As Novas Aventuras do Riquinho (Richie Rich Christmas Wish)


Quando eu era moleque eu vi MUITO o filme do Riquinho com MOCKOWLEN KAIOKEN, graças à maravilhosa tecnologia do VHS. Eu talvez não saiba ele decorado como Os Incríveis, Procurando Nemo, Shrek 2 ou O Auto da Compadecida, mas é um filme divertido de assistir vez ou outra.

E então um belo dia eu me peguei vendo As Novas Aventuras do Riquinho, que é um título tão imbecil e nada a ver que me dá náusea. Esse filme não tem nada a ver com o filme com o MOCKOPSON, e eu o julgava zoado por ter coisas como uma empregada-robô.

E aí o SBT começou a reprisar o desenho sessentista do Riquinho, e aí tudo fez mais sentido pra mim.

Avançamos pra 2019, e eu lembrei que o filme de Natal do Riquinho existe, bem como UMA SÉRIE DA NETFLIX COMO ASSIM?

...

Hoje Natal, depois, Netflix.



A história começa quando Riquinho se dá conta de que tem muitos afazeres durante o Natal, tais como fazer uma ação pública vestido de duende num trenó pro orfanato, fazer sala pro rico mimado Reggie, e procurar um presente de Natal pros seus pais que são tão ricos que emprestam dinheiro pro Presidente.
...essa piada não envelheceu bem.

E sério? É só isso que o Riquinho tem que fazer? Quem dera fosse tudo que EU tenho de fazer durante as festas de fim de ano.


Enfim, Reggie sabota o trenó e Riquinho acaba por destruir tudo à sua frente, bem como o veículo natalino e os presentes do orfanato e metade da cidade (isso soa como um especial de Natal ruim de Carros, né?). O moleque então vai se lamuriar no laboratório do professor Keenbean, enquanto deseja nunca ter nascido bem em frente da máquina de fazer desejos.

É um filme baseado em quadrinhos de comédia dos anos 60, a lógica de mundo tá intacta.

E então ele vai parar num mundo onde ele nunca nasceu, onde Reggie manda em toda a cidade e fez uma maracutaia legal pra ser legalmente adotado pelo casal Rico.
Sim, é o plot de A Felicidade Não Se Compra, muito bem! Merece um Biscoito Scooby!


O fato é que mesmo dentro desse contexto, o plot não faz sentido da forma que é apresentado. Riquinho deseja nunca ter nascido, o ideal é que a gente visse o mundo onde ele nunca nasceu e Riquinho simplesmente sumisse.
Ele não desejou "eu quero ver um mundo onde eu nunca nasci", que seria a mecânica de regras narrativas mais correta e que foi usado no filme original e nas boas adaptações que eu já vi desse conceito, como It's a Very Merry Muppet Christmas e um quadrinho dos Flintstones que tinha numa revista Recreio.

Mas se esse fosse o único problema, estaríamos em boas mãos. Todo o resto do diálogo do filme é tronxo desse nível pra baixo, nenhuma personalidade simpática é realmente construída ou tem um refino. Todos os personagens são clichês ambulantes sem nenhuma motivação clara, é tão vazio que... Eh.

Tudo é tão fabricado e corrido e baixo orçamento que é impossível sentir qualquer coisa pelos personagens ou pela história. Nem pra ter uma fotografia bonitinha de Natal ele presta, o que já o inutiliza como ruído ambiente durante a festa de Natal. E olha que eu lembro desse filme passando enquanto minha mãe fazia alguma decoração em E.V.A. ou algo assim.


E todos os atores sabem no que se meteram, nenhum deles se importa de estar ali e tu consegue sentir isso na atuação. Eles fazem o mínimo possível, recebem um cheque no final do mês e fica por isso mesmo.

Os únicos que parecem tentar fazer alguma coisa é a Michelle TRATOFEITO e o moleque que faz o Reggie. E ainda assim a Michelle parece atuar meio que a Tomomi Itano nos clipes do AKB48, "fazer um trabalho bem-feito que é pra eu ser dispensada logo pra ir pra casa e jogar Mario Kart". Reggie parece se divertir sendo o vilão, mas depois de um tempo ele parece cansar.

Aliás, é estranho como tem o Reggie de Riquinho e o Reggie de Archie, dois quadrinhos de comédia praticamente contemporâneos, e os dois personagens servem como o buly-amigo-prankster da turma. Huh.


A narrativa desse filme é uma desgraça, personagens conseguem mudar de opinião muito rápido, ou aparecem do nada sem muito contexto, ou a gente devia se importar mais com eles mas tivemos uma ou duas cenas juntos antes.

E existe uma versão estendida que só passou na TV, que vemos alguns detalhes tipo como Riquinho entrou na mansão do Reggie ou o final com Reggie sendo obrigado pelos pais a pedir desculpas a Riquinho. Mas a essa altura não é como se importasse tanto, mas na versão de home vídeo (que foi a que eu vi) nota-se que realmente falta alguma coisa.

A versão estendida só te daria uns minutos a mais de sofrimento enquanto tu balbucia "termina looogoooo por favooooooor eu tenho mais o que fazeeeeeerrrr, preciso meter a mãozada em crianças no Bullyyyyyyyy".
É simplesmente um roteiro inacabado, absolutamente ninguém na produção tava ligando pra esse filme, e tu consegue sentir essa falta de cuidado a um nível espiritual. Eu tenho quase certeza que foi usado como esquema de lavagem de dinheiro da Saban.


OH sim! Esse filme foi feito pela Harvey Comics e pela Saban! AQUELA mesma Saban de Guerreiros Místicos de Tir Na Nog, Lazer Tag Academy, o desenho do Alf, NASCAR Racers, e Tartarugas Ninja: The Next Mutation!

E Power Rangers, talvez cês conheçam, sei lá.

Mas essa história fica mais zoada e confusa ainda. Vamos conversar sobre direitos autorais e como perdê-los ou ganhá-los mesmo sem fazer absolutamente nada, depois dos comerciais.

*****

Ok eu confesso que eu não pretendia fazer um break de propaganda no meio do post, mas eu tava emulando tanto o estilo de escrita do RebelTaxi que saiu naturalmente. Então eu vou testar esse modelo nesse artigo, se vocês gostarem digam, se não digam também, enfim.

Então, o quadrinho do Riquinho foi publicado aqui no Brasil há pouco tempo, eu lembro de ver junto dos gibis da Luluzinha e do Bolinha. Ou posso só estar tendo uma memória falsa, mas eu lembro do gibi do Riquinho e do Diabinho cujo nome esqueci.
Tinha pra vender na Amazon as duas primeiras edições, mas aparentemente não tem mais. Só falta terem comprado com meu link depois que expirou o prazo.

Oh bem, tem Acertando as Contas com Papai no Amazon Prime através do Canal MGM, que eu resenhei aqui ó.

Fazendo o teste ou comprando pelos links aí cê vai tar ajudando o blog a crescer e a meu pinguim de pelúcia Joshua a não passar fome e frio. E nem precisa ser o gibi do Riquinho, acessa a Amazon pelo link aí e compra sei lá um fone de ouvido novo ou algo assim.

Eeeee de volta ao artigo.

*****

Então, vamos recapitular um pouco, sim?

Riquinho era uma série de comédia em quadrinhos mostrando as aventuras do garoto mais rico do mundo. Teve uns desenhos nos anos 60 que passavam junto de Scooby-Doo, e provavelmente por ter essa relação com a Hanna-Barbera, é que o live action de 94 foi distribuído e co-produzido pela Warner.

Em 96, a Fox Kids e a Saban basicamente se fundem porcausa de Power Rangers e blablabla, eles explicam melhor no Brinquedos Que Marcaram História (e se você não assiste essa série, DEVERIA). Em 2001 a Saban iria ser vendida pra Disney junto da Fox Kids/Fox Family, e os canais iriam ser renomeados pra Jetix e ABC Family, respectivamente.

Guardem essa informação, vai ser relevante daqui a pouco.

O Cadbury tá parecendo o Tommy Wiseau
em The Neighbours. Ou esse cara.

Anos depois, a Harvey Comics foi atrás da Saban pra fazer um especial de Natal. A Warner ainda distribuiu o filme na TV e em Home Video, junto da Saban International, mas só durou até 2002. Provavelmente até depois disso, porque deve ter algo a ver com reprise anual na Globo ou algo assim, sei lá como funciona esse lance de direito de exibição.

O importante é que em 2002 foi quando a Disney comprou a Fox Kids e Fox Family, e a Saban veio no pacote, junto com parte da biblioteca de proudções. O fato de ser um filme incrivelmente maçante e desprezível explica porque a Warner nunca fez questão de ficar com os direitos de distribuição.

E explica também porque esse filme tá atualmente NO DISNEY PLUS.

POIS É!!

Inclusive a imagem que abre esse artigo foi postada pelo próprio Twitter do Disney Plus.


A Saban Entertainment foi fechada pela Disney em 2002, mas os direitos persistem na Casa do Rato, ao menos de algumas coisas. É tipo o lance com a DiC, que fez uma joint-venture com a Disney durante um tempo, produzindo Archie's Weird Mysteries, os desenhos da Sabrina, To Riverdale and Back Again, etc.

E foi por bem pouco, porque em 2000 eles terminaram a joint-venture e a DiC seguiu carreira solo, até se fundir com a Cookie Jar (que fazia de Caillou a Johnny Test e Zobomafoo), e depois foi comprada pela DHX Media (hoje WildBrain), que produziu TANTA coisa que cê deve ter visto alguma coisa deles mesmo sem saber.

Kid vs. Kat, Yakkity Yak, Save-Ums, Ninjago Carmen Sandiego da Netflix, Angela Anaconda, Clube do Terror, co-produziu um desenho japonês de 52 episódios sobre o Mágico de Oz, o desenho novo do Mega Man, Academia de Titãs...
Sério, a biblioteca deles é uma parada assustadora de tão grande, se tiver curiosidade dá uma olhada que deve ter algo que tu viu em algum momento. 

"Ah não o Kapan começou a autistar
sobre História de corporação de novo."
Isso tudo pra eu perguntar: há alguma chance de termos Archie e Seus Mistérios, o desenho ou mesmo a sitcom da Sabrina no Disney+?

Eu diria que não. A Archie Comics hoje tá muito mais próxima da Netflix e da Warner, infelizmente, produzindo material de péssima qualidade como Riverdale, Sabrina e Katy Keene.

Eu não vi nem Sabrina e nem Katy Keene, mas a julgar pelo sucesso de Riverdale, eu imagino que eles sigam o mesmo esquema. Sabrina é baseado mais diretamente nos quadrinhos, mas só no reboot recente, que é maçante de tão chato. Então... é.

A DiC comprou de volta os programas que produziu junto com a Disney, então eu acho muito difícil eles fazerem algo juntos, especialmente com essa proximidade com os concorrentes diretos. E se algum dia teremos bons audiovisuais de Archie na Netflix? Difícil também, são coisas que não envelheceram tão bem, especialmente pro público-alvo de Riverdale, que parece ser incapaz de apreciar alguma obra de arte a menos que tenha sido criada há pelo menos 5 anos.

BANDO DE SACRIPANTAS INCULTOS! FILISTEUS INCIRCUNCISOS! EU CUSPO EM SUA DIREÇÃO E OS AMALDIÇÔO EM NOME DE JEFFREY KATZEMBERG!

...

Esse era pra ser um artigo sobre Riquinho e eu acabei divagando violentamente sobre detalhes de transações corporativas e Archie.

Isso deve dizer alguma coisa. O Natal do Riquinho (ou seja lá como se chame) é um saco e você deveria evitar o máximo possível. Não vale a pena o seu tempo. Vá rever o filme com o Macoooley Cooking que também não é lá essas coisas, mas com um conceito imbecil como Riquinho é o que dá pra fazer.

Also o Riquinho desse filme hoje ganha a vida dublando Riku e suas trocentas versões em Kingdom Hearts.
Sei lá, achei relevante mas não relevante o suficiente pra botar no resto do artigo.

Sério olha esse chroma key VAGABUNDO
Teu tempo vale mais que esse filme, na moral


****

Esse post foi feito com o apoio dos padrinhos João Carlos e Cauã Alves. Caso queira contribuir com doações pro blog, dá um pulo lá no Padrim, que cê vai poder dar pitaco nos artigos futuros, ler artigos assim que forem terminados, e mimos aleatórios na medida do possível.

Ou dá uma olhada nas camisas, travesseiros, adesivos e outros produtos da loja, tem camisa com o símbolo do blog, designs exclusivos de Disney e Archie, etc. Also,aceito sugestões de ilustrações ou temas.

Se quiser dar uma doação random de qualquer valor sem compromisso ou assinatura, escaneia o código aí. Qualquer valor já ajuda a manter o blog e impede que o Joshua morra de fome.
Sério, já viu o preço do salmão? Pois é.


You May Also Like

0 comments