hitsugaya sem a espada... Ainda bem que só o boneco já é badass demais.


E falando em tradições, Michelle quer começar a queimar presentes que ela não gosta, mas é impedida por Jesse e sua incapacidade de compreender novas tradições natalinas.

RAIO, TIO JESSE! Se a menina quiser botar um iPhone Galaxy Jumbo Turbo3 no fogo porque ela queria o Turbo 4 ela tem todo o direito!


Nós obviamente vamos praquela rotina onde Michelle diz que Jesse achou o presente horrendo e ele "ah eu nunca diria isso" aí ela rasga e ele fica com cara de tacho blablabla.

Michelle então pede que Jesse a leve na loja pra ela trocar o presente. A sugestão de Jesse nessa situação é bem direta:


Pelo amor do raio, Jesse.

Aliás, eu gostaria de fazer um apelo. Eu sei que em data festiva tipo Natal, Carnaval, Páscoa, e o dia de Leif Erikson a gente se estressa com tudo, especialmente no trânsito e com gente contratada pra fazer comida ou algum serviço assim. Nessas horas, tente se lembrar porque você exige tanto nessas situações. Geralmente é pra agradar a alguém que você ama e quer que esse dia seja perfeito. Mas lembre-se também de que quase todo mundo tá na mesma situação que tu.

Tente ser mais compreensivo, tá todo mundo no mesmo barco.

Enfim, Michelle insiste, mas Jesse é adamântico: nada vai funcionar.


Exceto uma argumentação digna de Lisa Simpson nas primeiras temporadas.


Enquanto isso, DJ e Steph tentam ajudar Joey a vestir a roupa de Papai Noel, mas os gêmeos vêem a cena e acabam se assustando e traumatizados pelo resto da vida pelo bom velhinho.

Quem diria que Michelle teria uma ponta de razão?

E agora eu me toquei que eles reutilizaram o mesmo conceito do bebê ter medo de papai noel em Fuller House. Ao menos trabalharam de outra forma, ao invés de fazer as crianças enfrentarem seus medos (como veremos daqui a pouco), simplesmente tiraram os papais noéis da decoração da casa.

Huh. Faz você pensar sobre como a maneira que os pais dão educação a seus filhos mudou de lá pra cá.



Enfim, vamos pra loja de piadas...

...tem um termo pra isso por aqui? Eu acho que nunca vi uma loja só dessas coisas. Talvez aqueles quiosques de mágica que costumava ter no Iguatemi e no North Shopping, mas não sei se encaixa no mesmo ramo.


MICKEY ROONEY SENHORAS E SENHORES! UMA SALVA DE PALMAS!

Sim, senhor! Sempre é bom rever esse veterano carismático, que foi um grande amigo.
Grande amigo de Judy Garland. Os filmes onde ele interpretava Andy Hardy inclusive foram grande inspiração pra criação de Archie, e são verdadeiras cápsulas do tempo que valem a pena serem vistas. De fato, trarei um dos filmes no próximo artigo, então tenham paciência.

Also, vocês devem conhecer ele mais por um verso em Life's a Happy Song e ser um dos três velhinhos de Uma Noite no Museu, junto de Dick Van Dyke e o outro cara lá que eu só quero achar que é o Danny Glover, sei lá porque.


Ao ver Jesse pela janela, o velho Yule fecha a loja e que não liga pra emergências, mas Jesse se faz de doido e obriga o velho a abrir a porta pra que eles possam se escutar.

E sim, o nome real de Mickey Rooney é Joseph Yule, e Yule vem das comemorações de solstícios pagãos, mas originalmente é o nome de um tipo de árvore parecida com pinheiro.

E de repente o fato de um dos papéis mais conhecidos dele ser o Papai Noel em alguns dos filmes da Rankin/Bass faz mais sentido.


Enfim, Michelle quer trocar o presente idiota, o que ofende profundamente o velho, que como quase todo velho, ama suas quinquilharias inúteis. Michelle diz que não tem o recibo e Yule enxota os dois dali. Sem recibo, sem nada feito.



Jesse argumenta que o velho reconheceu Michelle e que ele poderia simplesmente trocar o presente ali no ato, sem frescura, sem problema, rápido como quem rouba.


Jesse então faz que nem o cara desse vídeo (só que menos destrutivo, porque é Natal etc) e tenta simplesmente trocar o presente por qualquer equivalente genérico.

Jesse então finaliza a troca na marra...


...e o velho fecha a grade.

IEEEEI


Agora que estamos todos presos na loja, Jesse tenta argumentar em como a situação poderia ter sido resolvida se o velho simplesmente tivesse boa vontade. De fato, isso é algo bastante comum no nosso dia-a-dia, tem situações que simplesmente não queremos resolver por puro ego, o que nos deixa incapazes de resolver qualquer situação de forma simples e pacífica.

Isso não acontece só no final do ano, aliás.

Jesse pede pra ao menos beber água, e essa é a resposta do velho:


Eu amo como esse maluco tem TANTA personalidade mesmo com uma certa idade. De fato, todos nessa cena são excelentes e tem uma dinâmica espetacular, é legal ver três gerações nessa situação.

E o que acontece quando Jesse toma água?



Sério, é legal demais.



De volta ao lar Tanner, Danny conta sobre como Noel vai invadir a casa enquanto todos estiverem dormindo, e ele sabe quando exatamente quem foi bom ou mau. Cê sabe, a letra daquela música tradicional.

...ou ao menos deveria saber. SEU SUÍNO SEM CULTURA!


Os meninos não recebem da melhor maneira.
Eu sei que não parece, mas eles estão com medo.
Eram bebês, eles pareciam tar se divertindo e isso que importava.


De volta à Casa Maluca do Scrooge (RAIO como eu queria ter inventado esse termo), Jesse continua a reclamar da situação enquanto...


...Michelle e Yule continuam a zoar Jesse com os brinquedos da loja. Nesse caso aí foi o Velho Truque da Nota no Chão Mas a Nota Estava Presa A Um Fio de Nylon Que É Puxado Pelo Zoador Perto do Zoado.


Jesse então ameaça explodir a porta com um cigarro explosivo (eu tenho quase certeza que a fabricação disso é proibida pelo INMETRO americano mas sei lá), e Yule o impede, noticiando que ligou pra polícia há 20 minutos dizendo que era um alarme falso.

Como raios ele fez isso numa época antes da popularização de mensagens por celular sendo que presumidamente ele não saiu da vista de Jesse e Michelle durante todo esse tempo, eu não sei, o que me leva a concluir que o botão de alarme também era uma piada.

Quem raios faz um botão de pânico de piada é outra questão.


Jesse então toca num ponto delicado quando menciona que é Véspera de Natal e ele não tá com a família dele em casa comendo chester e assistindo ao especial Xuxa e os Trapalhões Encontram Roberto Carlos.


Com um olhar compreensivo, Miguel Ronaldo deixa Jesse ir embora, porque ele sabe que nada é mais importante do que a tradição familiar de brigar ao som do Rei cantando "Ela Só Pensa em Beijar" com a Xuxa enquanto Renato Aragão aparece do nada vestido de elfo soprando um extintor de incêndio até o Roberto Carlos cair e mostrar a perna mecânica.

Durante muito tempo acharam que era uma mídia perdida, mas recentemente encontraram no acervo de Harvey Weinstein e se tornou um clássico instantâneo.

Difícil foi explicar a cópia de The Guy Game no cofre.


Michelle então argumenta que talvez o velho tenha prendido eles na loja e humilhado e torturado Jessie com brincadeiras baratas pra que ele tivesse alguém pra perturbar psicologicamente e não ficasse sozinho na Véspera de Natal.


Mas o velho retruca dizendo que tem grandes planos pra hoje! Sim senhor, ele vai comprar um Chester do tamanho de um trem, vai comemorar o Natal na casa do Stan Lee na companhia do Macaulei Cookin, Michael Jackson, Homer Simpson, Angelina Jolie, Julia Roberts, Catherine Zeta-Jones e Marieta Severo. Vão passar a noite cantando música de desenho japonês como o bando de otakus velhos que são.
...
E agora eu quero ver a Catherine Zeta-Jones cantando a abertura de Yatterwan.
NÃO, MELHOR! Catherine de Doronjo, Homer de Tonzra, e o Macaulei Cooking de Boyacky!
Se houver algum artista de DeviantArt me ouvindo, por favor, faça isso!


Jesse manda um "ISSO SEU VELHO RAZINZA RESMUNGÃO E CATARRENTO, VÁ INFERNIZAR A VIDA DA SUA FAMÍLIA"

Ao passo que o velho reponde com:



...

...

...

De repente o clima ficou pesado.

Agora, é impressionante como Mickey Rooney consegue mudar totalmente o clima do ambiente e da atuação dele, é uma performance sensacional. Não é uma transição de tom fácil de fazer, mas mesmo assim ele consegue fazer de uma maneira sutil e funcional.



O velho então explica que a família simplesmente esqueceu dele e se mudou pro Oregon, levando inclusive os netos dele, e desde então nunca mais fizeram contato.


Michelle tem pena do velhinho e sugere a Jesse que ele passe a Véspera de Natal com eles. Yule inicialmente rejeita, mas Jesse dá um discurso de como no fundo ele não é um velhinho ranzinza que quer ficar sozinho no Natal rodeado de brinquedos imbecis e vômito de borracha.


O velho só falta DAR NA CARA DE JESSE por ter falado mal de um GENUÍNO VÔMITO DE BORRACHA FEITO NO GRANDE E AMÁVEL ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA!

FORAM VÔMITOS DE BORRACHA COMO ESSE QUE ERGUERAM A NAÇÃO E TIRARAM O PAÍS DA CRISE DE 29! GOD BLESS AMERICA AND GOD BLESS RUBBER VOMITS!



Mas usando o Velho Truque De Usar A Criança Pra Chantagear Alguém A Fazer Alguma Coisa, Jesse usa michelle pra convencer o velho a passar o Natal com eles.


O velho aceita, mas não consegue conter a emoção de finalmente poder fazer algo que ele queria há muito tempo. Ele pede que esperem enquanto sai de cena e temos um momento adorável entre Jesse e Michelle.

Jesse então percebe que talvez não eram o pessoal ranzinza que ele encontrava que havia perdido o espírito natalino: era ele. Ele que tava irritadiço com tudo em seu caminho, e tudo que precisou foi fazer uma legítima boa ação a alguém que precisava pra retomar o espírito natalino.


E como eu falei lá em cima, é normal que isso aconteça. Queremos o melhor pros nossos parentes e convidados, amamos eles (geralmente) e queremos que eles tenham uma ótima experiência. Assim como todo mundo que encontramos na rua e geralmente isso que ocasiona os estresses.

E muitas vezes o problema não tá nos outros, tá na gente. Um gesto de gentileza pode ser de grande ajuda. Se não ajudar os outros, ao menos ajuda a quem fez o gesto.


Como Michelle que acaba de congratular o tio pela epifania, com o Velho Truque Do Aperto De Mão Que Dá Choque.

Cês lembram quando TODO MUNDO tava usando a caneta que dá choque?
Eu lembro. Nunca caí nessa. Enfim.


De volta ao lar Tanner, Becky e Danny continuam na Odisséia pra fazer os meninos gostarem do Papai Noel, lendo o clássico The Night Before Christmas.

Como estamos indo?


...progresso.



Danny sabe que pra ganhar alguém se ganha pelo bucho, e faz biscoitos noel.


Bom, agora temos dois mini-canibais em potencial. Bom trabalho, Daniel!


As meninas aparecem com o Comet de rena e um Papai Noel de pelúcia...


...e os meninos gostam! Hooray! Tudo está pronto! Curamos os meninos da fobia! Agora tudo depende de Joey pra que os gêmeos tenham um Natal inesquecí-


PELO AMOR DA MÃE DE OZ, JOEY!


E agora os meninos estão em greve! Protestando! Oh, e agora, quem poderá nos ajudar?


MAS É JESSE E MICHELLE COM O PAPAI NOEL DA RANKIN/BASS!

HOORAAY! O DIA ESTÁ SALVO! Então era ISSO que ele queria fazer há muito tempo! Que velhinho mais gente boa e caloroso!


E ele já começa distribuindo presentes pra todos! Não sem antes chamar o Joey de Pernalonga, porque essa piada foi entregue de bandeja pra ele, convenhamos.


Michelle então conta a seu pai que ela queria lhe dar o melhor presente possível, mas porcausa da pressa não deu tempo de embrulhar direito. Danny responde com:

...

HHHNG! SO WHOLESOME!


E ele ganha uma escova de dente elétrica decorada de bengala doce que toca Deck the Halls! Oooown.

...eu queria uma dessas.
É sério.


Mas as surpresas não acabaram, Jesse tem um presente pro senhor Yule.


Oh, sim, é hora.


OH! FINALMENTE!


E encerramos com todos cantando Deck the Halls e sorrindo e o tradicional cartão de Boas Festas da produção.

Sim, eu não tava zoando quando eu falei que eu literalmente chorei quando vi esse episódio, e eu tava fazendo alfajor na hora.

...que? NÃO, É CLARO QUE EU NÃO DEIXEI LÁGRIMA CAIR NOS DOCES! RAIO!

Enfim, eu gosto muito desse episódio, não só pelo Mickey Rooney, mas porque nós aprendemos duas coisas.



1-Presentes podem ser coisas simples, desde que mostrem que tu se importa ou simplesmente quer fazer alguém sorrir. Eu gosto de como Michelle e Jesse se esforçaram pra fazer algo bacana pro Danny, e Natal é basicamente isso, esforço por aqueles que tu ama mas também por desconhecidos. O que Jesse fez pelo velhinho é lindo demais, o que nos leva à segunda lição:

2-Às vezes o que a gente quer tá no nosso alcance. Às vezes é algo simples, algo que poderia ser resolvido. Eu sempre penso que MUITOS dos problemas de ansiedade que nossa geração tem hoje se deve à falta de capacidade de ser direto e lidar com emoções. Se o tiozinho da loja tivesse ligado pra família logo que eles se mudaram, talvez não tivesse passado tanto tempo sem contato com eles. É algo simples, mas que muitas vezes nós mesmos temos barreiras que nos impedem. Às vezes demoram a ser demolidas, e às vezes são simples mas achamos que é algo difícil demais pra nós. Por medo ou algo do tipo.

Então, se tem falta de alguém, liga, manda mensagem, pergunta como tá as coisas. Não deixe laços serem desfeitos, se tu sente que vale a pena, vai atrás, faz um esforço. Resolve conflitos olho no olho, ou o mais direto que puder. Pode doer ou cansar, mas faz parte do crescimento.


E é isso, garotada sangue bom. O NATAL COMEÇOU E ESSE ANO EU TOU MELOSO!

HARK!



****

Esse post foi feito com o apoio dos padrinhos João Carlos e Cauã Alves. Caso queira contribuir com doações pro blog, dá um pulo lá no Padrim, que cê vai poder dar pitaco nos artigos futuros, ler artigos assim que forem terminados, e mimos aleatórios na medida do possível.

Ou dá uma olhada nas camisas, travesseiros, adesivos e outros produtos da loja, tem camisa com o símbolo do blog, designs exclusivos de Disney e Archie, etc. Also,aceito sugestões de ilustrações ou temas.

Se quiser dar uma doação random de qualquer valor sem compromisso ou assinatura, escaneia o código aí. Qualquer valor já ajuda a manter o blog e impede que o Joshua morra de fome.
Sério, já viu o preço do salmão? Pois é.


You May Also Like

0 comments