Mr. Willowby's Christmas Tree - O Natal Musical de Caco e o Homem de Ferro


Robert Downey Jr. hoje é um dos caras mais ricos e conhecidos no mundo, graças ao papel como Homem de Ferro na Renascença Cinematográfica Marvel. É difícil imaginar que ele passou um tempo complicado, constantemente sendo preso por porte de armas, drogas, excesso de velocidade, ou tudo ao mesmo tempo.

O arco pessoal do ator é muito semelhante ao de Tony Stark, o que com certeza ajudou ele a entender melhor o personagem e performar de uma maneira próxima da perfeição.

...

Mas lembremos daquela vez que ele tava num especial com Muppets.

E sim, ele canta e dança.



A história do especial é narrada por Kermit, que nos conta sobre o Sr. Willowby, que é o cara mais empolgado com Natal que eu vejo desde aquele vídeo epiléptico do Nostalgia Critic. Mas a obsessão dele não é só com o Natal, é com a Árvore de Natal perfeita.

Olha essa foto de divulgação, onde tu pode ver os detalhes. Ele tem um broche de árvore de Natal e botões da camisa são de árvore de Natal.
Se essa não é a imagem de alguém que ama árvores de Natal, eu não sei o que é. Raios, dá até pra argumentar que ele é um otaku em busca da árvore de Natal perfeita. Sim senhor, quase um protagonista shonen!


Enfim, ele é hiper mega ultra empolgado com o Natal, e fica cantando e piruetando pela casa enquanto seu mordomo Leslie Nielsen tem que tirar os vasos do caminho do patrão pra que não se quebre. Enquanto isso, uma família de ratinhos tenta cortar a árvore perfeita pra botar em casa, mas a árvore é levada pra casa do Sr. Stark.

Sim eu vou chamar ele assim até o final do artigo, Willowby é um nome estranho demais pra digitar.


Mas a árvore é grande demais pra casa dele, que corta e manda que Leslie Nielsen leve pra empregada que mora no quarto de cima e tem pelo menos 5 sotaques misturados e tem como tradição acender tantas vela que faria qualquer bombeiro ter um papocamento neuronal.
Sim, esse é o termo médico, confiem em mim.
A árvore também é grande demais pra ela, que também corta o topo e o joga fora, e assim por diante  vai acontecendo com outras famílias até que os ratos tenham o tamanho ideal pra sua toca.

Sim, é uma história incrivelmente simplória e previsível, mas ao mesmo tempo eu gosto como ensina uma lição. Ao menos pra mim. Mas falemos disso depois, como fica a execução do especial?


Leslie Nielsen é engraçado com sua tradicional maneira de falar séria e sem emoção, mas é uma das coisas que o torna engraçado, ele ter que soltar frases ridículas e absurdas de uma forma séria e quase solene. A empregada (que fez Grease, sei lá porque é relevante mencionar isso) também é engraçada e tem uma química estranhamente divertida com Leslie.


RDJ é engraçado, mas mais porque ele parece não se sentir à vontade em nenhum momento do curta. Ele dá o melhor que pode, mas ele nunca parece estar 100% ali. Talvez esse tenha sido o projeto que o fez entrar nas drogas, ou talvez ele já estivesse sob efeito de alguma coisa durante as gravações.

...o que explicaria muito, na real.

Ainda assim ele consegue fazer o tipo açucaradamente simpático e gentil de maneira passável, mas por ser o RDJ acaba sendo uma performance mais divertida do que deveria.


Os fantoches são muito bons, mas é o mínimo que se espera da Jim Henson. O que realmente vale nota aqui são as trucagens pra esconder os fantoches, que variam de chroma key até técnicas teatrais criativas, além de alguns set-ups interessantes como o ninho das corujas.

O especial corta muito do livro original, mas se ele fosse adaptar mais literalmente acabaria com muito tempo e seria uma história maçante e repetitiva. As batidas narrativa aqui já são repetitivas, mas o roteiro e direção conseguem fazer algo divertido com cada momento, mas só o suficiente pra que o assistir não seja um sofrimento.


Eu... gostei do especial. Eu acho. Digo, é interessante, é parte da História Muppet e Jim Henson, foi uma das primeiras vezes que Steve Whitmire assumiu Kermit depois do falecimento de Jim, e tanto o público quanto Steve tavam se acostumando à performance do sapo agora. O que talvez explique porque ele foi tão sub-utilizado aqui, talvez Steve não estivesse tão seguro em si, ou eles tinham medo de o público estranhar a diferença na voz.

Ainda assim vale ver pela curiosidade de ter atores como RDJ e Leslie Nielsen numa produção natalina Muppetiana.


É um especial bonitinho pra ver com as crianças... se tivesse dublado. De fato, eu sequer achei legenda ou uma versão em boa qualidade disso, a Muppet Wiki só registra um DVD lançado em Portugal, mas no artigo tem a capa da versão em espanhol.

Inclusive, em Portugal os Muppets são os Marretas e Kermit é o Sapo Cocas (ou Coquinhas, como a Miss Piggy o chama), mesmo depois do soft reboot da Disney.
The more you know.


E eu realmente gosto da moral do especial, que não é exatamente esfregada na tua cara por ser mais uma fábula com interpretação semi-aberta, ao que me parece. Mas a idéia que eu peguei é de doar o que sobra em você pra quem precisa. Assim como (mesmo sem saber) cada um dos que puseram a mão na titular Árvore cortaram o que lhes sobrava e passaram a outro, podemos fazer o mesmo.

Se puder, doe alguma coisa que cê não usa mais, seja roupa, brinquedo, livro, gibi, ou comida pra quem precisa. Ou então, sua própria generosidade, seu conforto, seu amor, etc. Natal pode ser uma época difícil pra certas pessoas, e você pode fazer a diferença pra alguém esse ano e durante o ano inteiro.


É um especial bonitinho, mas não tem muita substância além das piadas que dá pra fazer. De fato, a melhor forma de ver isso é assistir no YouTube e depois ler os comentários do ToughPigs, que fizeram piadas mais engraçadas do que eu conseguiria fazer.


***
Não tem produto patrocinado hoje, vá atrás de doar pra alguma instituição, doar sangue, dê as batata frita pra um morador de rua, qualquer coisa assim.

VÁ LÁ E ESPALHE A GENEROSIDADE!

****

Esse post foi feito com o apoio dos padrinhos João Carlos e Cauã Alves. Caso queira contribuir com doações pro blog, dá um pulo lá no Padrim, que cê vai poder dar pitaco nos artigos futuros, ler artigos assim que forem terminados, e mimos aleatórios na medida do possível.

Ou dá uma olhada nas camisas, travesseiros, adesivos e outros produtos da loja, tem camisa com o símbolo do blog, designs exclusivos de Disney e Archie, etc. Also,aceito sugestões de ilustrações ou temas.

Se quiser dar uma doação random de qualquer valor sem compromisso ou assinatura, escaneia o código aí. Qualquer valor já ajuda a manter o blog e impede que o Joshua morra de fome.
Sério, já viu o preço do salmão? Pois é.



Cê também pode ajudar compartilhando os artigos do blog nas redes sociais, pros amigos que também possam gostar, etc. Manda pro teu amigo e termina a mensagem com "se tu não mandar pra mais 5 pessoas tu vai pegar cirrose no dedão do pé".

You May Also Like

0 comments