De Volta pro Futuro - Um Natal de Dickens


Eu tenho que confessar uma coisa: quando eu era moleque eu nunca tinha visto De Volta pro Futuro. Ao contrário da facilidade de vocês jovens de hoje, na minha época filmes assim não passavam todo dia. Ou passavam mas eu estudava à tarde. Ou eu tinha coisas melhores pra fazer tipo zerar Asterix Mega Confusão pela quingésima vez.

De Volta pro Futuro, tal qual Star Wars ou Superman do Reeves, eram filmes especiais, que costumavam passar em ocasiões em que a família toda tava reunida, como Natal, Ano-Novo, Páscoa, e o Dia de Proteção às Capivaras Míopes.

Aliás, eu só vi a parte 2 e 3 antes de resenhar esse desenho. O filme original eu vi umas duas ou 3 vezes, mas nunca consegui pegar do começo.
Mas esse episódio eu tinha gravado em VHS, de algum momento que passou na Tv Globinho. Que vocês jovens também não devem se lembrar.

Meu Deus, eu tou ficando velho.

Então, vamos ver como se saiu esse episódio natalino de sci-fi.



Eu vi o episódio originalmente em inglês e ia resenhar ele assim, mas a qualidade de áudio era bem zoada e eu não entendia metade do que diziam. Exceto da metade do episódio pro fim, que eu tinha conseguido gravar na fita e lembro de ver constantemente, então ajudou a lembrar de algumas falas.
Eu só fui achar o episódio dublado depois e passei quase um ano pra escrever esse artigo, o que explica a diferença na qualidade dos prints e provavelmente da minha compreensão da história.

Sim, eu sou um incompetente mesmo.


O episódio começa com a abertura DUBLADA da música Back in Time, que mostra os personagens em duas épocas que vemos no filmes (2015 e o Velho Oeste) e os filhos de Doc Brown na Era dos Dinossauros.

E sim, a música é terrivelmente adaptada e cantada. É como se o cantor tivesse traduzido enquanto ouvia a música original, improvisando a letra após cheirar uma carrada de sal grosso.

E não, eu não sei porque raios o título tá em alemão.


Todo episódio começa com um segmento live action, porque sim. Aqui temos com Doc tentando consertar o DeLorean, e lembrando como era melhor no tempo que não exisita carros, mas então ele percebe que sem carros não existiria o DeLorean e ele não poderia viajar pra um período que não houvessem carros.

Parece que o Doutor esqueceu de tomar os remédios de novo.
Ou isso ou ele tá incorporando o Vovô Simpson de vez.

E sim, Dan Castellaneta dublou o Doutor nesse desenho, embora Christopher Lloyd tenha feito os segmentos live-action. Eu só queria apontar quem dublou o Doc mesmo.


Enfim, ele lembra dum dia quente, mas tão quente que as flores murchavam ao aproximar de uma câmera.
O que raios isso tem a ver com o carro, eu não lembro.


Ignorando a onda de calor que faria com que Sobral se parecesse com Nova York, o filho mais novo de Doc tenta roubar biscoitos da jarra de biscoitos do Albert Einstein comprada na Hot Topic.
Eu não lembro o nome do moleque, então só vou chamar ele de Davy Crockett.


Mas Doc o interrompe e rouba seu biscoito, com a desculpa que depois o moleque não ia jantar direito.

E logo em seguida ele come o biscoito.

Eu deveria me incomodar com a mensagem errada que ele como pai transmite, mas trocaram o dublador dele e isso soa muito errado. A voz dele no filme era uma voz grave, louca, e aqui ele tem voz de velhinho simpático, aguda. É meio estranho, especialmente no segmento live action.

Na minha memória a voz dele era diferente, mas era mais próxima do filme.


Doc agradece sua esposa Clara por trazer ameixas secas, mas a mulher o corrige, informando que são ameixas frescas, mas que tá tão calor que elas secaram.

Pera, é possível plantar ameixas secas direto?
Sei lá, ele é um cientista, deve ter feito algo assim.

Clara reclama das pegadas que o velho deixou no teto, mas é necessário pra Doc instalar um refrigerador mumbo jumbo camada de ozônio. Ou algo assim, eu não falo cientês.

O filho mais velho de Doc também reclama do calor, agora que sua experiência com ovos e galinhas foi arruinada. Mas temos coisas mais importantes pra nos preocupar...


Como Marty McFly não dublado por Manolo Rey e a invenção mais sem futuro do mundo desde o pau de selfie, que provavelmente deveria existir nessa época. Ou não, é uma timeline diferente da nossa, eu sei lá.

Enfim, ele assiste o mais novo filme da VideoBrinquedo, O Calango de Itu, em um holograma acoplado ao hoverboard.
Eu tenho certeza que o Inmetro não aprovaria, por bloquear a vista do piloto e por ser uma idéia incrivelmente imbecil.

Sério, QUAL A MALDITA NECESSIDADE de ver um filme enquanto se usa um SKATE QUE FLUTUA?

Um carro eu compreendo, longas viagens etc, mas quando tu usa um skate de qualquer tipo, tu tem que tar atento a tudo, fora que tu vai querer se sentir o próprio Toinho Gavião Para o Esqueitista Extremo. Nossa necessidade de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo é REALMENTE tão necessária a ponto de precisarmos ter entretenimento portátil em todo e qualquer momento? Já não bastam podcasts, audiolivros e o raio a quatro?

Aliás OUÇAM O KAPAN KOMENTA. Não tenho bons motivos pra te convencer a fazer isso, exceto que eu fico jogando idéias aleatórias sobre coisas muito específicas durante mais ou menos uma hora.

Enfim, é claro que essa invenção causa problemas.


E é claro, Marty quebra a porte de casa e derruba todo mundo dentro, que começam a brigar.


Clara diz que eles tão brigando sem motivo porcausa do calor infernal. Doc se abrilhanta, apontando que Clara deu o problema e a solução ao mesmo tempo. Que é algo que se perdeu na dublagem.

No original, Clara diz que tá "hot as the dickens". Dickens é o sobrenome do maluco que escreveu Uma Canção de Natal, e a expressão é usada pra algo exagerado.

O que dá a idéia pro Doc da família toda viajar pro Natal da época de Scrooge.

Não, eu não sei como adaptaria esse pedaço, se tiver alguma idéia, fique à vontade.


Enfim, todos eles viajam pra Inglaterra de 1800 e alguma coisa durante o Natal, onde vemos cantores de rua que vão passar um bom tempo conosco nesse episódio.


Por exemplo, eles já se perguntam que raio é esse negócio voando à vista de todo mundo na rua, coisa que era estritamente proibida pelo Doc nos filmes, já que qualquer conhecimento de terceiros sobre a máquina do tempo podia dar uma desgraça bliblo-blablidi-temporal grande.


O filho mais velho de Doc, Júlio, pede pra que ele possa guardar as chaves do carro. Vendo que seu pimpolho quer mais responsabilidade, Doc aceita, entregando as chaves penduradas no relógio de seu avô. O que poderia dar errado, né?

E agora eu me toquei que o filho mais velho é Júlio e o mais novo é Verne. Dane-se, continuarei a chamar o mais novo de Davy Crockett.

Enfim, Clara chama Doc pra apreciar a vista.


"Sim, tá uma beleza, parece o centro de São Paulo.", diz o doutor sem doutorado.


E Marty, esquecendo que tem namorada, já fica de olho numa guria bonitinha na rua.
MISERÁVEL! Só porque tua namorada não nasceu ainda não quer dizer que tu possa chif...
...ou pode?
...
São conflitos éticos que eu não esperava tirar desse desenho.


Enfim, a distração hormonal o leva a cair do telhado, provando que o carma já existia em 1800e guaraná de rolha.


A família para numa loja de brinquedos, onde Doc vê um Frankenstein que costumava ter quando moleque. O que por algum motivo me devia soar estranho, mas provavelmente era uma herança do tataratataratataravô ou Doc deu o brinquedo a si mesmo quando criança, vai saber.
Se eu pudesse eu faria o mesmo com boneco de Kamen Rider.


Enquanto todo mundo se distrai com os brinquedo da Loja do Senhor Toupeira, um moleque rouba as chaves do carro de Júlio. Como estavam sob sua responsabilidade, ele resolve não contar ao seu pai e ir atrás do ladrãozinho.
De novo, o que poderia dar errado?

Einstein late e Doc, junto de Marty, vão verificar o que aconteceu, deixando Clara sozinha na loja de brinquedos.
Mas graças às Leis da Conveniência Universal, logo após a saída da família Brown, aparece...


EBEFNEZER TANNEN!

COBRANDO PAGAMENTO DA HIPOTECA DO DONO DA LOJA!


"a pronto", diz Clara.

E eu adoraria dizer que o ator original do Biff dublou esse personagem, mas eu não achei nenhuma informação que confirme, nem no IMDB nem na Wikia de BTTF. Oh, bem.


Tannen leva o dono da loja preso, e após Clara dar um "chega pra lá" épico no maluco, ele manda levarem "essa vadia também".

OLOCO MANO CALMA CÊ PODE USAR ESSE PALAVREADO AQUI?

O último desenho que eu esperava usar "vadia" assim do nada seria... Bob Esponja, provavelmente, mas Back to the Future chega bem perto.
A primeira vez que eu vi fazerem isso foi em Superman Contra a Elite, mas esse era um filme pra um público mais velho. Enfim.


Enquanto isso, a caça ao ladrãozinho fica mais acirrada, com o moleque entrando em cada ruela que pode feito o CJ fugindo da polícia.

Os meninos Brown seguem o moleque até uma escadaria num prédio, e são surpreendidos por...

...
...

Esse cara é perfeito pra fazer uma piada, mas não consigo pensar em nenhuma. Daqui pro final eu penso.

Bom, ao menos agora eles vão explicar a situação toda e tudo vai ficar bem né?


...ok.

Esse cara que... parece uma versão irlandesa do Soturno? pretende acabar com os moleques, mas o ladrãozinho intervém e diz que talvez eles queiram ajudar nos negócios da casa.

Davy Crocket diz que a única coisa que já roubou na vida foi biscoitos.

Boa, Davy.


Doc e Marty se reencontram na loja de brinquedos, sem nenhuma pista dos meninos ou de Clara.

"Mas que raio," diz Doc, "estamos em Londres ou no Bom Jardim?"

Einstein o refuta e Doc vai EXPLICAR PRO CACHORRO COMO FUNCIONA SUA PIADA.

OK.

Pera um só momento PORQUE O CACHORRO TINHA LATIDO ANTES? Eu literalmente não lembro, eu comecei a escrever esse artigo ano passado e eu só quero terminar antes do café, ok?


Marty então aponta pro grupo de cantores de rua, que podem ter visto alguma coisa.
E eles relatam o que viram da melhor maneira possível.

Jingle bell, jingle bell
Foi pro beleléu
Não pagou a hipoteca
O dono tá na me-erda!

Moça bonita, laço de fita
Foi para a prisão
Depois que Tannen quis queixar
E levou um empurrã-ão!

O pivete retardado
Também tá lasca-do
Ele foi roubado
E ficou bem encrencado!


Cansado da cantoria, Marty diz pro maestro "mano onde a gente pode achar esse moleque? E SE TU ME RESPONDER CANTANDO EU JURO COMO EU ENFIO ESSA SANFONA TÃO FORTE NA TUA GARGANTA QUE TU SÓ VAI CONSEGUIR SE ALIMENTAR ATRAVÉS DE NESTON PELOS PRÓXIMO 5 ANOS"

Diante dessa ameaça, o maestro diz que ele tá sempre na taberna Rock-Shit.

Ao menos foi isso que eu ouvi. Sei lá, o diálogo nessa parte é tão quebrado que o doutor cita Tannen sem nem ao menos os cantores citarem o maluco por nome.
"Mas eles mencionam na música" EU INVENTEI ISSO NUMA TENTATIVA FRUSTRADA DE TORNAR ENGRAÇADO, JORGE. ME DEIXE EU SOU UM PÁRIA ENTRE MEUS SEMELHANTES EU PRECISO DESCONTAR EM ALGUMA COISA.

Doc então vai atrás dos meninos e manda Marty tentar salvar Clara, que está presa...


...na prisão só de inimigos da família Tannen, que deve se achar a Coréia do Norte pra ter tanto inimigo.
Ou o Shia Labeuf, mas sabemos que o Shia nunca vai vencer a Internet. Se bem que essa imagem parece ser uma representação bem fidedigna de como devem ser os Anões no 4Chan.
...se o 4Chan existisse em 1845, mas ainda assim, estamos na Europa, eles provavelmente violaram a Lei Anti-Meme.


Doc chega em outra taverna com um nome parecido porque não soube digitar direito no Waze. Como ele consegue ser o cientista que transformou ferro-velho numa máquina do tempo mas é quase analfabeto, eu não sei.


A taberna é basicamente habitada por um bando de durão puxa-briga, e nossa, eu amo e odeio o design de personagens desses figurantes. Amo porque são legitimamente bons e engraçados, e odeio porque não combinam em nada com o design dos outros personagens.


Olha o Doc ao lado do maluco de roxo aí, nada a ver, o Doc parece ter vindo de um desenho da Disney e esse grandalhão veio direto da Nickelodeon.
A menos que isso use como base de que o pessoal antigamente era BEM mais feio que hoje, sei lá.


Doc dá uma grana pro cara e pergunta pelo ladrã-NOSSA O DINHEIRO SIMPLESMENTE CRESCEU.
TANTO EM TAMANHO COMO EM NÚMERO.
Quem dirigiu esse desenho? Rebecca Sugar?


Soturno então leva os moleques pra ensinar eles a roubar no meio da multidão, e...

...peeeera um minuto.

...

ISSO É OLIVER TWIST! Outro romance de Dickens! Dois Dickens pelo preço de um, esse ano! Feliz Natal!


Enfim, o moleque Brown tenta roubar igual ao Twist, mas acaba com uma meia fedorenta.

...ele tirou do bolso de um indivíduo. Considerando que a piada provavelmente é que ele rasgou o bolso e tirou a meia da vítima sem que ninguém percebesse...

...


...e a meia que tava segurando as calças do sujeito...

...

Minha cabeça dói. Enfim. O cara lá começa a gritar e a trupe tem que fugir da polícia e de uma possível turba enfurecida.


Na prisão, McFly tenta convencer o porteiro que o Mágico de Oz perdoou Clara, mas ele claramente não cai nesse truque porque ele próprio é o Mágico de Oz, e informa nosso herói que o único que pode soltar Clara é Ebiffnezer Tannen, e o velho razinza não solta ninguém desde que o chão é chão.

Mas McFly tem uma idéia de como resolver o problema...


Enquanto isso, o Doutor tenta salvar seus filhos, se dizendo conhecido de um dos moleques.


"Nunca vi mais gordo.", disse o moleque.


E agora Doc tá preso junto dos moleques, podendo simplesmente ter chamado os filhos dele, mas nããããão.
Deve ter tirado o doutorado jogando Mario Kart.

Eles chamam ele de "coffer", seja lá o que isso significa. O sotaque deles é tão misturado e zoado que a essa altura eu tou literalmente contando a história quase que exclusivamente a partir dos visuais.

E sim eu perdi o arquivo dublado do desenho, só fui achar agora que tou revisando o artigo mas não vou tirar print de tudo de novo ok?


Tannen então se prepara pra dormir, quando ouve uma voz estranha chamando o seu nome. Ora essa, quem poderia ser? Um espírito? Assombração? Visagem? Chico Anysio?


ORA MAS É A DONA MORTE NUM SKATE VOADOR!

Não! É McFly se apresentando como o espírito do Natal!


"Passado, presente ou futuro?"


"Ééé... todos eles."


Antes que Ebefnezer faça mais perguntas, McFly o leva naquela rotina que todos nós conhecemos, enquanto recita o aviso de precaução de parques de diversão porque HUMOR.

E bom saber que o lance dos espíritos natalinos já era conhecido nessa época. Eu poderia tentar traçar um universo compartilhado entre os contos de Dickens, De Volta pro Futuro, e esse desenho (que é não-canônico em relação ao filme, vale ressaltar), mas não vale o esforço.
...
Ainda.


De volta ao pior orfanato desde o que abrigou Heinz Doofenshmirtz, os meninos Brown se questionam como o pai de Reg pode tratá-lo assim, ao passo que o moleque responde "eu lá sei quem é meu pai, ele saiu pra comprar cigarro durante um intervalo na corrida de cavalos e nunca mais vi ele, esse maluco que cuida de mim é tipo meu patrão" e os Brown "mas isso é ilegal" e ao que tudo indica, a cena fica por aí mesmo.


Enfim, McFly leva Tannen pra ver como a vida dos pobres é detestável e horrível, mostrando-lhe uma fábrica que eu presumo que seja dele.


Olhem as pobres crianças tendo que trabalhar numa MÁQUINA SEMI-STEAMPUNK GIGANTESCA QUE EU TENHO CERTEZA QUE NUNCA EXISTIU.

...eu me pergunto em qual timeline De Volta pro Futuro acontece, mas como eu mencionei, esse desenho acontece numa timeline paralela ao dos filmes, e quando cê tem mais de uma timeline em uma franquia que lida com viagem no tempo, você devia calar a boca e aceitar os fatos antes que teus neurônios fritem.


Ebefnezer parece se condoer com as crianças, mas na real ele se lembrou de um guri que devia 5 centavos a ele.
...
Quem raios precisa de 5 centavos emprestado e pra que? Não existia Big Big nesse tempo.


De volta à família Brown, os meninos fazem um acordo com o órfão: ele devolve as chaves e eles tiram ele dali.

...

Podiam ter feito isso antes, mas ok.


Ah sim, Doc tá dormindo tranquilamente amarrado ao teto feito aqueles moleques jogando CS naquela foto clássica. Achei relevante mencionar.

A trupe consegue então fugir e são perseguidos por Soturno Magro e o Bocão Caolho lá.


McFly então motra a Ebefnezer uma pobre família sem ter onde morar, e cujo jantar se resume a umas castanholas assadas. Certamente isso vai ser suficiente pra amolecer o coração do velho sovina.


MAS QUE RAIO, TANNEN!


Enquanto isso, Doc e seus fugitivos invadem uma casa com um plano em mente. Quando os malfeitores entram...


...Doc tá de cabeça pra baixo recitando aquela lei da física que a gente usa como desculpa pra dormir mais 5 minutos, joga um monte de barris de picles em cima deles...


...que convenientemente os prendem logo antes de aparecer dois policiais!

Nesse dia as energias das Leis da Conveniência Universal tavam fazendo hora extra.


Mas nada vai fazer Doc escapar de limpar o teto, ou ele vai levar uma vassourada nos fundos tão forte que vai passar a ser conhecido como Xiao Xiao.


De volta a Efbnenezizer, McFly desiste de tentar recriar Uma Canção de Natal, mencionando que até o ARNOLDO ESUASNEGA choraria vendo o que ele viu.


Mas sem querer ele derruba a parada que ele tava usando começo do episódio pra assistir...


...O CALANGO DE ITU!


Aproveitando que Tannen ficou com medo da extrema má-qualidade de mais uma obra da VideoBrinquedo, McFly diz que é assim que as pessoas más se transformam caso não se arrependam de seus maus caminhos. Efbneninzer então promete que vai ser bonzinho e libertar todo mundo preso e limpar seus nomes e passar a distribuir chaves da Steam pra todo mundo.


E TODO MUNDO É SOLTO! CLARA, A FAMÍLIA LÁ DA LOJA DE BRINQUEDOS, BEIRA-MAR, TORRESMINHO, BARRABÁS E MUITOS OUTROS!

Menos Tizil.
Tizil se lascou de novo.


E AÍ ESTÁ O NOSSO SCROOGE! DANÇANDO DE PIJAMA NO MEIO DA RUA COMO SE FOSSE UM MENDIGO BÊBADO!

FELIZ NATAL!


Tudo está bem, Doc terminou sua faxina, o órfão foi adotado pela família do Senhor Toupeira, todo mundo tá solto, e a taxa de crimes subiu 900%, mas pelo menos sabemos que não é culpa de Tizil.


Até que Tannen interrompe a festa na loja de brinquedos com um ganso que carrega uma expressão de "sim eu tou fazendo esse bico pra sustentar minha família ok"


Mas ele reconhece McFly como o espírito, e só então percebe que foi enganado. Mas sabemos que agora ele mudou e é um cara generoso e perdoador, né?


OH BEM!


Carma instantâneo.


E terminamos com a família desejando um feliz ano novo!


Ok, na real terminamos com um experimento com pêndulo usando Bill Nye The Science Guy, no tempo que ele ainda era respeitável e sensato.

É um desenho divertido no seu absurdo. Eu tou desde o ano passado trabalhando nesse artigo porque... É um desenho tão legitimamente divertido que chega a ser difícil fazer piada sobre ele.

Espero que apreciem o esforço que eu fiz nesse artigo. HÁ BRAÇOS!


****

Esse post foi feito com o apoio dos padrinhos João Carlos e Cauã Alves. Caso queira contribuir com doações pro blog, dá um pulo lá no Padrim, que cê vai poder dar pitaco nos artigos futuros, ler artigos assim que forem terminados, e mimos aleatórios na medida do possível.

Ou dá uma olhada nas camisas, travesseiros, adesivos e outros produtos da loja, tem camisa com o símbolo do blog, designs exclusivos de Disney e Archie, etc. Also,aceito sugestões de ilustrações ou temas.

Se quiser dar uma doação random de qualquer valor sem compromisso ou assinatura, escaneia o código aí. Qualquer valor já ajuda a manter o blog e impede que o Joshua morra de fome.
Sério, já viu o preço do salmão? Pois é.


You May Also Like

1 comments

  1. Bem os dubladores do desenho do De Volta Pro Futuro são os mesmos que dá primeira dublagem Paulista porque a dublagem Carioca do Rio De Janeiro foi feita depois nos anos 2000 já a primeira dublagem que tem o mesmo elenco que do desenho foi praticamente a primeira

    ResponderExcluir